quarta-feira, 13 de maio de 2020

Juíza destina mais de um milhão de reais ao combate à Covid-19 em Marabá


A juíza Milene da Conceição Moutinho da Cruz, titular da 2ª Vara do Trabalho de Marabá, liberou R$ 1.340.196,68 (um milhão, trezentos e quarenta mil, cento e noventa e seis reais e sessenta e oito centavos), acrescidos de juros e correção monetária, para serem usados no combate à COVID-19 no município, localizado no sudeste do Pará.
Os valores são oriundos de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público da União contra a empresa VALE S.A em que o Ministério Público do Trabalho (MPT) requereu que a quantia depositada nos autos do processo fosse destinada ao combate da pandemia do novo coronavírus e transferida para a conta do Fundo Municipal de Saúde para ser integralmente aplicada na aquisição de materiais e equipamentos.
Um Termo de Compromisso foi celebrado entre Ministério Público do Trabalho (MPT)- Procuradoria no Município de Marabá-, Promotoria de Justiça de Marabá e Município de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para destinar os recursos ao Fundo. A assinatura do Termo de Compromisso garantiu que os recursos fossem destinados de forma exclusiva ao sistema de saúde.
Na decisão, fica o município obrigado a equipar o sistema de saúde utilizando os recursos prioritariamente para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de álcool a 70% e instalar lavatórios/pias , além de adquirir equipamentos para leitos de UTI, como ventilador pulmonar (respirador), monitor multi-parâmetro, testes certificados pela ANVISA e cama. O Termo de Compromisso tem duração de seis meses e pode ser prorrogado por igual período.

Abaixo o despacho

Considerando o Termo de Compromisso celebrado entre Ministério Público do Trabalho,
Procuradoria no Município de Marabá, Promotoria de Justiça de Marabá e Município de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (#id:b810c6a);
Considerando o requerimento do MPT para que a quantia depositada nestes autos seja
destinada ao combate do vírus COVID-19 na cidade de Marabá-PA, e que os valores sejam
disponibilizados ao Município de Marabá, e transferidos para o Fundo Municipal de Saúde,
BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA: 0565-7 CONTA CORRENTE: 84940-5 CNPJ: 18.478.187/0001-
07, para serem integralmente aplicados na aquisição de materiais e equipamentos,
conforme descrito no Termo do Compromisso celebrado;
Sendo assim, diante do exposto, determino:
I - Que o valor de R$ 1.340.196,68 (um milhão, trezentos e quarenta mil, cento e noventa e seis reais e sessenta e oito centavos) mais JCM (zerar a conta), seja destinado ao Município de
Marabá, e depositados na Conta Corrente 84940-5, Agência: 0565-7, Banco do Brasil, de
titularidade do Fundo Municipal de Saúde, CNPJ: 18.478.187/0001-07. Dê-se ciência ao E. TRT.
II - Expeça-se com URGÊNCIA os respectivos mandados de levantamento e transferência;
III - Após a efetivação da transferência dos valores, intime-se o Município de Marabá e o MPT.
MARABA/PA, 29 de abril de 2020.

Nenhum comentário: