quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pistoleiro foragido preso em Rondon


Acusado rondava casa de juiz há alguns dias



 


Policiais militares, comandados pelo capitão Júlio César da Silva Saraiva, prenderam, na manhã desta quinta-feira 12, o acusado de ser pistoleiro, Wilson Costa Aguiar o Wilson Geladeira.
Ele é foragido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso de Americano em Belém, de onde fugiu no dia 28 de fevereiro no final do ano passado.
Ele foi prestar serviço de recuperação de uma central de ar, pois na verdade estava preso no Presídio Estadual de Americano (PEM III).
O acusado foi preso quando estava próximo ao Terminal Rodoviário de Rondon do Pará, onde próximo está localizada a casa do juiz daquela comarca, Gabriel Costa Ribeiro.
O juiz, no final do mês de abril deste ano, pronunciou outro acusado de ser pistoleiro, Tiago Bizarrias Andrade, que seria parceiro de Wilson Aguiar.
Wilson Geladeira foi preso no final do mês de junho do ano passado acusado de ter cometido vários crimes, em Rondon, Bom Jesus, São Geraldo e Marabá.
Ele, segundo a investigação do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) tinha como parceiro, Tiago Bizarrias Andrade e integrava uma rede de pistolagem na região.
O fato dele ter sido preso naquele município reforça uma antiga desconfiança da Polícia: a de que o acusado poderia estar se articulando para matar o juiz Gabriel Ribeiro.
A reportagem desse jornal, a propósito, tomou conhecimento recentemente que o acusado teria sido visto rondando a Comarca de Rondon onde o juiz mora num prédio anexo.
A prisão, segundo outra, fonte foi precedida de certa cautela a fim de evitar refrega, uma vez que o acusado poderia estar armado, o que não se confirmou.
Até o final da tarde de ontem ele estava sendo interrogado pelo delegado Rairton Carneiro, que tentava identificar se de fato o acusado pretendia matar o juiz.
Por telefone ele disse que não tem nada confirmado a respeito dessa possibilidade, mas não descarta essa hipótese, tendo em vista que o acusado teria sido visto várias vezes rondando a casa do juiz.
Uma equipe do NIP ficou de se deslocar para Rondon do Pará a fim de auxiliar no interrogatório. Wilson Geladeira é considerado um arquivo vivo, tendo em vista que é apontado em vários crimes de pistolagem.
A reportagem não conseguiu levantar qual o teor das declarações do acusado, que em princípio disse que estava em Rondon visitando alguns parentes, entretanto a alegação dele pode ser um álibi. Após ser ouvido ele deve ser transferido para um presídio em Belém.
Wilson Aguiar e Júlio Bento da Silva, acusados de pistolagem

Ambos são apontados de integrar uma rede de pistolagem



quarta-feira, 11 de maio de 2011


Buscando o melhor ângulo




Quando sentamos numa confortável poltrona, sofá, ou até mesmo na cama, assistindo a um programa televisivo e vemos imagens bonitas não temos idéia de como elas foram capturadas.

Seguramente dá um trabalho danado aos cinegrafistas. Em Marabá, flagrei o companheiro cearense, Felipe Almeida se desdobrando para mostrar o melhor ângulo de uma matéria acerca da prisão de seis acusados de arrombar o paiol do Exército Brasileiro como mostra a foto.

Felipe Almeida; presente nos principais fatos do sul e sudeste do Pará



Juiz acaba com ‘negócio de família’



 Contrato de compra de combustível beneficiaria indeiretamente secretária de saúde de Rondon


