quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Marabá bate recorde negativo de mortandade

Novato foi vítima de acerto de contas na Vila do Rato





E segue a mortandade em Marabá. Até o dia 21 de janeiro deste ano, 17 pessoas foram assassinadas. Sendo que em apenas um caso, a vítima, o acusado de ser assaltante Josiel Costa do Nascimento 29 anos foi morto durante intervenção policial com evento morte, fato que aconteceu no dia 10 de janeiro deste ano em um açougue na Folha 12, Nova Marabá.


Mais recentemente foram mortas em Marabá dois acusados de roubo e de tráfico. Na última segunda-feira (19) os peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Marabá localizaram o corpo do ex-presidiário Jeová Peterson Matni Trindade 30 anos.

Jeová Trindade, conhecido por De Belém, costumava perambular por um movimentado posto de combustíveis na rotatória do Quilômetro Seis, onde era apontado por populares como sendo o autor de pequenos furtos em caminhões.

Ele, provavelmente foi levado pelos executores até a estrada do Limão, que dá acesso ao aterro sanitário da cidade onde foi executado, provavelmente ainda na segunda-feira à tarde tendo já que pela manhã foi visto circulando pelo posto.

A outra vítima, o “Novato”, ou “Papa léguas” foi morto com cinco tiros. O crime aconteceu na Vila Nova Canaã, comumente chamada de “Vila do Rato”, prolongamento da avenida Getúlio Vargas, Marabá Pioneira. 

Oficiosamente o crime teria sido cometido por dois acusados de ser traficantes, o “Tripa” e o “Maluco”, este, inclusive seria foragido do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama). 

Desde a criação da Divisão de Homicídios de Marabá, em agosto do ano passado, são pelo menos 40 homicídios, e destes há dois pedidos de busca e apreensão e um de prisão. Tais pedidos hibernam nas gavetas da 3ª Vara Penal de Marabá sem que haja um pronunciamento formal do juiz do feito.


“Ratinho” exterminado a tiros


No final da tarde desta quarta-feira, mais uma vez é morta uma pessoa. Desta vez o alvo foi o ajudante de pedreiro Jacson da Silva Costa, o “Ratinho”, 26 anos. 

O crime, com características de acerto de contas ocorreu em um bar na rua Araguaia, bairro de mesmo nome. O matador estava tão à vontade e tranquilo, que entrou no bar, perguntou quanto custava uma lata de cerveja, pagou com R$ 5,00, recebeu de troco R$ 2,5, tomou a cerveja de um gole só e em seguida, deu meia volta, sacou uma arma e efetuou três tiros na vítima, sendo dois no tórax e um na cabeça.

No momento do crime estavam algumas pessoas estavam no bar, inclusive um amigo do “Ratinho”, identificado pela alcunha “Tufão” seria o segundo alvo do matador.

Contudo, ao perceber que o amigo estava sendo baleado, “Tufão” saiu em desabalada carreira. O pistoleiro ainda correu atrás dele, efetuou alguns disparos, mas aparentemente não acertou o alvo.

O crime foi registrado ao delegado plantonista Rayrton Carneiro dos Santos, que informou ter poucos detalhes acerca do caso, salvo o fato de a vítima ser conhecida no bairro como uma pessoa afeita à confusões e brigas.

Vale lembrar, porém que caso o “Tufão” seja identificado e interrogado, pode ajudar na elucidação deste crime, já que aparentemente ele seria um segundo alvo.

Todos os outros casos soam como execução envolvendo o tráfico de drogas, ou execução pura e simples, sendo que todas as vítimas, de algum modo tinham envolvimento, direto, ou indireto com o mundo do crime.


Criminoso segue impune


Ainda sem muitas informações acerca de um crime que aconteceu no final de semana em Marabá, tendo como vítima a usuária de drogas Patrícia Pereira da Silva 22 anos.

O corpo dela foi localizado dentro de uma construção na avenida Sororó, bairro Liberdade. A mulher sofreu várias pancadas na cabeça e teve o pescoço amarrado com uma blusa.

Ela saiu da casa dela no sábado (17) e iria se encontrar com um namorado, ou amante, contudo, pela manhã o corpo foi encontrada morta. 

Dentro de um dos bolsos da vítima, peritos do Centro de Perícia Científica Renato Chaves de Marabá apreendeu um cachimbo usado para aspirar pedras de crack.

Uma das linhas de investigação da Polícia é o provável envolvimento da jovem Patrícia da Silva no tráfico de drogas.

Outra provável linha de investigação é de que o amante pode tê-la matada após um desentendimento, talvez por conta do consumo de drogas.

Independentemente das linhas de investigações que a Divisão de Homicídios deve seguir, o fato é que mais uma mulher é assassinada impunemente e por se tratar de uma vítima anônima, pouca repercussão houve em torno do caso.

