quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chacina da Estiva: Polícia caça matadores de colonos



Policiais civis e militares fecham o cerco na região da Estiva, em Redenção, para tentar prender quatro acusados de matar seis pessoas de uma mesma família, em crime que está sendo chamado de Chacina da Estiva.

As mortes aconteceram na noite de segunda-feira (16) e madrugada de terça-feira (17), ocasião em que foram assassinadas com vários golpes de terçado, foices, e arma de fogo.

Naquela ocasião foram mortas: Washington Miranda Muniz, a esposa dele, Leidiane Sousa Soares, além dos filhos menores; Júio César, 15, Samylla Letícia, 13, Wesley Washington Sousa Muniz, 9 e um sobrinho do casal Mateus Sousa Barros 15 anos.

Eles moravam em um lote na localidade Estiva e que também estava sendo pleiteado pelo cabeleireiro Oziel Ribeiro de Moura, que também se intitulava dono do lote que teria sido despejado dias antes ao crime por uma associação de trabalhadores rurais daquele acampamento.

Ocorre que o cabeleireiro, segundo investigação da Polícia Civil, que está sendo conduzida pelo delegado Antonio Miranda Neto se juntou ao irmão, Oliveira Ribeiro de Moura, que por sua vez chamou outros dois amigos, os irmãos Dione e Tonho e assim se juntaram para cometer a chacina.

Mataram as vítimas com todos os requintes de crueldade, perversidade possíveis, tanto que desfiguraram os corpos ante à quantidade de golpes de arma branca aplicados neles. 

Um quinto acusado, o colono Dovile Azevedo Belém, conhecido por “Cabeça”, que também é morador do acampamento, teria emprestado foices e facões para os irmãos. Ele é o único preso até o momento. As buscas prosseguem no local por tempo indeterminado, segundo informou o delegado Antonio Miranda Neto.


Assassinados a golpes de faca



Logo na primeira noite de Carnaval em Marabá, uma briga generalizada que aconteceu em frente a movimentada boate do bairro São Felix terminou na morte de duas pessoas e uma terceira esfaqueada.

As vítimas fatais, literalmente se mataram, pois um deles, o Francimauro Trindade Costa, 21 esfaqueou o desafeto dele, o Tairone Jhonatan Inácio Oliveira 20 anos e foi esfaqueado por um amigo deste. 

A briga, teria se originado por conta da uma disputa de uma mulher que estaria acompanhada com um dos acusados. 

Por conta desta briga e do duplo homicídio a Polícia Militar daquele bairro acabou prendendo os irmãos Francisco de Assis dos Santos e José de Ribamar dos Santos, ambos moradores da rua Madureira, s/n, Km 01, São Félix, que seriam apontados como autores do duplo homicídio.


Estes dois ficaram de ser autuados por homicídio qualificado, muito embora neguem as respectivas participações nas mortes.


Latrocínio – O outro crime que aconteceu em Marabá neste período carnavalesco foi a morte do ambulante Fernando Pereira da Silva, 25 anos, assassinado a tiros na madrugada desta quarta-feira (18), no bairro Belo Horizonte e voltava da venda de cervejas, no bairro Novo Horizonte. Ele pode ter sido vítima de latrocínio já que retornava para a casa dele com a renda da venda de cervejas.

Do Facão - Ainda em Marabá, foi assassinado, na última segunda-feira (16), com vários tiros, provavelmente de pistola calibre 380, o braçal Antonio Aldivino Marques, o “Doido do Facão”, 34 anos, crime que aconteceu no bairro Jardim União. 


Já na Folha 25 foi assassinado com um tiro de espingarda cartucheira, o braçal e usuário de drogas Reginaldo Silva Costa, 43 anos. Um adolescente enteado dele seria o autor deste crime. Isto é que é parente. 


De provável causa natural, faleceu na última terça-feira (17) a dona de casa Edna Ribeiro da Silva de 43 anos. Ela estava internada no Hospital Municipal de Marabá (HMM). 


Descarga – No último sábado (14) morreu no Hospital Municipal de Marabá o idoso José Miguel da Silva de 67 anos. Ele sofreu uma forte descarga elétrica, na casa dele, no bairro Liberdade. Foi internado, mas não resistiu.


A dona de casa Velzani Feitosa Dias, 34 anos pode ter cometido suicídio no bairro Nossa Senhora Aparecida, na madrugada desta quarta-feira (18). Ela ainda foi socorrida, mas faleceu no Hospital Municipal de Marabá. 


Outros – O IML necropsiou outros corpos de municípios circunvizinhos, entre eles o que restou de um corpo que foi localizado na vicinal Pão Torrado, município de Moju.

Os restos mortais foram localizados numa camionete que pertence a uma locadora do Maranhão, cujo veículo pode ter sido usado por assaltantes que na semana passada roubaram o Banco do Brasil de Baião e usaram aquela estrada vicinal como rota de fuga.

Já a jovem Geise Silva Amorim, 21 anos, Mário Walter Freitas Souza, e Célia de Jesus Silva Pinto, 40, vítimas de acidentes de trânsito. Estavam internadas no Hospital Regional Publico do Sudeste, onde faleceram.

Também em Marabá, morreu a pequena Maria Gabriele Ferreira da Silva, de apenas 7 anos. O laudo cadavérico apontou como causa da morte indeterminada.

Outra criança que foi necropsiada no IML tinha apenas sete meses de vida. Neste caso foi o bebê Fernando da Silva Veloso, que em verdade estava no colo da mãe quando foi alvejado a tiros, fato que aconteceu na última segunda-feira em Curionópolis.

Do município de Dom Eliseu, o IML de Marabá necrospiou o corpo de Manoel do Espírito Santo, 32 anos, vítima de arma de fogo.

Já em Tucuruí, morreu vítima de arma branca, o braçal Maurício Pereira Rosa. O caso está sendo investigado pelo delegado Victor Costa Lima Leal.

Neste mesmo município, morreu, também com golpes de arma branca, Orlando dos Santos Souza, 55 anos. A delegada Rosinara Abreu investiga do crime. 

De Tucumã, deu entrada o corpo de Antonio do Nascimento Bezerra, 34 anos que teria cometido suicídio.

Por sua vez, do município de Goianésia do Pará deu entrada no IML, na última segunda-feira o corpo de Luiz Gomes da Silva Filho 48 anos, vítima de homicídio por meio de arma branca.

Rondon do Pará enviou o corpo da dona de casa Gercilene Pereira Araújo. Ela sofreu traumatismo crânio encefálico e o caso está sendo investigado pelo delegado Jailson Lucena da Silva.

Já em Novo Repartimento, o delegado Alenson Marlon Tavares Lameira tem a difícil missão de tentar identificar os restos mortais de um corpo que foi localizado naquele município neste Carnaval. A vítima pode ter sido assassinada a tiros. Os restos mortais devem ser submetidos a exames de DNA. 


‘Metralhas’ presos 



Policiais militares do destacamento do bairro São Félix, prenderam Jailton Costa Cabral e apreenderam o irmão dele, um adolescente de 17 anos.


Eles foram identificados como sendo os autores de um roubo que aconteceu na tarde da última segunda-feira a uma farmácia de Marabá de onde roubaram 14 aparelhos de celulares, a maioria smartfphones de última geração das marcas Sony e Samsung.

Durante o roubo, que durou poucos minutos os dois acusados agiram como muita violência e a todo instante ameaçavam atirar nas pessoas que estavam na farmácia.

Não contavam, porém que horas mais tarde um deles seria preso, no caso o maior de idade, 
Ambos foram capturados quando caminhavam pelo bairro São Felix. A guarnição do Destacamento daquele bairro, comandada pelo cabo Divaldo Sousa Costa se encarregou desta prisão e apreensão.

Com os acusados os militares recuperaram de imediato, sete telefones celulares que teriam sido roubados da farmácia, inclusive os respectivos números de séria conferem com os descritos em Boletim de Ocorrência.

Bem que os acusados tentaram negar o roubo, mas foram identificados pelas imagens do circuito de segurança da farmácia, além das imagens, pesam contra eles o fato de não saberem a origem dos telefones celulares.

Por conta destes indícios, o delegado plantonista Rayrton Carneiro Santos autuou o maior por roubo e contra o adolescente foi lavrado um Auto de Ato Infracional semelhante a roubo e ele ficou de ser internado do Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM).