terça-feira, 6 de agosto de 2013

Irmãos matam desafeto no Filadélfia



O delegado Rayrton Carneiro dos Santos investiga o crime que aconteceu neste final de semana e teve como vítima o braçal Francisco Ferreira Barbosa, 26 anos, morto com vários golpes de arma branca.

O crime aconteceu na rua 5, bairro Filadélfia e teve como acusados os irmãos de prenomes: Juvenal e Roberto. Estes teriam matado a vítima após uma discussão banal. Os acusados podem ser presos a qualquer momento.

Outros - Ainda em Marabá morreu neste final de semana, morreu Elivan de Melo Dias, 34 anos, vítima de acidente de trânsito às proximidades da ponte rodoferroviária do rio Tocantins.

Em Canaã dos Carajás faleceram três pessoas neste final de semana. Vítima de homicídio, por meio de arma de fogo, o jovem Márcio Lima de Souza, 27. 

O delegado Paulo Vanderlei Mascarenhas Carvalho investiga o caso, mas até o fechamento desta matéria nenhum acusado foi identificado, ou preso.
Também em Canaã dos Carajás faleceram Valdete Gonçalves da Cruz, 38 anos, vítima de acidente de trânsito e Leonardo Lessa de Oliveira, 20 anos, vítima de homicídio por meio de arma branca.
Sem identificação alguma, deu entrada no IML de Marabá o corpo de um homem vítima de acidente de trânsito em Eldorado do Carajás.

Diferentemente de outros finais de semana, em Parauapebas ocorreu apenas um homicídio e teve como vítima Sivirino Pereira de Sousa 55 anos, vítima de arma de fogo.


Ex-presidiário assassinado a facadas



Entre os crimes que movimentaram o plantão policial neste final de semana em Marabá consta a morte do ex-presidiário Fredson Campos da Silva 31 anos. 

Ele foi esfaqueado no sábado à noite no bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por Invasão da Coca, ainda foi socorrido, mas  morreu no Hospital Municipal de Marabá (HMM). O crime está sendo investigado pelo delegado Jorge Carneiro.

Ele informou tomar conhecimento deste caso por meio de parentes da vítima, mas até o fechamento desta edição o nome do matador ainda não havia sido repassado ao delegado. 

A vítima teria falado o nome do algoz aos parentes, que por sua vez, devem ser ouvidos a fim de esclarecer de uma vez por todas e quem sabe até prender o acusado para que possa responder judicialmente.

O passado da vítima deve ser levantado a fim de que a Polícia possa traçar alguma linha de investigação e que possa auxiliar no trabalho policial.

Vale lembrar, porém que a vítima respondia a dois processos na Comarca de Marabá. Entre um dos processos seria de ordem criminal. Ele teria matado uma pessoa em julho de 2008. 


Sem terra presos na fazenda Maria Bonita




Dois trabalhadores rurais sem terra vinculados ao MST foram presos em flagrante pela equipe de segurança que presta serviço à Agro Santa Bárbara (Agrosb) na fazenda Maria Bonita.

Em princípio a acusação da segurança seria que os sem terra estariam furtando gado na propriedade, mas ambos alegaram estar pescando para se alimentarem.

A prisão aconteceu no último sábado (3). Os dois acusados foram encaminhados para a delegacia de Curionópolis onde foram autuados por porte ilegal de armas e disparo de arma de fogo pelo delegado Manoel Fernandes Paiva.

Um dos acusados, Valdemar Negreiros Sousa Filho foi autuado por porte ilegal de armas e contra ele foi lavrado um flagrante e arbitrada fiança no valor de R$ 200,00 e ele deve responder ao crime em liberdade.

Por sua vez, o sem terra Josiclei Soares de Santana foi autuado por porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo, cujo crime é afiançável em juízo. Ele segue preso. 


A Agrosb adianta que desde as ocupações das fazendas no sul e sudeste do Pará em 2008, foram mais de 5 mil cabeças de gado abatidas. 

Ainda de acordo com a Agrosb é na Maria Bonita, onde aconteceram os conflitos mais graves. Em novembro de 2009, sem terra teriam atacado casas de funcionários da fazenda na calada da noite e os funcionários expulsos e as casas destruídas.

O MST ainda não se pronunciou a respeito do episódio que teria ocorrido na fazenda Maria Bonita. Por sua vez, os sem terra informaram ao delegado Paiva que estava caçando e pescando para se alimentarem e não matando, ou furtando gado como a Agrosb estava acusando.

MPF investiga violência contra manifestantes em Santarém




O Ministério Público Federal iniciou uma investigação para apurar as denúncias, veiculadas em sites e redes sociais, de possível violência policial contra manifestantes durante evento da Igreja Assembleia de Deus em Santarém, oeste do Pará.
O evento no último dia 29 incluiu um culto religioso. Os manifestantes tentaram abrir bandeira de apoio aos direitos dos homossexuais e foram abordados por seguranças da igreja, que tentou tomar a bandeira. De acordo com relatos dos manifestantes, os seguranças os agrediram com tapas, socos e armas de choque. Nesse momento, o pastor, que era o deputado Marco Feliciano, começou a pedir, do palanque, que policiais agissem contra os manifestantes. 
Os pedidos do pastor estão registrados em vídeos que circulam na internet.
Os relatos dos manifestantes dizem que novas agressões se seguiram a isso, dessa vez por policiais militares, que teriam usado força desproporcional. 
Um manifestante que filmava os acontecimentos foi preso, de acordo com Boletim de Ocorrência que registra o fato. O MPF pediu a identificação dos policiais que participaram da segurança do evento, vai ouvir os manifestantes e requisitou laudos dos exames de corpo de delito realizados após as agressões.