quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Quadrilha de roubo de carga começa cair






Parte do material apreendido foi usado pelos assaltantes 

Quadrilha atacou um caminhão dos Correio na última sexta-feira


Armando da Silva Gonçalves, Balthazar Quaresma de Souza, Maurício Junior de Souza Viana e José Soares Lima, são os quatro acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubar cargas ao longo da BR-263, que liga Tucuruí a Breu Branco.

O quarteto foi preso durante a operação Looters, deflagrada na manhã desta quarta-feira (7) pela Polícia Federal. Os agentes da PF, de Marabá, Tucuruí e Belém, cumpriram dez mandados judiciais. Sendo oito mandados expedidos pela Justiça Federal de Tucuruí e dois de Belém. Todos os mandados foram cumpridos no município de Tailândia .


A investigação durou pelo menos um ano. Neste intervalo, os agentes e delegados federais refizeram os passos dos assaltantes, bem como identificaram todos os envolvidos neste esquema.

Assaltantes eram seletivos. E sempre escolhiam os caminhões dos Correios. Os ataques aconteciam sempre à altura do quilômetro 23 da BR 263.

Os assaltantes armados com pistolas e fuzis obrigavam aos motoristas a seguirem para uma estrada vicinal, onde selecionavam os melhores produtos e que pudessem ser revendidos rapidamente, como eletros eletrônicos, roupas e tênis.

Todas as medidas judiciais foram cumpridos, como os mandados de busca e apreensão e de prisão. Uma pistola calibre 380, com dois carregados, bem como um fuzil calibre 22 com silenciador foram apreendidos, além de botas e bonés usados pelos assaltantes. Todo o material apreendido deve ser periciado.

Esta é a primeira operação da PF neste ano. Outras quatro operações foram realizadas pela PF de Marabá e Belém, nos últimos dois anos. Sendo que todos os acusados seguem presos e processados.

Naquela ocasião a PF de Marabá realizou a operação Rastreio, em fevereiro de 2015, que resultou na prisão de sete acusados de roubar cargas no eixo da PA-150 às BR´s-010 e 222.


Todos os presos na operação Looters devem ser encaminhados para o presídio em Tucuruí. Eles devem responder pelos crimes de associação criminosa, roubo majorado e cárcere privado. Caso sejam condenados devem permanecer presos por pelo menos seis anos.