quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ibama multa TAM por maltratar animais

A TAM Linhas Aéreas S.A. foi multada pelo Ibama nesta quarta-feira (19) em R$ 5 mil por maus-tratos contra dois periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus), em Belém, no Pará.
A empresa aérea foi contratada por um farmacêutico industrial, no final do ano passado, para transportar as aves do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ao terminal de Val-de-Cães, na capital do estado. Os pássaros deveriam seguir em um voo direto, com duração de três horas e meia, mas acabaram despachados por engano para Fortaleza, no Ceará, levando mais de 18 horas para chegar ao destino.
De acordo com o veterinário que examinou os bichos após o desembarque, eles apresentavam sintomas de estresse e dispinéia (falta de ar) em razão das condições da viagem. Durante todo o tempo em que estiveram em poder da empresa, as aves permaneceram fechadas numa caixa pequena e escura, com limitação de comida e água.
“A empresa submeteu os animais a uma situação de sofrimento e privação”, concluiu o chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, Leandro Aranha, que analisou a denúncia apresentada ao órgão ambiental pelo dono dos pássaros.
O envio de cargas vivas para destinos errados, cancelamentos de embarques ou transporte por voos mais longos, quando existiam opções mais breves, não são eventos raros entre as empresas do setor. A autuação, porém, fica prejudicada se as provas dos maus-tratos não são colhidas no momento. Por isso, o Ibama recomenda as pessoas que passarem pelo mesmo problema que encaminhem suas denúncias com a documentação do embarque dos animais e o exame veterinário feito logo após o trauma.
Periquitos-australianos não são nativos da fauna silvestre brasileira, mas a legislação ambiental do país os protege contra crueldade e maus-tratos. A multa é de até R$ 3 mil por bicho maltratado e a pena pode chegar a um ano de detenção. A empresa não se pronunciou a respeito da multa.

Nenhum comentário: