quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Exército realiza mega operação em Parauapebas e Canaã


Neste final de semana, o Exército Brasileiro (EB) deve estar nas ruas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, realizando adestramento de militares.
Denominada de “Operação Parauapebas”a missão tem por objetivo, mesmo que indiretamente auxiliar as forças policiais militares no combate ao crime e auxiliar a sociedade com a execução de atividades sociais e médicas.
Os militares saem, nesta quinta-feira, em comboio por volta das 14 horas de frente do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) em Marabá.
Participam dessa operação 771 militares oriundos de Tucuruí, Altamira, Itaituba, no Pará e Imperatriz, Maranhão, todos comandados pelo general de brigada Estevam Theophilo, que assumiu o comanda da 23ª Brigada, no dia 17 de julho deste ano.
Durante estes cinco dias, os militares devem montar algumas bases de observação e praticamente todos os acessos à Parauapebas devem ser fechados e fiscalizados.
Uma fonte informou que a operação não se trata de nenhuma intervenção federal e tão somente o adestramento de tropas militares, para se manterem preparados para cumprir as missões constitucionais.
Vale, lembrar, porém que todos os militares vão estar armados “até os dentes”, inclusive com metralhadores 0.50, canhões e tanques, portanto preparados para um eventual embate.
Paralelo à operação do EB, as forças policiais do Estado, orientadas pelo secretário estadual de segurança pública Luiz Fernandes Rocha aproveitam para desencadearem uma grande operação policial visando coibir o crime organizado.
O trabalho policial deve ser coordenado pelo delegado     Antonio Miranda, diretor da Seccional de Parauapebas e deve contar com o apoio de policiais de Marabá.
Durante estes cinco dias, os militares do EB, vão além do trabalho ostensivo, pois devem contribuir com a sociedade paraupebense executando ações sociais.
Entre as atividades acontecem no final de semana, sábado e domingo, nos bairros Palmares e Vila Planalto, em Canaã dos Carajás diversos atendimentos, médicos, odontológicos, palestras educativas, além de apresentação da banda de música.
No dia 1º de agosto, acontece um desfile cívico na Vila da Serra dos Carajás em alusão do Dia 7 de Setembro.
Nesta missão, os militares recebem o apoio da Prefeitura local, que também aproveita para desenvolver ações sociais.

Nenhum comentário: