quinta-feira, 8 de maio de 2014

Assaltantes furtam moto do pátio do DMTU

Assaltante desdenha da imprensa e dá o cotoco

Motos foram localizadas com os acusados





Policiais civis de Marabá, prenderam três pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que furtava motos do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). Dois são irmãos, o terceiro foi autuado por receptação culposa. Um quarto integrante seria adolescente e está foragido.

Foram presos os irmãos, Gilson e Jean Viana dos Santos, além do comparsa deles, Josué Gaia Pantoja, o “De Belém”, todos capturados no bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por “Invasão Coca cola”. O adolescente, irmão dos dois primeiros acusados estaria foragido em Goiânia.

Estes acusados teriam cometido vários de motos que estavam apreendidas no pátio, localizado na Folha 17, Nova Marabá, está apinhado de motos e carros.

Os acusados detectaram um ponto vulnerável em um portão, onde quebraram o cadeado e cometeram os furtos, contudo, o caso veio à tona por conta de uma das motos furtadas ter sido localizada circulando nas ruas de Marabá.

Trata-se de um Fan, 150, placa NSI-8658, registrada em nome de Josenira da Costa Pereira. A mulher foi procurada por Joab Pereira de Sousa que comprou a moto e queria saber a origem da moto.

A mulher informou que a moto havia sido roubada, recuperada e estava apreendida no pátio do DMTU. Ocorre, que na verdade, a moto havia sido furtada e estava circulando normalmente.

O caso foi denunciado ao delegado licenciado, Alberto Henrique Teixeira de Barros, que por sua vez denunciou ao delegado municipal Carlos Eduardo Vieira.

Diante desta informação a equipe plantonista da Seccional Urbana da Cidade Nova, à frente os investigadores, Nelson da Silva Costa e Pedro Raimundo Correa de Sousa, fez várias diligências até detectar toda a cadeia criminosa até chegar aos acusados.

Eles foram presos no bairro Nossa Senhora Aparecida, Nova Marabá, sendo que o “De Belém”, confirmou que ter comprado a moto dos irmãos e acabou entregando os comparsas, que também moram no bairro 

Contudo, quando presos, os acusados demonstravam total desdém às autoridades e à sociedade e quando viam as lentes dos acusados, cobriram o rosto e deram o cotoco.

Os acusados foram autuados em flagrantes por formação de bando, ou quadrilha, receptação culposa e corrupção de menor, contudo, futuramente, podem ser indiciados por furto, tendo em vista que um inquérito policial foi aberto para apurar os furtos.

De acordo com o delegado Carlos Eduardo, os acusados confessaram ter cometido os furtos por conta e risco e que não houve nenhuma colaboração interna.


Cinegrafista roubado e assaltantes presos


Quando circulava pela Folha 18, nesta terça-feira, o cinegrafista Misaque Pires acabou sendo vítima de uma dupla de assaltantes. O roubo aconteceu por volta das 20 horas, e minutos após, policiais militares prenderam os dois acusados.

Pires, contou para policiais que os dois assaltantes apontaram um revólver calibre 38 e lhe roubou um telefone celular.

Acuado, a vítima denunciou o caso a um cabo da Polícia Militar, que por sua vez, iniciou um grande cerco na Nova Marabá, que culminou com a prisão de dois acusados, são, a saber: Valdemir Sena Santos e Fabiano Gomes da Silva.

Os dois acusados trafegavam numa moto quando tentavam fugir dos policiais. Eles foram presos próximo ao antigo Quilômetro Seis, Nova Marabá.

Conduzidos até a Seccional Urbana da Cidade Nova, ambos foram reconhecidos pela vítima e acabaram sendo autuados em flagrante pelo delegado plantonista, José Humberto de Melo Júnior e estão à disposição da Justiça.


Policiais não aceitam suborno é prende traficante 


A guarnição da Polícia Militar, composta pelo cabo Edson Rodrigues da Silva e soldados, Jeremias Galvão e Emerson Fonseca prendeu o acusado de tráfico de drogas Cleiton Guida dos Santos.

Este acusado teria trocado um telefone celular por três pedras de crack com um usuário de drogas identificado pelo prenome Alex, o “Milanga”.

O aparelho teria sido roubado de um morador do bairro Bela Vista, cuja identidade não foi fornecido para a imprensa.

Ele contou aos policiais que o “Milanga”, furtou o aparelho, quando foi contratado para fazer um serviço de carpina do quintal.

Os militares ainda tentaram localizar o “Milanga”, mas não conseguira, contudo levantaram que o telefone celular teria sido trocado por três pedras de crack com o acusado, Cleiton dos Santos.

Quando interrogado, o acusado negou o crime, contudo, os militares localizaram o telefone celular da vítima.

Preso, o acusado tentou se livrar da Justiça e a caminha da Seccional Urbana da Cidade Nova tentou subornar a guarnição. 

“Vamos resolver por aqui, tenho quinhentos reais para dar pra vocês”, contudo, os argumentos do acusado só serviram para complicar ainda mais a situação dele, já que foi autuado por corrupção ativa e receptação culposa pelo delegado José Humberto de Melo Júnior.


Adolescentes comentem atentado 


Em Marabá os criminosos estão cada vez mais audaciosos e cometem os crimes à luz dia e em plena via publica.

Um destes atentados foi protagonizado por dois adolescentes de 17 anos, que tentaram matar três desafetos deles, fato que aconteceu no início da semana. 

Os dois adolescentes se deslocaram da Vila Nova Canaã, conhecida por “Vila do Rato”, em direção ao bairro Cabelo Seco, onde atiraram nos primos Walisson e Kaipi Jardim Siqueira, mas não acertaram os alvos. 

Em seguida, os adolescentes quando retornavam para a Vila Nova Canaã se depararam como terceiro desafeto, o Winisson Barroso da Silva, 19 anos, que seguia para rua Barão do Rio Branco.

Winisson da Silva contou aos policiais comandados pelo cabo Luciberg José Paiva que os dois adolescentes tinham atirado nele e que só escapou porque se escondeu atrás de um carro.

Foi ele quem informou onde ambos estavam. De posse destas informações, os militares foram até a casa na “Vila do Rato” e apreenderam os dois adolescentes, bem como localizaram a moto usada por ambos.

Tanto, a moto, quanto os dois adolescentes foram conduzidos até a Seccional Urbana da Cidade Nova. Contra os dois acusados, o delegado José Humberto de Melo Júnior lavrou Auto de Ato Infracional (AAI) e recomendou a internação de ambos no Centro de Internação do Adolescente Masculino (CIAM).


Criança vítima de bala perdida


Sentar na porta de casa para um conversa no final de dia, nos dias atuais, é sempre perigoso, sobretudo em áreas periféricas de Marabá consideradas de risco como a Folha 6, Nova Marabá.

Pra se ter uma idéia da periculosidade deste ano, uma criança de doze anos foi vítima da bala perdida, fato que aconteceu no início deste mês.

O caso foi registrado pela mãe da criança. Ela contou a filha estava sentada na porta da casa com uma prima, de 16 anos, quando ambos ouviram dois estampidos de tiros.

Ato contínuo, a filha foi atingida na cabeça. A jovem, ainda estava consciente quando foi socorrida e ambas informaram que ouviram os dois tiros e em seguida a criança foi alvejada.

A criança foi socorrida e internada no Hospital Regional. O caso dela inspira cuidados, uma vez que foi atingida na cabeça.



Assaltante preso após telefone tocar


Entre os flagrantes registrados nas últimas 48 horas em Marabá constam a prisão do acusado de ser assaltante, Wanderson Lopes Gonçalves, que foi flagrado com celular de última geração e que teria sido roubado na Nova Marabá.

Ele foi preso na noite da última segunda-feira (5), por volta das 23 horas, logo após ter roubado uma mulher, fato que aconteceu na Folha 16, Nova Marabá.

A vítima, Renata Pereira Barbosa foi roubada na Folha 16, Nova Marabá. O acusado estava numa moto Factor, placa NSY-9968 e foi abordado pelos policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) Gerson Nascimento e Fabrício Torres.

Os militares tomaram conhecimento que um roubo tinha acabado de acontecer na Folha 16, Nova Marabá e quando seguiram para o local, se depararam com o acusado, que foi obrigado a parar a moto.

Quando indagado pelos militares a respeito do celular, em princípio Wanderson Gonçalves disse que lhe pertencia. Os policiais pediram para ele desbloquear o aparelho, mas o acusado informou que tinha esquecido o padrão de desbloqueio.

Em seguida, o acusado informou aos policiais que o celular pertenceria à namorada dele. Desconfiados, os militares indagaram onde esta suposta namorada morava, sendo que o acusado disse que não sabia.

Os argumentos do acusados não convenceram aos policiais, e, finalmente “a casa caiu” para o acusado quando o telefone tocou.

Na outra ponta seria o marido da vítima, Renata Barbosa que informou aos policiais do roubo que tinha acabado de acontecer.

Diante desta constatação óbvia, o acusado foi conduzido até a Seccional Urbana da Cidade Nova onde foi autuado em flagrante pelo delegado José Humberto de Melo Júnior e está à disposição da Justiça. 

Outros – A dona de casa Francisco Lima Sousa está indignada com a onda de roubo que acontece em Marabá.

Ela relatou que estava em frente da casa dela, na Folha 33, quando um assaltante se aproximou e lhe roubou um telefone celular.

Igualmente aborrecida está a dona de casa, Marília Costa Amorim. Ela também contou na Seccional Urbana da Cidade Nova que foi vítima de roubo.

Dois assaltantes lhe abordaram quando ela saía de um cyber café na Folha 16, sendo que os ladrões levaram dela um telefone celular de última geração, documentos pessoais e míseros R$ 10,00. 

Nestes últimos dois casos a Polícia ainda não identificou e nem prendeu nenhum dos suspeitos. 




  





quarta-feira, 7 de maio de 2014

Polícia conclui caso Calixto



A Polícia concluiu o inquérito que apurou o crime de latrocínio, cuja vítima foi o odontólogo Calixto José Yaghi, 66 anos. Pelos menos cinco pessoas foram indiciadas, sendo que quatro acusados estão presos: Ronivon Dias de Sousa, Neemias Lopes da Silva, Valdione Francisco da Silva e um adolescente de 17 anos. O quinto acusado Marco Xavier Nascimento pode ser preso a qualquer momento.

O inquérito, presidido pelo delegado Rayrton Santos Carneiro levantou que o acusado Ronivon de Sousa, juntamente com o adolescente de 17 anos, mataram o odontólogo Calixto Yaghi e para tanto, aplicaram um golpe o “mata leão”, oriundo do Mixed Martial Arts (MMA) que sufoca a vítima até que esta desmaie e morra.

A vítima foi morta na casa dela, na Folha 30, Nova Marabá. Os acusados tiveram tempo de ir à casa do adolescente, apanharam uma enxada, retornaram para a casa da vítima, onde apanharam o corpo, colocaram no carro do odontólogo e rumaram para o assentamento 26 de março, onde sepultaram numa cova rasa.

Dias após o crime, como se nada tivessem cometido, os acusados gastaram o dinheiro da vítima e fizeram varias compras com cartões de cheque e cartões, em várias lojas em Marabá, entre elas uma rede de farmácias e uma rede de supermercados.


Todos os acusados, segundo a investigação, tiveram participação direta, ou indireta. O Ronivon Dias, bem como o adolescente foram autuados por latrocínio, enquanto Neemias da Silva, Valdione da Silva, todos presos, foram indiciados por homicídio doloso, bem como ao Marco Xavier, que segue em liberdade.

O inquérito, como mais de cem páginas ficou de ser entregue à Justiça nesta terça-feira e deve ser encaminhado à juíza, Elaine Oliveira Neves, substituta da 5ª Vara Penal e ao juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Eduardo Antonio Martins Teixeira, ambos titulares do caso.

No crime, ainda de acordo com o inquérito, cada um dos acusados teve um papel definido. Os dois primeiros, Ronivon Dias, que mantinha um relacionamento homoafetivo com a vítima e o adolescente mataram. Os outros três foram responsáveis em como gastar o dinheiro da vítima, inclusive, o Neemias da Silva quem orientou como usar os cheques da vítima.

Valdione da Silva, cadeirante, tinha a tarefa de tentar vender o carro da vítima, mas não o conseguiu tendo em vista que foi preso antes. Vale lembrar, que a Polícia conseguiu localizar diversos objetos roubados do odontólogo com os acusados, caracterizando a receptação e o latrocínio.


Presos 

Ronivon Dias de Sousa
Neemias Lopes da Silva
Valdione Francisco da Silva
Um adolescente de 17 anos
Foragido: Marco Xavier Nascimento


Acusado comprou moto e não pagou


A juíza titular da 3ª Vara Cível de Marabá, Maria Aldecy de Souza Pissolati, em despacho, no último dia 25 de abril, deferiu liminar de busca e apreensão de uma moto CG-Titan, preta, placa JWB-5867, comprada em 2008 por um dos acusados de ter participado do latrocínio cuja vítima foi o odontólogo, Calixto José Yahi 66 anos.

Com esta decisão, a magistrada acolheu os argumentos do Banco Finasa S/A e agora, em tese a moto encontra-se interditada e pode ser apreendida a qualquer momento. 

A petição aponta que o acusado, contraiu o financiamento por meio do contrato de nº 420117194.558500146 e previa a alienação fiduciária, em outras palavras, a moto só deveria ser transferida para o nome do acusado, quando Neemias da Silva quitasse o bem, entretanto os pagamentos foram cessados na 12ª parcela, sendo que restavam 36 parcelas de R$ 202,48  a ser quitadas, o que perfaz o montante de R$ 7.491,76.

Diante destes argumentos, a magistrada entendeu que o Banco Finasa S/A tinha razão e deferiu liminar em favor desta, bem como determinou mandado de busca e apreensão do bem indicado, no caso a moto.

“Presentes os requisitos autorizadores da medida, nos termos do artigo 3º, do Decreto Lei nº 911, de 01 de outubro de 1969, que trata da alienação fiduciária e dá outras providências, com as alterações da Lei nº 10.931/04, porquanto a relação contratual e a inadimplência defiro a medida liminar de busca e apreensão do bem descrito na inicial”, narra trecho da decisão.
Evidentemente que o acusado, caso queira se defender em juízo, tem 15 quinze dias, contudo, caso opte em quitar a dívida, pode fazê-lo em no máximo cinco dias a partir da publicação da liminar, o que em tese se esgotou e não há despacho algum neste sentido. (E.S.)