O juiz de Rondon do Pará, Gabriel Costa Ribeiro, acatou mandado de segurança impetrado pela empresa Posto e Hotel São Francisco, que alegou nulidade num processo de licitação para compra de combustíveis, lubrificantes e filtros no valor de R$ 312.302,32 PARA à Secretaria de Saúde.
Na sentença prolatada na última terça-feira o magistrado classificou de “negócio de família” o contrato administrativo firmado entre o posto vencedor e secretaria municipal de saúde, após autorização da prefeita de Rondon do Pará, Shirley Cristina de Barros Malcher.
A empresa ganhadora da licitação, JE Auto Posto pertence à famlia da secretária de saúde Ângela Sicília, sendo que o administrador do posto, que assina os cheques em nome da empresa, é Ênio Jouguet Barbosa, que por sua vez é marido da secretária de Saúde e esta também é secretária de administração e finanças interina.
Consta na petição que Ênio Barbosa teria simulado a transferência de suas cotas na empresa para a irmã dele, Milena Jouguet dos Santos, 22, enquanto Justiniano Jouguet teria transferido as cotas para a esposa dele, Caroline Aguiar Dias Jouguet.
Ainda segundo a inicial, Caroline Jouguet e Milena Jouguet teriam, em Abel Figueiredo, feito procuração pública com dados falsos para ser utilizada em outra licitação do município, também para aquisição de combustíveis, lubrificantes e filtros envolvendo valores milionários.
Tal procuração foi registrada, no dia 7 de fevereiro de 2011, pelo Cartório Notarial e de Registros – Tabelionato Mendes Pessoa, único de Abel Figueiredo, Folha 137 do Livro 03.
Após uma série de citações e jurisprudências, o juiz acatou os argumentos da empresa Hotel e Posto São Francisco tendo por base o princípio da moralidade e impessoalidade, declarando nula a licitação por violar princípios constitucionais, dentre eles o da moralidade e impessoalidade, nos termos do art. 37, caput, da constituição federal de 1988.
“Atos lícitos da vida empresarial privada – como o lucro para si próprio ou para membros ou empresas familiares – tornam-se manifestamente ilícitos quando se está diante da administração pública, uma vez que nesta seara não se aplicam valores do enriquecimento próprio ou familiar”, afirmou o juiz.
Além de anular decisão da prefeita municipal que autorizou a contratação ao homologar o resultado final da licitação 0011/2011, a justiça anulou o próprio contrato firmado pela secretária, por ilegalidade, afirmando: “todos os envolvidos tinham e têm conhecimento do vínculo existente entre Shirley Cristina de Barros Malcher, Secretária Municipal de Saúde Ângela Rezende Sicília e seu marido Ênio Jouguet Barbosa, bem como do envolvimento dos dois últimos com a empresa J.E. Auto Posto LTDA.
O magistrado acrescenta ainda que por se tratar de provável verba federal, deve ser enviada cópia do processo para a Polícia Federal de Marabá e Ministério Público Federal a fim de ser melhor investigado o caso

terça-feira, 10 de maio de 2011

Munição daria para trocar tiros uma hora



A munição furtada do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º) em Marabá, no último dia 29 de abril, daria para abastecer pelo menos vinte  fuzis de calibre 7.62 e seguramente, duraria cerca de uma hora numa eventual refrega com a Polícia.

A conclusão superficial é de um policial civil que integrou as investigações do furto em Marabá. Deste quartel foram furtados exatos 1.740 munições e diversos outros objetos. Ver Box.

Neste furto teve a participação direta dos soldados: Khiriney Cabral Alccaihuaman, Antonio Nascimento Barros e Francisco da Silva Mendes, que teriam facilitado a entrada do ex-soldado Fernando Marinho Sousa ao paiol onde a munição e apetrechos militares ficam guardados. Neste caso, dez pessoas foram presas, com participação direta e indireta.

Os civis presos são: Entre os presos estão José Roosevelt Araújo Carvalho, Weslei Rabelo Castelo Branco (22), Júlio César Silva (o Bodão, de 36 anos), Claudson Pereira de Sousa (25), além de Fernando Marinho de Sousa (21) e Rafael Silva Carneiro, estes dois últimos ex-militares do

Todos foram autuados pelo delegado Francisco Bismarck Borges Filho, por furto qualificado, formação de bando, ou quadrilha, porte de munição de uso proibido além de corrupção de menor, tendo em vista que uma adolescente de 17 anos havia sido cooptada pelo bando.

Os civis estão custodiados no Centro de Recuperação de Marabá (CRM), enquanto os três militares estão presos no quartel do 52º BIS e são submetidos a Inquérito Policial Militar (IPM) e ao final podem ser expulsos.

O furto revelou o quanto o paiol, apesar de ser um local, que presumivelmente seria seguro, acabou violado e furtado.

O episódio também ensejou uma convocação de uma entrevista coletiva por parte do general Humberto Francisco Madeira Mascarenhas, que ventilou a possibilidade de instalar equipamentos eletrônicos de monitoração no paiol.

Objetos apreendidos


1.740 Munições de 7.62
Quatro coldres
Sete cintos
Dois capuz
Doze calças camufladas
Doze bermudas camufladas
Duas mochilas
Oito camisas
Quatro gandolas
Sete boinas
Dois pares de meias
Quatro pares de coturnos
Um colete à prova de balas
Uma rede camuflada
Um kit de sobrevivência
Uma tesoura de corte (alicate)
Um projétil de calibre 32
Quatro celulares
Um celta, placa gol NSJ-5442
Um gol, placa GML-3749





PPS discute moralização na política



 


Durante o 37º encontro do Partido Popular Socialista (PPS), realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Marabá, neste final se semana, orbitou o centro das discussões a moralização na política. 

Presente ao evento o deputado federal Arnaldo Jordy, eleito o terceiro mais votado do estado do Pará com 201.171 votos, o deputado estadual reeleito João Salame Neto, e diversos correligionários das regiões sul e sudeste do Pará. Neste evento filiaram-se pelo menos 30 novos membros.

“Estamos preparados para a batalha, não devemos nada pra ninguém e somos ficha limpa”, comentou João Salame lembrando que há várias lideranças capazes de disputar as próximas eleições municipais.

As declarações do deputado aconteceram logo após fazer um arrazoado sobre a atual política pela qual a Assembléia Legislativa vive atualmente envolta em escândalo de desvio de recurso.

“Não temos o que temer, assinamos a CPI da Alepa, porque entendemos que as coisas têm de ser transparentes, e detalhe essa foi uma orientação do nosso partido, que é decente e que não compactua com tais desmandos”, sentencia.

Por sua vez, Jordy comentou diversos escândalos na política recentemente, desde o chamado “mensalão”, “cuecão” e “sanguessuguas” e mais recentemente o provável desvio de recurso público da Alepa.

“A situação está tão esculhambada que o cidadão teme em se filiar, mas o nosso partido prega e acredita na moralidade, na decência, na honestidade que são pilares essenciais para que possamos um dia desfrutar de uma sociedade mais justa e igualitária”, lembrou.

Comentou ainda que houve, “lamentavelmente a política, aos poucos, se transforma num balcão de negócios o que afugenta políticos e pessoas sérias, a permanecer isto é o fim, senão vulnerabiliza o estado democrático”, acentua.

Jordy aparece em todas as intenções de voto para prefeito de Belém em torno de 30% dos votos, o que considerou uma boa perspectiva.

“Para nós é importante termos a consciência e capacidade de aglutinar, para que possamos pregar as nossas idéias e convencer as pessoas que somos decentes”, conclui agradecendo a todos os correligionários.




Novos filiados comparecem em massa a encontro do PPS
Jordy com boas perspectivas de ser eleito prefeito de Marabá  
Genival Diniz; de Eldorado do Carajás, um dos novos filiados
Marilda Natal, de Canaã dos Carajás, ladeada pelo Salame e Jordy

Trem da Vale mata idoso em Marabá

 


Manhã de segunda-feira (9) o idoso Joaquim Pereira Silva, 70 anos, morreu ao tentar cruzar a Estrada de Ferro Carajás (EFC), à altura do Quilômetro 729, trecho que dá acesso ao bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por Invasão da Coca-Cola.

A vítima seguia em direção à BR-155, de onde pegaria uma condução e iria até uma pequena propriedade dele, no município de São Domingos do Araguaia.

A esposa da vítima, Maria de Jesus Silva comentou que ele tinha problemas de audição e visão e podem ter contribuído para que não visse e nem ouvisse a buzina do trem.

O corpo da vítima foi arrastado por alguns metros e boa parte dos órgãos foi arrancado, inclusive a perna direita foi arrancada e boa parte da cabeça foi dilacerada.

Viaduto - Mas independentemente das deficiências do idoso, voz corrente entre os moradores da invasão da Coca-cola, que está mais do que na hora da Vale implementar medidas que visam ampliar a segurança dos transeuntes.

Uma destas medidas seria a construção de um viaduto para permitir a passagem de trem e de pessoas ao mesmo tempo, sem que na haja risco para a segurança.

Outra medida, segundo o presidente da Associação dos Moradores, João Paiva de Sousa, seria a construção de telas em ambas as partes da ferrovia, no perímetro urbano a fim de conter a presença de crianças no local.

