terça-feira, 19 de julho de 2011

Polícia Federal despeja sem teto


Grupo Tático, Polícia Federal e Postura durante reintegração

Avião efetuando manobra de pouso passa bastante baixo

Gabriel Feitoza, o Bruce Lee, líder sem teto enquadrado pela PF

Sem teto sendo conduzidos até a Delegacia da PF em Marabá

Ten. Cel. Monteiro: "Se voltarem podem ser presos"

Delegado Wilson Ramos: "Líderes podem ser responsabilizados"

Máquina usada para derrubar barracos em terreno invadido


 


Cumprindo ordem judicial, agentes da Polícia Federal, da Polícia Militar e do Código de Postura, cumpriram, ontem pela manhã mandado de reintegração de posse em terreno pertencente à Infraero, em Marabá. O mandado foi expedido pelo juiz federal, Marcos Silva Rosa.

O terreno de aproximadamente 50 hectares, localizado entre o bairro “Newton Miranda” e a rodovia Transamazônica integra a Área de Segurança Aeroportuária (ASA) e está dentro da chamada Zona de Ruído, portanto, imprópria para moradia.

Neste cumprimento do mandado, foram mobilizados pelos menos 50 agentes, inclusive até mesmo a cavalaria foi usada para “enxotar” os sem teto, que estavam ocupando o terreno há cerca de duas semanas.

Foram necessárias duas incursões para convencer aos sem teto saírem do local. Cinco pessoas foram presas. Estas teriam desobedecido a ordem judicial, uma vez que pela manhã, por volta das seis horas, foi dado o primeiro cumprimento da ordem judicial e por volta do meio dia os sem teto retornaram.


Piçarra - É deste terreno que a Prefeitura e uma empreiteira que está construindo a duplicação da rodovia Transamazônica, no perímetro urbano de Marabá retiram piçarra para aterramento da obra.

Após a ocupação, sem teto, literalmente expulsaram as máquinas do local. Após o cumprimento do mandado judicial, as máquinas retornaram a tirar o aterro do terreno.

Carcarás – Enquanto sem teto alegam não ter casa para morar, com a ocupação do terreno, um bando de quatro carcarás (gaviões) ficou sem moradia e alimento, uma vez que toda a vegetação foi queimada.

Os pássaros, ontem pela manhã, voavam em busca de alimento cada vez mais escasso, tendo em vista que o terreno era o que se podia chamar da última ilha de mata na região e abrigava animais de pequeno porte que compõem a dieta dos pássaros.

Retorno - No caso deste terreno da Infraero, é voz corrente entre os sem teto retornar pra área, uma vez que alegam não ter onde morar.
Enquadra-se neste contexto o ancião, José Anchieta Alencar 65 anos. “Moro agregado na casa de um filho meu, nunca tive uma casa, por isso arrisco aqui na invasão”, comenta.

A dona de casa Maria de Lourdes Ferreira de Lima, 42, tem como maior patrimônio uma prole de sete filhos que cria com muita dificuldade e até recentemente o marido estava desempregado. “Moro na casa do meu sogro, pois não temos condições de pagar o aluguel”, garante.

Outra história não menos triste é do idoso Genésio Gomes dos Santos 72 anos. “Moro de aluguel numa humilde casa cheia de filhos e netos, mas estou tentando conseguir um terreno pra morar”, afirma.




Presos


Divino José Rodrigues de Souza
Gabriel de Souza Feitoza (Bruce Lee)
Luiz Ribeiro de Souza
Patrick Roberto Veras Lima
Adolescente de 17 anos


Nenhum comentário: