terça-feira, 12 de maio de 2020

Extratores ilegais de manganês na mira da PF


Desde o início desta semana, pelo menos 80 agentes estão realizando operação de combate à extração de minério de manganês na região da estrada do Rio Preto, nos municípios de Marabá, Curionópolis e Itupiranga.
São 30 agentes da PF e outros 80 militares. Operação envolvendo diversos órgãos federais, como Exército Brasileiro, Ibama, GSI, Força Nacional e Abin, a operação “Locking Down The Hole", coordenada pela Polícia Federal de Marabá, resultou na apreensão e destruição de diversos equipamentos de extração ilegal de minério de manganês na região do Rio Preto.
Um homem foi preso durante a operação. Ele portava munições diversas e dava suporte no tocante à segurança das operações ilegais dos extratores, na região do “Buraco fundo” como é popularmente conhecida a região de retirada de manganês. A identidade dele não foi fornecida para imprensa.
A operação, segundo o delegado chefe da Policia Federal de Marabá, Marcelo Guimarães Mascarenhas a operação atende aos requisitos previstos no Decreto nº 10.341/2020, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Em âmbito local, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz titular da 2ª vara Federal de Marabá, Heitor Moura Gomes.
 “Tudo é feito dentro da lei”, garante informando que a PF segue em atuação permanente no intuito de cessar os crimes ambientais naquela região.


Nenhum comentário: