sexta-feira, 15 de junho de 2012

Barragem deixa moradores sem água em Jacundá



Barragem construída em cima de escombros rompe (Foto: Antonio Barroso)






Desde a última terça-feira (12) os moradores da cidade de Jacundá estão sem água nas torneiras tudo por conta do rompimento da barragem construída no rio Arraia.



A Prefeitura entregou a obra em dezembro do ano passado e em menos de seis meses apresenta o primeiro problema estrutural.

Três infiltrações causaram o estrago na estrutura de concreto.



Com isso, o nível da água do reservatório baixou e comprometeu o abastecimento de pelo menos 80% dos domicílios Jacundaenses.



A construção da barragem de captação de água é uma obra de responsabilidade da empresa Fuso Engenharia, a quem coube a construção do complexo de obras que incluem a estação de tratamento de água e a estação de tratamento de esgoto da cidade, orçadas em mais de 15 milhões de reais. E que está com o cronograma de execução atrasada.



Entregue pelo prefeito Izaldino Altoé no final de dezembro do ano passado, cujo acompanhamento teve a participação dos vereadores de Jacundá, a obra era a primeira etapa realizada para levar água tratada para as torneiras das casas. A reportagem esteve no local, na tarde de quinta-feira, 14. Lá, havia uma dezena de homens trabalhando para solucionar o primeiro problema e tentar normalizar a distribuição de água. Segundo explicou um dos responsáveis pela Cosanpa, a distribuição de água está prevista para ser normalizada neste sábado.



Já a estrutura da barragem, construída em cima das ruínas de uma antiga barragem, que à época não suportou a pressão da água por muitos dias, necessitará de mais tempo. A primeira providência, de acordo com um encarregado da Fuso Engenharia, foi desviar o leito do rio Arraia para permitir os trabalhos de reparos na região afetada. Na segunda fase, a equipe da empreiteira vai fazer uma avaliação do problema e depois realizará um planejamento para executar os reparos necessários.

Nenhum comentário: