Povo amazônico exposto ao mundo |
A VI Mostra de Cinema da Amazônia acontece em quatro importantes cidades da Amazônia brasileira: Belém, Bragança, Manaus e Rio Branco. Nesta edição o evento ampliou-se para além das exibições, incluindo a realização de oficinas, palestras, debates, encontros e lançamentos de filmes da Amazônia brasileira e internacional. Tudo acontecerá em espaços diversos, desde salas de cinema e teatros, a escolas públicas, universidades, institutos culturais e centros comunitários.
De 14 a 20 de setembro, em Belém, acontecem três oficinas de audiovisual nas E.E.E.F's Albanísia de Oliveira, Anísio Teixeira e Frei Daniel, à partir de uma parceria da Mostra de Cinema da Amazônia com o projeto Biizu da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará, onde atingiremos 60 jovens, e os filmes resultados destas oficinas serão exibidos na programação oficial da Mostra. Ainda em Belém, o belo e centenário Cinema Olympia recebe por três dias uma programação especial de curtas metragens amazônicos destinada a estudantes de escolas públicas.
Nesta mesma semana, também em Bragança, acontecem exibições no Instituto AMA (espaço destinado a projetos sociais e culturais para jovens do nordeste paraense), no Museu da Marujada, além de uma exibição pública na Praça da Bandeira. Em Manaus a Mostra acontece no Cine Silvino Santos e nos Cine Teatros Comandante Ventura e Aldemar Bonates, atingindo os mais diferentes públicos, de crianças e jovens a adultos e idosos. Em Rio Branco a Mostra volta a acontecer no Teatro Recreio, e por três dias a capital acreana terá a oportunidade de entrar em contato com o melhor da produção audiovisual amazônica dos últimos quinze anos.
Entre 21 e 27 de setembro, em Belém, acontece a programação principal da Mostra no Cine Líbero Luxardo, onde serão exibidos 20 curtas metragens, 24 documentários e 22 videoclipes. Durante todos os dias acontecerão encontros com realizadores, palestras de produtores, lançamentos de filmes e mesas redondas com diferentes profissionais do cinema nacional.
Este ano contaremos com a ilustre participação dos produtores Maurício Ramos (diretor da SP Cine, conselheiro do FSA e produtor executivo do cineasta Walter Salles) e Katia Ludemann (diretora da UnBlock Content e produtora audiovisual). Também teremos a participação de Saleyna Borges (diretora da Amazonas Film Comission) e de alguns diretores e realizadores locais lançando seus filmes no evento, como é o caso de Fernanda Britto e Lou Spinelli que lançarão o documentário "Sombras de Um Rio” e Adriano Barroso que lançará o documentário "Ópera Cabocla”.
O projeto é realizado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil, tem o patrocínio do Banco da Amazônia e do Ministério da Cultura através do edital Amazônia Cultural, e conta com os apoios da Fundação Cultural do Pará, Fundação Cultural do Município de Belém, Prefeitura de Bragança, Secretaria de Cultura do Acre, Amazonas Film Comission, Cine Olympia, Projeto Biizu, Instituto Ama, Festival de Cinema Pachamama, Sabor Selvagem e Revista PZZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário