terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sem terra baleado totalmente recuperado







O trabalhador rural sem terra Nelson Joaquim dos Santos, o “Neguinho”, 50 anos não corre risco de morte. Ele foi baleado no final de janeiro deste ano durante refrega com seguranças da fazenda Astúria, em Abel Figueiredo e aparentemente está totalmente recuperado.

Por conta desta refrega ele saiu baleado, provavelmente nas costas, contudo ainda não foi submetido a exame pericial no IML de Marabá para constatar, se de fato foi baleado e se o tiro foi dado pelas costas.

Mesmo sem este exame, o sem terra informou ao delegado Victor Costa Lima Leal que foi baleado nas costas quando tentava fugir dos tiros disparados por seguranças de uma empresa de vigilância e segurança patrimonial.

O confronto, apesar de toda a repercussão, ainda não houve o pronunciamento formal da empresa dona da fazenda, a Siderúrgica Ibérica, sediada em Marabá, mas com escritório em São Paulo.

O caso continua sendo investigado pela Delegacia de Conflitos Agrários, à frente o delegado Victor Costa Lima Leal, que abriu inquérito para apurar as circunstâncias desta refrega e saber se houve excesso por parte dos seguranças da fazenda.

Contudo o fato de o sem terra ainda não ter sido submetido a exame pericial técnico pode comprometer o inquérito policial, uma vez que se uma prova técnica o delegado Victor Leal disse que é praticamente impossível provar o baleamento.

Disputa – Os sem terra e seguranças da fazenda Aspúria estão se engalfinhando há cerca de dez meses, por conta da ocupação dos fundos da fazenda, onde os sem terra montaram o acampamento Jesus Vive.

Além da disputa pela posse da terra, os sem terra lutam para ter acesso ao acampamento por uma estrada vicinal que permite o acesso com mais facilidade no que estavam sendo impedidos pelos seguranças.

Somente após a refrega, a empresa permitiu que os sem terra passassem por essa estrada vicinal. Persiste, porém a luta pela posse da terra, onde o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abel Figueiredo alega tratar-se de terra pública, portanto passível de desapropriação para fins de reforma agrária.

Assim como não se pronunciou a respeito da refrega, a empresa Ibérica, também não se manifestou a respeito das alegações dos sem terra. Na propriedade há uma grande plantação de eucalipto, que futuramente deve ser transformado em carvão para alimentar os autos fornos da siderúrgica em Marabá.

GTO prende três traficantes



Militares do GTO conduzem mulher que se livrou do flagrante

Droga foi localizada em matagal em frente à casa de traficante





Operação de rotina realizada na manhã desta segunda-feira (17) por policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) comandados pelo sargento Gilson Bezerra resultou na prisão de dois acusados de tráfico de drogas e apreensão de um adolescente e apreensão de quase dois quilos e meio de maconha.

Os maiores presos são o mototaxista clandestino Joabe dos Santos Carvalho 21 anos, um adolescente de 17 anos, a dona de casa Simone da Silva, que seria esposa de um acusado de ser traficante Gerinaldo Moura Sousa Filho, que conseguiu fugir ao cerco policial.

Os dois acusados foram flagrados pelo GTO Moto, quando circulavam para rodovia Transamazônica, numa moto Fan, 125, preta, placa, NST-4886, em direção a um posto de combustíveis, próximo ao aeroporto de Marabá.

Eles estavam transportando uma sacola que entregaria a uma terceira pessoa em um posto de combustíveis. Por este frete, Joabe Carvalho iria ganhar R$ 50,00, contudo os militares desconfiaram da dupla e fizeram uma abordagem.

Segundo o sargento Bezerra, os acusados transportavam a sacola no banco da moto e quando foram parados, os militares verificaram que se tratava de maconha.

Com a prisão dos dois acusados, os militares identificaram o terceiro acusado, que seria Gerinaldo Filho, residente na rua Asdrúbal Bentes no bairro da Paz, conhecido por Invasão da Lucinha.

Ato contínuo, os policiais se deslocaram até a casa onde estaria escondido este acusado, contudo os militares só localizaram a esposa dele, Simone da Silva.

Na humilde casa de madeira e de apenas quatro cômodos, a mulher reside com três filhos menores e o marido que ela disse não saber o paradeiro.
A mulher negou ser traficante e disse desconhecer as atividades delituosas do marido. Entrou em desespero, caiu, chorou, desmaiou, foi socorrida por uma ambulância do Samu e somente à tarde foi apresentada ao delegado plantonista José Humberto de Melo Júnior.

Nesta casa os militares localizaram um pacote contendo aproximadamente meio quilo de maconha, bem como outra porção menor que estava escondida entre os móveis da casa.

Populares confirmaram que a mulher sofre de distúrbios psíquicos por conta de complicações pós parto, inclusive a mulher fez necessidades fisiológicas nas vestes e em seguida desmaiou.

Como a droga foi encontrada dentro da casa os militares compreenderam que ela poderia ter envolvimento com o tráfico de drogas e acabaram conduzindo a acusada em princípio para o Hospital Municipal de Marabá onde foi socorrida e em seguida apresentada ao delegado plantonista José Humberto de Melo Júnior.

Novamente a mulher apelou e alegou que não era traficante e que desconhecia eventuais crimes do marido. Desta forma ela convenceu o delegado José Humberto que autuou apenas o adulto por tráfico de drogas, enquanto o ela e adolescente foram ouvido e liberados. 


Objetos apreendidos



Moto apreendida, Fan,  125, preta, placa NST-4886- Marabá

Dois celulares

Dois capacetes
2,350 quilos de maconha prensada

CMM recomeça com 36 requerimentos na pauta




O recesso regimental na Câmara Municipal de Marabá encerrou no último dia 15 e as sessões ordinárias recomeçam nesta terça-feira, 18. Os 21 vereadores terão diversos temas a tratar relacionados ao desenvolvimento do município e logo para a sessão inaugural eles deram entrada na pauta com 36 Requerimentos.

As solicitações são as mais variadas e destinadas a vários setores diferentes, mas as mais comuns dizem respeito a pedido de obras e serviços em prédios públicos que atendem a comunidade carente do município. O vereador Adelmo Azevedo, por exemplo, solicita a implantação de uma academia popular de saúde com orientação profissional de educação física, de forma gratuita, a ser instalada na Avenida VP-2, Nova Marabá. A vereadora Antônia Carvalho também pediu uma academia popular, só que para a VP-4.

O vereador Guido Mutran solicitará através da Secretaria Municipal de Obras, que seja viabilizado estudo para a construção de quiosques, com bancos e mesas, na extensão do canteiro urbano, entre as avenidas Silvino Santis e Marabá, no bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira.

A vereadora Vanda Américo solicita à Mesa Diretora que encaminhe expediente ao Ibama, com cópia aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, solicitando que seja dado destino socialmente justo às madeiras apreendidas que se encontram nas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, onde as pessoas contempladas sejam, comprovadamente de baixa renda.

A vereadora Júlia Rosa pede ao Executivo Municipal, entre outras coisas, a construção de um laboratório de informática na escola Maria de Jesus (Itananhen), localizada na Folha 35 - Nova Marabá.

Já Antônia de Araújo Albuquerque, a Toinha do PT, solicita do Executivo Municipal, projeto de drenagem do Residencial Maurino Magalhães, no Bairro São Félix.  E o Líder do Governo, Pedro Souza, pediu ênfase na construção de quadras poliesportivas dos colégios Tancredo Neves II, na Vila Sarandi, e na escola Francisco Lima, localizada na folha 30.

Além dos requerimentos os vereadores devem analisar os projetos de lei enviados pelo Executivo. Os vereadores também devem analisar diversas cartas que chegaram de órgãos públicos e privados diferentes, boa parte deles respostas aos questionamentos efetuados pelos vereadores na legislatura passada.