quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Peixe escasso no Lago de Tucuruí



Lago está seco nesta época do ano e peixe cada vez mais difícil

Luís esforço em vão, pois o peixe praticamente desapareceu

Alexandre, o "Bilau", monta a tralha e consegue fiscar uma Aruanã



Paulatinamente acontece um fenômeno no Lago de Tucuruí, que até então desperta pouco interesse das autoridades ligadas à preservação ambiental: a escassez de peixe.
Formado a partir da construção da Hidrelétrica de Tucuruí, o Lago oferecia abundância em diversas espécies de peixes como o jaraqui e a piabanha, que praticamente desapareceram.
Até mesmo o tucunaré, que também era encontrado com facilidade está cada vez mais escasso e por conta disso causa um efeito negativo no turismo de pesca esportiva, tanto que está praticamente reduzido a pescadores locais e regionais.
Pra se ter uma idéia do quanto o peixe está escasso no último feriado de Finados, os pescadores esportivos, incluindo este repórter, Luís Rodrigues e Alexandre Lourenço, passaram três dias e no máximo que conseguiram fisgar um pequeno tucunaré e uma Aruanã, sendo que ambos foram devolvidos ao Lago.
Pescadores artesanais, como Francisco Maciel Santos Cardoso, confirmam a escassez de peixe e creditam que a pesca predatória é um dos fatores que contribuem para esta situação.
Para se ter uma idéia do quanto o Lago está com o nível baixo, a caixa d’água da antiga Jacundá está totalmente de fora. Geralmente essa estrutura fica parcialmente submersa.
Este cenário forma um “paliteiro”, que são árvores mortas, e que neste período aparecem os galhos, o que dificulta a navegação.
Alexandre Lourenço, um dos donos da Ilha dos Perdidos, disse que há doze anos freqüenta o Lago e confirma que nunca viu tamanha sequidão. “É a primeira vez que vejo um cenário destes”, confirma.