No trecho compreendido entre o viaduto do Quilômetro Seis, até a cabeceira da ponte rodoferroviária, conta o sindicalista, é muito comum a presença de crianças.

“Eles brincam nos trilhos é perigoso, portanto está mais do que na hora da Vale construir cercas de contensão a fim de evitar mais mortes e acidente”, revela.

O sindicalista contou que desde o início da formação do bairro, em 2005, houve alguns acidentes, sendo que três deles envolvendo vítimas fatais e outros de menor potencial.

Em nota que vai publicada abaixo, a empresa lamenta a morte, porém não responde aos questionamentos da população em relação a novas medidas de segurança no local.


Empresa lamenta a morte


A Vale lamenta informar que na manhã desta segunda-feira, 9 de maio, houve um atropelamento na Estrada de Ferro Carajás (EFC), na região de Marabá, Sudeste do Pará.

O fato ocorreu quando um pedestre cruzou a linha férrea na passagem de nível, que estava sinalizada, no Km 729. A Vale comunicou o fato à Polícia Civil de Marabá e os peritos do Instituto Médico Legal (IML).

A Vale reitera seu compromisso com a segurança de suas operações, bem como das comunidades que se encontram na área de influência da ferrovia.

A empresa também esclarece que investe constantemente em programas e ações socioeducativas que visam a conscientização das comunidades sobre os cuidados necessários para a convivência segura com a ferrovia, tais como não andar sobre os trilhos, respeitar as faixas de segurança e usar somente pontos de travessia próprios para o cruzamento da linha férrea. Todo o atendimento à família da vítima esta sendo realizado.

Trem cargeueiro esmagou corpo de ancião


Educação rural



Santa Bárbara inicia programa jovem aprendiz



A Agro Santa Bárbara, maior empreendimento pecuário de gado a pasto do Brasil, coloca em prática um dos seus mais importantes compromissos: a formação profissional e social dos jovens do Sudeste do Pará, onde a empresa está presente.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Agro Santa Bárbara inicia o Programa Jovem Aprendiz, que objetiva dar a primeira oportunidade de trabalho para os filhos e parentes de funcionários das fazendas da empresa.

O programa é regulamentado pela Lei 10.097/00, que consolida dispositivos da Constituição Brasileira, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pelo Decreto nº. 5.598/05.

“O ingresso do jovem no mercado de trabalho é um dos grandes desafios do nosso tempo e, portanto, uma questão crucial para a sociedade brasileira, ressalta Carlos Rodenburg, presidente da empresa.

Para ele, as empresas, que agora enfrentam mercados globalizados e extremamente competitivos, necessitam investir cada vez mais na educação e na formação de sua força de trabalho.

“O jovem aprendiz é o profissional do futuro. Terá conhecimento amplo que vai desde noções de cidadania, legislação, organizações comunitárias, turismo rural e educação ambiental até as práticas profissionais especificas das atividades agropecuárias, podendo atuar em qualquer área nas empresas rurais”, enfatiza Manoel Pereira Junior, Coordenador Pedagógico do Senar-PA e Coordenador do Programa Jovem Aprendiz Rural Pará.

O Programa Jovem Aprendiz da Agro Santa Bárbara e Senar começa com duas turmas de aproximadamente 10 alunos cada, todos eles filhos ou parentes de funcionários da empresa, residentes nas propriedades, com idade entre 14 e 18 anos.

O programa é composto por 400 horas de aulas teóricas intercaladas com atividades práticas e terá duração de 21 meses.

O currículo aborda as peculiaridades do meio rural, as características do negócio e a informática, permitindo aos jovens desenvolverem atividades controladas em ambientes protegidos com oportunidades de conciliar estudo e trabalho, geração de renda e qualidade de vida.

“A expectativa da Agro Santa Bárbara vai além de simplesmente cumprir a legislação vigente. Esperamos criar e proporcionar aos jovens que residem em nossos estabelecimentos a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, alinhava Rodenburg.

“Essa é uma iniciativa que favorecerá tanto a empresa quanto a sociedade. A dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada para trabalhar na agricultura e na pecuária é muito grande na região e o nosso intuito é capacitar os jovens sem fazer com que precisem sair da escola”, complementa a Instrutora Silvana Tavares, do Senar.


Melhoramento genético visa ampliar produção do rebanho bovino