quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ibama multa TAM por maltratar animais

A TAM Linhas Aéreas S.A. foi multada pelo Ibama nesta quarta-feira (19) em R$ 5 mil por maus-tratos contra dois periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus), em Belém, no Pará.
A empresa aérea foi contratada por um farmacêutico industrial, no final do ano passado, para transportar as aves do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ao terminal de Val-de-Cães, na capital do estado. Os pássaros deveriam seguir em um voo direto, com duração de três horas e meia, mas acabaram despachados por engano para Fortaleza, no Ceará, levando mais de 18 horas para chegar ao destino.
De acordo com o veterinário que examinou os bichos após o desembarque, eles apresentavam sintomas de estresse e dispinéia (falta de ar) em razão das condições da viagem. Durante todo o tempo em que estiveram em poder da empresa, as aves permaneceram fechadas numa caixa pequena e escura, com limitação de comida e água.
“A empresa submeteu os animais a uma situação de sofrimento e privação”, concluiu o chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, Leandro Aranha, que analisou a denúncia apresentada ao órgão ambiental pelo dono dos pássaros.
O envio de cargas vivas para destinos errados, cancelamentos de embarques ou transporte por voos mais longos, quando existiam opções mais breves, não são eventos raros entre as empresas do setor. A autuação, porém, fica prejudicada se as provas dos maus-tratos não são colhidas no momento. Por isso, o Ibama recomenda as pessoas que passarem pelo mesmo problema que encaminhem suas denúncias com a documentação do embarque dos animais e o exame veterinário feito logo após o trauma.
Periquitos-australianos não são nativos da fauna silvestre brasileira, mas a legislação ambiental do país os protege contra crueldade e maus-tratos. A multa é de até R$ 3 mil por bicho maltratado e a pena pode chegar a um ano de detenção. A empresa não se pronunciou a respeito da multa.

Maurino não confia no sistema

Deu no blog do Laércio Ribeiro. O prefeito Maurino Magalhães passou mal e foi levado às pressas para uma clínica particular no núcleo Cidade Nova - a Climec.
O fato aconteceu na última quarta-feira (12), conforme noticiou jornal da cidade. Uma perguntinha cretina: por que o chefe do Executivo não foi para o Hospital Municipal? Ora, ora... E ainda vem dizer que a saúde pública em Marabá merece um pingo de credibilidade.
Se nem o prefeito confia no sistema que ele mesmo administra, o que dizer do restante da população.
Maurino deveria ter ido para o HMM, como seria de se esperar, ter ficado na fila como todo mundo, encarado a demora no atendimento e todas as demais mazelas que enfrentam os sofridos pacientes daquela casa de saúde. Quem sabe, assim, alguma coisa mudaria por lá.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Homicídios desafiam a Polícia

Pistoleiros não se intimidam e demonstram quem manda na cidade




Não é de hoje que Marabá registra mortes violentas. São diversos homicídios que acontecem numa velocidade assustadora. Pra se ter uma idéia, neste final de semana onze pessoas foram assassinadas, uma vítima de acidente e um adolescente de 11 carbonizado. A região contabilizou 21 mortes violentas.
Dentre os mortos em Marabá, Elieldo Bezerra do Nascimento, 31 anos. Ele foi morto a tiros na rua 31 de Março, bairro Independência.
Carlos Pereira de Jesus, 23, também foi morto a tiros. O crime aconteceu no sábado na Folha 13, Nova Marabá.
O acusado de ser traficante e assaltante Leandro da Silva Lago. Ele foi morto na madrugada de sábado na travessa Pará, conhecida “boca” do bairro Liberdade.
Chamou a atenção o requinte de perversidade dos pistoleiros, que invadiram a casa dele, e efetuaram vários disparos nele.
Também morreu a tiros, Erivelton Rodrigues da Silva, 34 anos. Ele foi morto próximo à casa dele, na rua 31 de Março, bairro Independência.
Detonado a tiros, Everaldo Dias Neves, crime que aconteceu no domingo, por volta das 19 horas, na rua 27 de março, próximo à rua São Miguel, bairro Francisco Coelho, popular Cabelo Seco, Marabá Pioneira. Todos estes cinco tinham envolvimento com o tráfico de drogas, segundo a Polícia.
Gelson Batista Sá foi baleado no sábado quando caminhava pelo bairro Jardim União e morreu no domingo no Hospital Regional Publico do Sudeste.
Em Parauapebas foi assassinado a tiros, Agamenon de Jesus França. Ele foi morto com cinco tiros quando estava em um bar no bairro da Paz.
Naquele mesmo bairro morreu Claudio Rodrigues da Silva, 31 anos. Ele também foi morto a tiros no bairro da Paz.
Vítima de acidente de trânsito deu entrada o corpo de José Ilson Cardoso dos Santos, 34 anos, que morreu em Parauapebas.
Em Canaã dos Carajás, morreu a golpes de arma branca o jovem, Aldemir Baia de Oliveira de apenas, 19 anos.
Em Marabá foi assassinado a tiros, o sargento Francisco Carlos Miranda de Souza. Ele foi morto com um tiro na cabeça, na “Invasão do Aurélio”.
Em Morada Nova morreu de acidente de trânsito, Mario Rodrigues da Costa, 29 anos. Ele foi atropelado por um caminhão boaiadeiro na BR-222.
Vítima de latrocínio, na madrugada de sábado, o idoso Félix de Sousa Morais. Dois assaltantes entraram na casa dele por volta de uma hora da manhã.
Nesse caso chamou a atenção o fato de que diversos policiais estiveram no bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por invasão da Coca Cola, e assim que saíram o crime aconteceu.
No bairro Araguaia, morreu a tiros uma dupla acusada de ser assaltante. José Carlos Rodrigues dos Santos o Zezinho 21 anos e um adolescente de apenas 15 anos.
Também em Marabá morreu carbonizado, na madrugada desta segunda-feira, um adolescente de apenas 11 anos de idade.
Este adolescente estaria dentro de um barco juntamente com outros colegas e em dado momento tentou apanhar um objeto que havia caído dentro de um barco e para tanto acendeu um isqueiro.
Foi o erro fatal, pois dentro desse barco havia um galão com gasolina e o adolescente acabou sendo carbonizado.
De São Geraldo do Araguaia veio o corpo de um casal. Thaymisson de Araújo Mendes e uma adolescente de 15 anos que seria namorada dele. Ambos foram vítimas de acidente.
Também neste mesmo município morreu afogado Carlos George da Silva, 34 anos. Detalhe é que ele morreu afogado dentro de uma piscina.
De Nova Ipixuna veio o corpo de Alessandro Gomes Morais, 30 anos. Ele foi vítima de homicídio.
Por fim, o ex-detento, William Batista Lima de Freitas o Neguinho da Touca, morto a tiros na noite de domingo, na avenida Antonio Vilhena.
Nunca é demais lembrar que todos esses homicídios aconteceram mesmo a Polícia estando fazendo um “patrulhão” neste final de semana e mesmo assim os pistoleiros agiram sem ter medo do braço curto do estado.