quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Prefeitura inaugura creche da Folha 6




A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entrega às 16 horas de sexta-feira (16), mais um Núcleo de Educação Infantil (NEI) para a comunidade. Localizada na Folha 6, a creche “Marluse Ferreira da Silva” tem capacidade para 240 crianças e conta com uma superestrutura para que as mães deixarem seus filhos enquanto estão no trabalho.

Além das salas de aula, o Núcleo de Educação tem sala de informática, brinquedoteca, anfiteatro, recreio coberto, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

De acordo com Heide Castro, secretária-adjunta de Educação, os benefícios sociais da nova creche são diversos. “Os pais e as mães estarão deixando os filhos em um espaço adequado, amplo e acolhedor”, disse, complementando que com certeza o rendimento das crianças e da equipe será melhor. 

A creche atenderá crianças de 3 a 5 anos, as quais atualmente estão estudando em um prédio alugado pela Semed. “Esse novo espaço com as salas climatizadas, está todo mobilidade para atender as crianças da Folha 6 e adjacências”, informou a secretária adjunta.  

Orçado em R$ 1.262.755,33, o NEI “Marluse Ferreira da Silva” é um dos cinco com metodologia tradicional de construção, já que a maioria das creches que estão em construção é de metodologia Light Steel Frame (LSF), um sistema construtivo com elementos metálicos para paredes e coberturas, formados por quadros estruturais de perfis leves de aço zincado, fazendo com que a construção seja mais rápida.

Outras

No último mês de agosto, a prefeitura entregou à comunidade a primeira das 22 creches que estão sendo construídas no município, agora chamadas de Núcleos de Educação Infantil (NEI). 

O NEI “Raimunda Oliveira Rocha”, que foi construído no Residencial Tiradentes, em Morada Nova, com capacidade também para 240 crianças.  

Atualmente dos 37 NEIs existentes no município, apenas três funcionam em prédios próprios, construídos ao longo de mais de um século de existência da cidade. Vinte e seis estão em prédios alugados, oito em prédios cedidos e três em anexos. 

Assim, a construção de 22 creches em Marabá pelo prefeito João Salame, além de garantir atendimento mais digno às crianças em idade escolar, também significará considerável economia para os cofres públicos.