quinta-feira, 16 de maio de 2013

GTO detona traficante no "Cabelo Seco"

Traficantes dominavam o Cabelo Seco e implantavam o terror



Barbosa: operação foi pronta resposta à sociedade



Operação policial conduzida pelo tenente coronel Luiz Cleber Acácio Barbosa, na manhã desta quarta-feira (15) resultou na morte de um traficante, prisão de três adultos e apreensão de três adolescentes, quatro revólveres calibre 38 e 81 pedras de crack.
A refrega aconteceu na manhã desta quarta-feira numa casa situada no final da rua Barão do Rio Branco, bairro Francisco Coelho, o popular “Cabelo Seco”.
O acusado de ser traficante Jernisson de Sousa Rocha, o “Berberé” tombou em troca de tiros com policiais do Grupo Tático Operacional (GTO). Ele foi alvejado com dois tiros, um no tórax e outro na cabeça.

Na operação de ontem foram presos os adultos: Maciel Souza Dias, Josivan Marques Furtado, o “Vanzinho” e Wallace Barroso de Oliveira, além de três adolescentes apreendidos, que por força do Estatuto da Criança e do Adolescente, os nomes não podem ser divulgados.
Há pelos menos duas semanas, o comando da Polícia Militar de Marabá recebeu denúncias dando conta que traficantes estariam aterrorizando no bairro Cabelo Seco.
Mais recentemente foi assassinado o acusado de ser traficante Wellisson Ruan Martins dos Santos, o “Macapá” 22 anos, morto na noite do último domingo e seria o “Berberé” o autor deste crime.
No centro desta contenda estaria a disputa por pontos de tráfico de drogas no bairro. O próximo alvo dos traficantes seria uma pessoa identificada pela alcunha “Cacique” que teria se desentendido com o “Berberé” e seria traficante.
Esta situação de tensão no bairro “Cabelo Seco” foi denunciada ao tenente coronel Barbosa a que participava de um programa de rádio conduzido pelo rádio repórter Elvan do Vale. O morador, não se identificou, mas contou que os acusados presos ontem pela manhã estavam aterrorizando os moradores.
Guerra - Segundo o capitão Jeanderson Saraiva estava em curso uma guerra do tráfico naquela rua e a Polícia Militar e assim que tomou conhecimento desta situação efetuou levantamentos com o Serviço de Inteligência e montou uma operação para prender os acusados.
Segundo o tenente coronel Barbosa, desde que tomou conhecimento das denúncias, disse que se sentiu incomodado e que operação foi uma pronta resposta aos apelos dos moradores.
O militar, contudo, deixou claro que não desejou o desfecho, ou seja a morte do “Berberé”, mas lembrou que os militares repeliram uma ameaça  real e iminente, já que o acusado tentou enfrentar os militares e acabou sendo alvejado mortalmente.
“Berberé” ainda foi socorrido por uma guarnição do sargento Félix Ferreira, do Corpo de Bombeiros, inclusive o acusado ainda foi levado para o Hospital Regional de Marabá, mas já chegou sem vida.

Traficantes impunham toque de recolher

As denúncias repassadas ao comando da Polícia Militar de Marabá davam conta que os acusados de tráfico da rua Barão do Rio Branco, impunha toque de recolher à população.
Além desta medida cobravam pedágio e até interrogavam quem se atrevesse a entrar na rua, pois temiam que o transeunte pudesse ser algum policial, já que a casa seria uma “boca” onde vendia droga.
Pra se ter uma ideia do quantos os acusados estavam articulados, que em um dos celulares dos acusados continha uma mensagem onde eles alertavam para a possibilidade de a Polícia dar uma batida na “boca”.
“Vamos se preparar que os homens estão chegando”, reza trecho da mensagem.
De acordo com o capitão Saraiva, os acusados, tão logo viram e perceberam que estavam cercados, mesmo estando armados, não esboçaram nenhuma reação e se entregaram. Na casa, os militares localizaram as armas e drogas.
Semana passada, traficantes da Vila Nova Canaã, popularmente conhecida por "Vila do Rato” postaram fotos numa rede social onde exibiam armas e desafiavam a Polícia.
Nesta Vila há pelo menos nove traficantes que agem livremente, mas podem ser presos a qualquer momento, segundo informou o tenente coronel Barbosa.
“Estamos trabalhando com inteligência e vamos dar continuidade ao combate ao crime, não pensem os bandidos que estamos quietos e vamos dar uma pronta resposta à sociedade”, salienta.
A próxima medida da Polícia Miliar é instalar uma base fixa no bairro a fim de proporcionar mais segurança aos moradores.
“Vamos analisar e quem sabe montar outras operações e até mesmo a nossa base móvel para ficar alguns dias naquela área, afinal a criminalidade não deve ter vez”, finaliza.

mas ao fim do procedimento policial, apenas Maciel Souza Dias, Josivan Marques Furtado, o “Vanzinho” ficaram presos acusados das posses das armas e das drogas.

Vanzinho confirmou que a casa onde foi preso lhe pertence, mas estava alugada para o Wallace e o Maciel e que tinha conhecimento que ambos lidavam com o crime, porém recebeu pagamento adiantado e tinha ido dormir lá na terça-feira.


Presos

Maciel Souza Dias
Josivan Marques Furtado
Wallace Barroso de Oliveira
Objetos apreendidos

4 revólveres calibre 38
Uma balança de precisão
81 pedras de crack
1 celular

Nenhum comentário: