terça-feira, 5 de agosto de 2014

Acidentes matam em Marabá e região



Neste final de semana, sem dúvida alguma o plantão policial foi bastante movimentado, sobretudo no tocante aos casos de acidentes de trânsito onde morreram quatro pessoas e outras quatro sofreram várias lesões.

Ainda na madrugada de domingo, um grupo de três amigos, seguia de Marabá com destino a São João do Araguaia quando o carro em que estavam acabou batendo de frente com uma carreta.

Era por volta das 4 horas da madrugada quando aconteceu a colisão entre os dois veículos. O motorista da carreta não quis ser identificado e não gravou entrevista.

Morreram este acidente: Thiago Almeida Monteiro, 20, Marcio Silva, 31 e Arley Bruno Martins dos Santos, 19.

Outro acidente que aconteceu em Marabá neste final de semana teve como vítima fatal Francisco Gilson Monteiro, 33 anos.

Ele pilotava uma moto de 400 cilindradas na madrugada de sábado, na estrada Transmangueira quando acabou perdendo o controle do veículo e morrendo.

Trem - Sorte mesmo tiveram os quatro passageiros que trafegavam num automóvel pela estrada vicinal do Espírito Santo, pois o carro foi abalroado por um trem, mas os passageiros conseguiram se safar quase ilesos.

O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, quando o motorista do carro tentou ultrapassar a Estrada de Ferro Carajás, contudo, um trem cargueiro que seguia pela Estrada de Ferro Carajás, passava no mesmo instante e acabou batendo no carro.

No local do acidente, quilômetro 722 é que se chama de passagem de nível. É totalmente sinalizado, ocorreu que, invariavelmente, motoristas, vêm o trem, mas preferem se arriscar ao invés de esperar pelo menos dez minutos até que o trem passe para que possam continuar a viajem.

As quatro pessoas que estavam neste veículo foram socorridas e aparentemente não correm risco de morte. 

Outros – Outros crimes aconteceram na região cujos corpos foram necropsiados no IML de Marabá. Entre eles, o corpo do colono Andreylton Viana Brito, 24 anos, morto com golpes de arma branca no quilômetro 21, sentido Itupiranga.

Já na Vila União, morreu, também com golpes de arma branca, o colono Edirceu Pereira de Sousa, 29 anos. Esta vítima teria discutido com o algoz em um bar daquela vila. 

Há alguns dias, Edirceu de Sousa teria comentado com parentes que estava sendo ameaçado de morte, contudo não deu maiores detalhes acerca de tais ameaças e nem os motivos.

Uma equipe da Divisão de Homicídios de Marabá ficou de se deslocar até a Vila União a fim de levantar maiores detalhes acerca deste crime e quem sabe identificar o matador e a motivação de mais este homicídio.

Já o ex-sargento da Polícia Militar Cloves Pereira de Freitas, 43 anos, morreu, provavelmente de causas naturais, já que neste final de semana trafegava na garupa de uma moto, do bairro São Félix, sentido Nova Marabá quando sofreu um mal súbito e acabou falecendo.

Por fim, deu entrada no IML o corpo da jovem Talia de Sousa Oliveira, 15 anos, morta afogada em Redenção, contudo a Polícia daquele município desconfia que a jovem pode ter sido afogada propositalmente, motivo pelo qual o corpo foi remanejado para Marabá. 









Grande quantidade de cocaína apreendida

Compressor recheado de cocaína



Agentes da Polícia Federal (PF) prendeu três acusados de tráfico de drogas no último final de semana em Sapucaia e apreenderam 50 quilos de cocaína.


Os presos são: Valter Machado Soares Luiz de 28 anos, Amauri Rodrigues da Silva, 24 e Valdete Prates Luiz, 54. Eles estavam trafegando em uma caminhonete, placa NJI-0386, Ariquemes, Rondônia, quando foram surpreendidos pelos policiais que fizeram a abordagem.

A droga estava escondida em um compressor de ar. No interior do equipamento utilizado em borracharias estavam 34 tabletes de pasta base de cocaína e outros 12 tabletes de cloridrato, o que significa dizer se tratar de droga pura.

De acordo com o Delegado da Polícia Federal em Marabá, Antonio Carlos Cunha Sá, os acusados podem ser saído de Rondônia na última quinta-feira e todos foram autuados por tráfico de drogas e estão à disposição da Justiça em Marabá.

Esta foi a segunda grande apreensão de droga este ano. Nos meses de maio de junho a PF de Marabá, apreendeu outros 50 quilos de cocaína durante a operação Colabit e efetuou a prisão de 17 pessoas acusadas de tráfico de drogas. 



