terça-feira, 5 de junho de 2018

Destino de adolescente segue indefinido





O juiz Marcio Teixeira Bittencourt, juiz titular da 2ª Vara Civil e Empresarial de Marabá, e acumulando temporariamente a Vara da Infância e Adolescência deve definir o destino do adolescente de 13 anos, acusado de ter matado com dois tiros de espingarda cartucheira o próprio irmão dele, Raimundo Santos Pereira, 43 anos.

O crime aconteceu na manhã da ultima segunda-feira (4), no bairro Filadelfia. A vítima ainda foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal de Marabá (HMM) onde faleceu. Já o adolescente, alegou para os parentes, que atirou em legítima defesa ou para defender uma irmã dele, que estava prestes a ser estuprada pelo irmão tarado.

Por conta deste ato infracional, o adolescente foi apreendido por uma equipe da Polícia Militar comandada pelo tenente Aureliano. Ainda na tarde de segunda-feira, o adolescente foi encaminhado para a Seccional Urbana da Nova Marabá onde foi submetido a procedimento equiparado a homicídio pelo delegado plantonista Erivaldo Campelo.

A peça foi apresentada à promotoria da Infância e Juventude Ligia Valente do Couto de Andrade Ferreira. Por se tratar de um caso envolvendo adolescente o processo tramita em segredo de Justiça.

Até o final da tarde de ontem o adolescente seguia custodiado numa cela improvisada na Seccional Urbana da Nova Marabá, uma vez que o juiz ainda não tinha definido o destino dele, se a internação, ou impronúncia, uma vez que todos os parentes do jovem confirmaram que a vítima era bastante agressiva e que costumava ameaçar de morte todos os parentes, especialmente quando ingeria bebida alcoólica.




segunda-feira, 4 de junho de 2018

Nova reintegração da Fazenda Cedro em Marabá




AgroSB deve implementar projeto de pecuária e lavoura na Cedro



A Fazenda Cedro, localizada na zona rural de Marabá, no Pará é reintegrada novamente por determinação do juiz titula da Vara Agrária Regional, Amarildo José Mazutti. Militares do Comando de Missões Especiais (CEM) e do Grupo Tático Operacional (GTO) auxiliam a Justiça neste cumprimento de mais uma liminar em favor da Agropecuária Santa Bárbara (AgroSB).

Esta é a segunda vez, em menos de seis meses que a fazenda é reintegrada. Em novembro de 2017, o Poder Judiciário, cumpriu liminar expedida em maio de 2009 e reintegrou a Fazenda Cedro. Entretanto, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) descumpriram a ordem judicial e ocuparam a fazenda em março de 2018. Por isso, a AgroSB acionou novamente o Poder Judiciário que determinou, mais uma vez, a desocupação da fazenda.
Segundo a assessoria de comunicação da AgroSB, as  fazendas (Cedro, Fortaleza, ambas em Marabá e Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás são produtivas e geradoras de emprego na região até 2008, quando passaram a ser invadidas pelo MST.

Durante uma década, a AgroSB documenta e registra o rastro da destruição em suas terras: funcionários ameaçados e até mesmo sequestrados, gado abatido criminosamente, casas e máquinas agrícolas incendiadas, pastos e currais colocados abaixo e escolas depredadas.

Ao reassumir a posse da Fazenda Cedro, a AgroSB iniciará a reconstrução do seu projeto, com a geração de centenas de empregos em Marabá e cidades vizinhas, proporcionando renda e dignidade aos trabalhadores, além de educação para eles e seus filhos.

O comércio regional também será beneficiado com a compra de máquinas, equipamentos e insumos, assim como os municípios devido ao recolhimento de tributos. Os benefícios são, assim, de todos, inclusive do estado do Pará.

Fundada em 2005, a Agropecuária Santa Bárbara é uma das empresas mais relevantes no mercado agrícola e de pecuária do Brasil. Com um total de cinco complexos de fazendas, suas estruturas abrigam mais de 900 empregados diretos e geram, por estimativa, mais de 10 mil empregos indiretos.

Com preocupações educacionais e ambientais relevantes, a AgroSB montou escolas em suas propriedades para a educação de jovens e cursos profissionalizantes e realiza a integração lavoura-pecuária com cuidados com o meio ambiente.