quarta-feira, 5 de setembro de 2018

NAI prende assaltantes de banco


Operação policial conduzida pelo Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) resultou na prisão de quatro acusados de envolvimento com uma quadrilha de roubo à banco.

O bando atacou o Banco do Brasil de Curiónopolis, sudeste paraense, em março deste ano, porém não conseguiu furtar o dinheiro dos caixas eletrônicos, mas deixaram para trás um rastro de violência e terror naquele município.

Os presos são: Wescrey Amarante Ribeiro, Rogério Aguiar da Silva, Jonas dos Santos Silva e José Ribamar Santos Abreu. Com os acusados, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, munições, cinco celulares, entre outros objetos.

Denominada de operação “Serra Leste”, os policiais investigam o bando desde a tentativa de roubo. Vale ressaltar, porém que em abril deste ano o acusado Wescrey Ribeiro foi preso em Parauapebas em abril deste ano.

Naquela ocasião, o acusado portava um quilo de maconha e acabou sendo identificado como sendo um dos acusados de tentar roubar o Banco do Brasil de Curionópolis. A partir desta prisão, a Polícia intensificou a investigação que culminou com as prisões desta quarta-feira.   

Os quatro acusados devem ser autuados por associação criminosa, porte ilegal de armas e tentava de furto. O delegado Marcelo Delgado coordena os procedimentos.

Participaram destas prisões, policiais civis do NAI, Deca, além de investigadores da superintendência do Lago de Tucuruí, e militares da Companhia Independente de Missões Especiais (Cime). Os acusados devem ser transferidos para Marabá nesta quinta-feira (6).  

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Juiz mantém bando preso



O juiz titular da 2ª Vara Criminal de Marabá, Marcelo Andrei Simão Santos manteve a prisão dos seis acusados de integrar uma quadrilha presa na última segunda-feira (3) em Marabá.

Os presos são: Dheifesson Rodrigues Santos, Felipe de Oliveira Pedreira, Geovane Nascimento Macedo, Itala Vitoria Furtado Barbosa, Manoel Pedro Araujo de Sales, Rafaela Vieira Silva. Todos foram autuados por associação criminosa, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

Para quem não se lembra, o bando, pretendia atacar uma empresária dona de um posto de combustíveis em bel Figueiredo. Todo o plano foi elaborado pelo detento Aderson Pereira dos Santos, o “Nenenzão”, ou “Nenzão”, preso no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama).

Todo o planto foi articulado via telefone celular, sendo que o interlocutor do detento preso era Felipe de Oliveira Pedreira, tanto que os diálogos revelam que ambos discutiram a melhor estratégia de realizar o roubo.

Uma das recomendações seria que o bando deveria chegar cedo em Abel Figueiredo, sendo que Felipe deveria permanecer em frente ao posto de combustíveis, numa lanchonete para que monitorasse os passos da vítima e por volta das 10h da manhã a mulher costumava sair para fazer o depósito bancário, daí, o bando iria atacar.

Mas o golpe não deu certo e os seis acabaram sendo presos, porém o crime joga um facho de luz numa situação preocupante quando o assunto é crime organizado já que o detento “Nenzão” controla as ações dos comparsas.

Quando ele foi preso, em março deste ano, “Nenenzão”, ou “Nenzão”, cadastrou o numero de telefone: 99137-7615, o mesmo que pode estar sendo usado nas artimanhas criminosas.


segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Detento comanda crime de dentro da cadeia



Rafa, rí à toa com a prisão

Acusados recebem orientações via telefone celular 




O Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) tem pela frente o desafio de tentar desvendar se de fato, o detendo identificado pela alcunha “Nenenzão”, ou “Nenzão” está por trás de diversos roubos que acontecem em Marabá e região.

Um destes roubos, a Polícia conseguiu frustrar. O banco iria atacar e roubar uma empresária dona de um posto de combustíveis no município de Abel Figueiredo, nesta segunda-feira (3), porém o bando estava sendo monitorado e terminou sendo capturado.

Nesta operação policial que contou com o apoio da Companhia Independente de Missões Especiais, Núcleo de Apoio à Investigação e policiais militares lotados no 4ª Batalhão de Polícia Militar, seis acusados de integrar a quadrilha foram presos. Ítala Vitória Furtado Barbosa, Rafaela Vieira Silva, a “Rafa”, que também é acusada de ser traficante, Manoel Pedro Gonçalves Sales, foragido do Crama, Dheifersson Rodrigues dos Santos, Giovane Nascimento Macedo e Felipe de Oliveira Pedreira.

“Nenzão” mantinha contato com o Felipe Pedreira, onde repassava todas as orientações em torno do roubo, inclusive sugeriu ao comparsa que roubasse a mulher com uma faca, sendo que o Felipe se negou e disse que só iria cometer o roubo se tivesse arma de fogo.

As outras instruções do detento preso dizem respeito aos horários em que a vítima costumava se deslocar para fazer o depósito bancário, inclusive o “Nenzão” sugeriu que os comparsas se deslocassem para Abel Figueiredo cedo.

Assim fizeram, porém não conseguiram roubar a vítima. Frustrados, parte do bando retornou para Marabá, via BR-222. Eles estavam em um carro modelo Fiesta, preto, placa JVN-1875.

Eles não contavam que àquela altura, a Polícia já estava monitorando as ações deles, tanto que o bando foi preso ainda na rodovia, próximo à reserva indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins.

A partir desta primeira prisão, por volta das 13h30, os policiais identificaram o restante do bando. Eles foram presos no residencial Tiradentes e na Folha 11, Nova Marabá.

Com o bando, os policiais apreenderam uma espingarda cartucheira calibre 12, a arma foi usada na fuga no Crama, dois revólveres calibre 38, cinco telefones celulares e mais 1,7 quilogramas de maconha, pertencente à “Rafa”.


O bando foi apresentado para o delegado plantonista Pedro Marinho de Souza, que ficou de autuar os seis por associação criminosa, porte ilegal de armas e tráfico de drogas. A partir desta prisão, a Polícia deve abrir outro inquérito policial para quem sabe identificar novos desdobramentos, tanto da fuga no Crama, quanto a atuação do “Nenzão”, já que há várias informações onde apontam que ele coordena roubos de motos e camionetes em Marabá.