Crianças aguardam atendimento... |
...enquanto idosa recebe atenção de médica do PSF |
A Atenção Básica da Saúde tem sido prioridade do município no que diz respeito à otimização do atendimento. Um dos programas que mais contribui para isso é o Programa Saúde da Família (PSF), que atualmente conta com 20 equipes trabalhando diretamente com a comunidade marabaense.
As equipes são compostas por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes de saúde, que dão atendimento diariamente em todos os bairros da cidade, além da zona rural.
Na Folha 33 são, ao todo, oit0o Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fazem visitas diariamente nas casas para a realização da triagem dos atendimentos que serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS). Toda sexta-feira um médico e a enfermeira da equipe atendem a população numa casa cedida por uma moradora.
Nesta sexta-feira (4), foram realizados testes rápidos de glicemia, aferição de pressão, além de atendimentos de crianças e adultos. A dona de casa Cleude Soares dos Santos levou a pequena Maria Vitória, de apenas seis meses, para acompanhamento. Ela contou que fez o pré-natal no Crismu (Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher), que também foi acompanhado pela equipe do PSF.
“É ótimo, o atendimento aqui sempre é bom. Eles vêm e atendem a gente bem mesmo. A gente tem é que agradecer a Deus porque é perto da casa da gente, é fácil, não é tão cheio”, avaliou Cleude.
Outra que também recebe acompanhamento da equipe é Perciliana Tereza de Souza. A aposentada que sofre com problemas de pressão e diabetes foi atendida pela médica da equipe, que renovou a receita dos remédios que ela precisa tomar para fazer o tratamento.
“Eu acho bom demais porque pelo menos a gente não tem de andar muito. Eu venho sempre pra medir a pressão e cuidar da diabetes”, contou a aposentada.
Durante a realização dos atendimentos a médica faz a prescrição de remédios, além do encaminhamento de exames ou de atendimento específico para a Unidade de Saúde. Nas UBS, tanto o médico como a enfermeira recebem essa demanda de segunda a quinta-feira. (Texto: Fabiane Barbosa/ Fotos: Helder Messiahs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário