segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeitura inaugura primeiro NEI de Marabá









O sábado passado (29) deve entrar para a história de Marabá como a data em que o município recebeu o primeiro Núcleo de Educação Infantil (NEI). Sob a administração do prefeito João Salame, moradores do residencial Tiradentes agora podem deixar os filhos num ambiente saudável e apropriado para a educação infantil.

Neste residencial, moram  1.410 famílias contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Outros 21 NEI's estão sendo construídos em Marabá, tanto na zona urbana, quanto na rural.

No residencial Tiradentes  o NEI "Raimunda Oliveira Rocha", nome dado em alusão à falecida professora, pessoa bastante comprometida com a educação do município. Ela morava em Morada Nova, bairro vizinho ao residencial Tiradentes.


Construído com recursos oriundos do Programa Nacional de Reestruturação, a obra consumiu um aporte de recursos da ordem de R$ 1.823.374,00 sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Marabá. O NEI deve atender, neste primeiro momento, pelo menos 250 crianças.

A inauguração deixou muito contente Alexandrina Nunes dos Santos, 63 anos, avó de um casal de irmãos que irá estudar na creche. Muito emocionada e quase sem voz, ela resumiu em duas frases sua satisfação: “Muito linda. É uma bênção do Senhor”.

O mesmo sentimento dominou a dona de casa Érika Carvalho de Souza, mãe de sete filhos. “Os meus dois filhos que aqui vão estudar, antes frequentavam uma escolinha improvisada em uma casinha acanhada. Então, isso aqui é uma benção”, acrescenta.

A presidente da Associação de Moradores do Residencial Tiradentes, Kelvia Duarte, elogiou o prefeito por ter ajudado muitas mães de família que agora terão onde deixar os filhos, enquanto trabalham para colaborar no orçamento familiar: “O prefeito tem sido sensível quando o assunto é Educação e o bem-estar das famílias”, reforça.

Já a professora Margarida Rocha, filha da falecida professora Raimunda Oliveira Rocha, demonstrou muita emoção, tanto pela homenagem à mãe dela quanto pelo imóvel, que para ele foi construído com muito esmero e a qualidade é visível. já falecida, disse estar muito emocionada por ver um estabelecimento de ensino “tão bonito” receber o nome da mãe dela. “Cada vez mais me orgulho de seguir os passos da minha mãe e serei professora para o resto da minha vida”.

O secretário de Educação, Pedro Souza, disse que os professores que trabalharão no NEI “Raimunda Oliveira Rocha” serão observados e avaliados para que a Secretaria Municipal de Educação possa saber se possuem perfil para trabalhar ali.

Para ele, é importante que os servidores que ali irão representar a Educação se identifiquem com o trabalho e que ajude a conservar e impedir que a creche seja depredada.

O vice-prefeito, Luís Carlos Pies, agradeceu à presidente Dilma Rousseff, que, mesmo em tempos de crise, não abandonou Marabá: “O futuro dos filhos de vocês está começando hoje. Cuidem disto aqui para que não falte também para seus netos”, disse, dirigindo-se aos pais e responsáveis das crianças que ali irão estudar. 

Por sua vez, o prefeito João Salame disse que sempre sonhou em construir espaços em que o filho do trabalhador pudesse estudar em escolas de qualidade e citou as escolas “Tereza de Jesus”, na Vila Poupex; e “Maria Lúcia Bichara”, no Bairro Araguaia, recém construídas.
  
“Peço aos pais e mães que cuidem deste espaço de vocês, não deixando depredar, porque, com o dinheiro que se gasta consertando uma creche desta, podemos construir outras em lugares onde ainda não tem”, observa.

Secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e outras autoridades civis e militares prestigiaram a inauguração e foram unânimes em elogiar a qualidade da obra e destacaram os benefícios que esta vai proporcionar à população. (Com informações de Célio Sabino e foto: Dinho Aires)

Nenhum comentário: