quinta-feira, 24 de maio de 2012

Delegado Francisco Bismarck experimenta a ponta da lança




Francisco Bismarck, afastado até terminar inquérito policial







O afastamento do delegado Francisco Bismarck Borges Filho, da delegacia municipal da 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá ecoa dentro da Polícia Civil e causa repulsa em diversos delegados do sul e sudeste do Pará.

Para quem não se lembra o delegado Francisco Bismarck atirou três vezes no suspeito de ser traficante Wellington Gutemberg Pinheiro de Oliveira 22 anos, na quarta-feira da semana passada (16) durante uma abordagem policial.

Muitos destes delegados, temendo represálias, não declaram abertamente a indignação que sentem por conta do episódio, mas tomam medidas protetivas e se mantém em gabinetes, ou dentro das delegacias.

O recolhimento, segundo estes delegados, não se dá por medo, mas por cautela, uma vez que se envolverem em troca de tiros que culminarem com a morte de suspeitos podem ser incriminados, quando na verdade estão suscetíveis a tais eventos em função da profissão.

Baleamento – O delegado Francisco Bismarck, entre outras informações o policial contou em inquérito que o então suspeito partiu para cima dele para desarmá-lo e para se defender atirou. Wellington de Oliveira morreu na madrugada do último sábado (18).

O suspeito estava sendo investigado acusado de integrar uma quadrilha de traficantes que agia em Marabá.

Pesava contra ele a acusação de ter matado o sem teto Bruno Barbosa Oliveira Gonçalves, crime que aconteceu no dia 7 de março de 2009, inclusive havia sido pronunciado no início do mês de fevereiro do ano passado e poderia ser julgado em breve.

“Agora querem dizer que o suspeito era microempresário e transformar o delegado em vítima”, narra um investigador que preferiu não ser identificar.

Para a delegada Bruna Paolucci Tarallo, que retornou esta semana para a Divisão de Homicídios de Marabá (DHM) o episódio envolvendo o delegado causa revolta entre os delegados, pois quando o profissional precisou de apoio foi afastado do cargo.



“Há muito tempo que não saio da delegacia, pois caso aconteça algo dessa natureza comigo posso ser retaliada, ao invés de receber apoio”, comenta.

A policial vai mais além: “já pensou se o delegado fosse desarmado e baleado pelo suspeito?”,indaga afirmando que o policial se defendeu de uma ameaça real e iminente.

Praticamente todos os policiais abordados pela reportagem se mostraram indignados e revoltados com a situação, uma vez que eles também podem se envolver em situação semelhante e acabarem sendo punidos.

No início dessa semana o delegado Francisco Bismarck foi afastado do cargo e está à disposição da Polícia Civil de Belém. Ocupa interinamente o cargo o delegado José Humberto de Melo Júnior.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Assaltantes de banco presos em Belém e Marabá




Assaltantes esbanjaram dinheiro e acabaram presos




Os seis acusados de integrar uma quadrilha de roubo a banco de Novo Repartimento, no início do mês de maio deste ano estão presos em Belém e Marabá.
Os seis integrantes foram presos no início da manhã da última quinta-feira (17) em Altamira, Pacajá e Bom Jesus do Tocantins. Resta à Polícia prender outros cinco assaltantes que teriam participado do assalto.
Entre os acusados presos está um sargento da Polícia Militar, Marivan Costa, que teria repassado informações privilegiadas aos assaltantes, como a movimentação da Polícia na região, bem como a cronometragem do helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer). (Ver Box)
Com os acusados os policiais localizaram parte do armamento usado no assalto, cerca de R$ 20 mil, além de celulares e motos novas que teriam sido comprados com o dinheiro roubado dos dois bancos.
Na casa da acusada Verineide Costa Ferreira, moradora de Pacajá, os assaltantes realizaram três reuniões preparatórias antes de realizarem o assalto. Teria sido na casa dela que as armas foram escondidas.
No dia 5 de maio, no sábado, os assaltantes realizaram um churrasco na casa dela em comemoração ao roubo bem sucedido.

A acusada nega tal comemoração, assim como alegou que não conhece nenhum assaltante, contudo dois deles desmentiram a acusada e confirmaram que ela participou dando apoio logístico ao bando e ficou com R$ 50 mil do dinheiro roubado.
A acusada está presa no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama) em Marabá, sendo que os outros cinco assaltantes estão presos em Belém, sendo que o sargento Marivan Costa está custodiado no Presídio Anastácio Neves e pode ser expulso da Polícia ao final do processo.



Presos



Marivan Costa Rua

Diego Drosdoski Ladislau

Lenilson dos Santos Lima, o “Playboy”

Elenilton Lima dos Santos, o “Loiro”

Yuandra Gadelha Freitas Rua

Verineide Costa Ferreira



Apreensão



2 Pistolas 0.40

1 Revólver calibre 38

1 Moto Biz nova

2 Carros

8 Celulares novos

20 mil em dinheiro

20 Bois