Cocaína: consumo triplicou em menos de 10 anos



São assustadores os números produzidos pelo Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que está publicando seu relatório anual sobre o consumo de drogas em todo o mundo. 

Segundo o relatório, o consumo de cocaína no Brasil mais que dobrou nos últimos dez anos e supera em quatro vez a média mundial. 

A liberalização do plantio e uso da maconha no Uruguai e em estados norte-americanos, como a Califórnia, também são condenados no relatório que identificou um número cada vez maior de viciados na droga. Para o relatório, a maioria dos adolescentes que fumam maconha têm uma baixa percepção do risco que representa seu consumo, porta de entrada para outras drogas.

Em relatório da entidade divulgado em 2005, 0,7% da população brasileiros com idades oscilando entre 12 e 65 anos consumia cocaína. No final de 2011, ano em que a última pesquisa foi realizada, a taxa aumentou para 1,75%, o que representa mais que o dobro no crescimento de consumo em menos de uma década. 

Número bem superior à média mundial, de 04% da população. Uma média superior a de países da América do Sul, com 1,3% e a dos Estados Unidos, onde a cocaína é consumida por 1,5% da população. O relatório também aponta queda no consumo de drogas nos Estados Unidos e Europa, como resultado de políticas sanitárias e policiais e a ampliação do combate a seu tráfico que é cada vez mais intenso nas grandes cidades.

O relatório também destaca que a área de plantio da coca foi reduzida na Bolívia e Colômbia, mas o consumo aumenta no Brasil, que está transformado no maior mercado da América do Sul. O relatório, resultado de pesquisas de especialistas com apoio dos departamentos de narcóticos ocidentais, mostra o Brasil como a mais importante rota de tráfico internacional da cocaína, especialmente a remetida pela Bolívia, que utiliza como porta de saída para os mercados dos Estados Unidos e Europa, portos da região amazônica e Santos. 

Nas considerações finais, o relatório chama a atenção para o crescimento do consumo de heroína, cujo maior produtor continua sendo o Afeganistão, que dobrou a área plantada de papoula nos últimos cinco anos.


Rabeteiro morre afogado no rio Tocantins



Quando retornava do balneário Geladinho, o rabeteiro José de Ribamar Sena de 57 anos, acabou resvalando numa pedra no rio Tocantins, caiu no rio e se afogando, na tarde do último domingo 3, em Marabá.

Esta é a hipótese mais provável para justificar o afogamento da vítima que era um exímio nadador, mas acabou sendo tragado pela correnteza forte do rio Tocantins.

O afogamento aconteceu por volta das 16 horas. Sena, como era conhecido, tinha acabado de deixar um grupo de amigos no balneário Geladinho e retornava para o balneário da Mangueira, quando, provavelmente colidiu em uma pedra e acabou caindo dentro da água. O barco que ele pilotava ficou próximo ao corpo, engatado entre as pedras.


Para um amigo da vítima e também rabeteiro, Mario dos Santos, o Sena, havia ingerido bastante bebida alcóolica no domingo e pode não ter conseguido voltar ao barco a tempo de se salvar.

Na manhã desta segunda-feira (4) uma guarnição do Corpo de Bombeiro, comandada pelo cabo Nazildo resgatou o corpo e constatou o afogamento.

O militar também confirmou a versão apresentada pelos amigos, contudo deixou claro que não tinha condições de atestar a causa da morte.

O curioso, neste caso ficou por conta do fato de no barco do rabeteiro estava recheado de coletes salvas vidas, contudo a vítima não usava nenhum deles no momento em que se afogou.


A morte chega pela manhã 


Assassinado a tiros, o horticultor Antonio Martins de Sousa, 38 anos. O crime aconteceu na manhã da última segunda-feira (4), numa horta no Jardim Vitória, núcleo Cidade Nova.

Antonio da Horta, como era conhecido, aparentemente não tinha inimigos, contudo, recentemente recebeu ameaças de um homem identificado pela alcunha “Parazinho”, já que estaria se relacionando amorosamente com a esposa deste.

Especulação à parte, de certo é que o horticultor foi morto pelo pistoleiro, que teve bastante tempo de se aproximar dele, pois disparou os tiros na cabeça da vítima e nuca.

Antonio de Souza estava sob uma estufa cuidando de uma plantação de couve quando foi abatido a tiros. No local não havia marcas que denotavam ter tentado correr do algoz.

A Divisão de Homicídios, dirigida pelo delegado Álvaro Beltrão Ikeda tenta desvendar este crime, que aparentemente tem conotação passional.