Associação Brasileira de Angus apresenta demandas à ministra Katia Abreu



O presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, levou demandas ligadas à produção e à exportação de carne bovina à reunião com a nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Katia Abreu, realizada nesta semana, em Brasília. Também participaram outras entidades da cadeia produtiva, como ABIEC, ABRAFRIGO, ABEG e representantes da indústria frigorífica.

Weber solicitou atenção especial da ministra à implantação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que objetiva a criação de banco de dados único das cadeias produtivas do agronegócio de todos os estados. A entidade foi a primeira na pecuária a se inscrever na PGA.

Além disso, o presidente da Angus pediu o empenho do MAPA para a abertura da cota 481, para exportação de carne bovina em condições especiais à União Europeia. “A cota 481 – High Quality Beef conta com tarifas especiais e excelente valorização para a carne de alta qualidade, oriunda de animais terminados em sistemas intensivos, e se encaixa perfeitamente no Angus produzido em nosso país, especialmente na região centro-oeste, onde predomina o sistema de confinamento” afirmou o dirigente.

“Também nos posicionamos a favor da rastreabilidade bovina como instrumento de boas práticas produtivas e pela liberação das avermectinas para bovinos. Além disso, acompanhamos os pleitos de outros agentes da cadeia da carne bovina em prol do fortalecimento da atividade, a segunda mais representativa do agronegócio brasileiro, e endossamos pedido dos frigoríficos para que o Governo Federal trabalhe na abertura de novos mercados para a carne brasileira”, assinalou José Roberto Pires Weber, ressaltando que a Associação Brasileira de Angus foi a única entidade de raça bovina presente à reunião com a ministra Katia Abreu.

“A ministra se mostrou extremamente receptiva às demandas da cadeia da carne e pediu algumas semanas para se posicionar sobre os temas mais urgentes, como a Instrução Normativa 13, que proibiu a comercialização de avermectinas”, explica o presidente da Angus.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Usuária de drogas espancada até a morte


Pat saiu com um suposto namorado e acabou morta


Entre os dois corpos oriundos do município de Marabá consta o corpo da jovem Patrícia Pereira da Silva 22 anos, que saiu de casa no sábado e o corpo dela foi localizado numa construção no final da avenida Sororó, bairro Liberdade.

A jovem, que seria usuária de drogas, segundo informações de parentes dela à Polícia saiu de casa, na travessa São Francisco, bairro Independência no sábado pela manhã acompanhado de um homem que seria amante dele e foi a última vez que foi vista com vida.

Ela foi morta por conta de fortes pancadas que sofreu na cabeça e lhe causou Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). Quem a matou, ainda colocou uma blusa no pescoço da jovem como se quisesse confirmar a morte.

Dentro de um dos bolsos da vítima, peritos do Centro de Perícia Científica Renato Chaves de Marabá apreendeu um artefato do tipo cachimbo usado para aspirar pedras de crack.

Aliás, uma das linhas de investigação da Polícia é o provável envolvimento da jovem Patrícia da Silva no mundo do tráfico e eventualmente pode ter sido morta devido ao vício.

Outra provável linha de investigação é de que o amante pode tê-la matada após um desentendimento, talvez por conta do consumo de drogas.

Independentemente das linhas de investigações que a Divisão de Homicídios deve seguir, o fato é que mais uma mulher é assassinado impunemente e por se tratar de uma vítima anônima, pouca repercussão houve em torno do caso, no que provavelmente pode ser mais um crime para entrar nos rol dos insolúveis.
Outros – Em Marabá, neste final de semana a dona de casa Marilda Pereira Falcão. Ele seguia pela rodovia BR-222, na garupa da moto com o marido dela e estaria retornando para o bairro São Félix com um balde de leite, contudo acabou falecendo por conta de um acidente de trânsito.

O marido dela, que não teve o nome fornecido para a reportagem, teria perdido o controle da moto e batido num automóvel que seguia no sentido contrário.

A mulher sofreu tantos os impactos que o corpo sofreu várias luxações e traumas a ponto de falecer no local, enquanto o marido foi socorrido e internado no Hospital Municipal de Marabá e aparentemente não corre risco de morte.

Outra vítima de acidente, no final de semana, desta vez no município de Curionópolis foi o jovem Rekson Leda Santos de apenas 27 anos.


Homicídios prevaleceram na região



Em Rondon do Pará foi morto a tiros o jovem Widolan da Silva Rodrigues, cujo foi encontrado próximo ao Clube é do Pará.

A vítima foi morta a tiros, mas tem pouquíssimas informações a respeito deste crime que tem todas as chances de se tornar mais um caso impune.

Já em Dom Eliseu foi morto a tiros José Maria Ferreira Pinto, 24 anos, enquanto que em Parauapebas foram assassinadas duas pessoas.

São elas: Alexandre Gonçalves Pena, 17 anos, morto a tiros e Ermerson Hiago Santos Barbosa, também morto a tiros.

Enquanto que em Canaã dos Carajás, munícipio vizinho à Paraupebas, foi morto a tiros Wandson Neres 27 anos e por fim, Erliton Teles Gomes 32 anos, morto com vários golpes de arma branca. (E.S.)