quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dois incêndios na Cedro em uma semana


Rebanho estaria sendo alvo constante dos sem terra do MST 



Sem terra, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra estão sendo apontados como os autores de um novo incêndio nos pastos da fazenda Cedro, zona rural de Marabá, na tarde da última terça-feira (18). Este foi o segundo incêndio em menos de uma semana nesta propriedade.
No final da semana passada, este mesmo grupo de sem terra que estão acampados na propriedade desde o dia 1º de maio de 2009, foi apontado como o autor de outro atentado que resultou na morte de um boi, o baleamento de outro animal que ficou com uma das patas quebradas.
Naquela ocasião equipes da Deca e do Grupo Tático Operacional (GTO) estiveram no local, mas os agentes foram hostilizados pelos sem terra que estão no acampamento “Helenira Resende”.
“A conversa é da corrente pra lá, aqui a Polícia não entra”, teria dito um dos líderes dos sem terra da Cedro ao delegado Victor Costa Lima Leal, titular da Deca e que não permitiu o acesso dos policiais ao acampamento.
Naquela ocasião os sem terra negaram ser os autores do atentado, bem como da queimada dos pastos e que todos se intitularam líderes campesinos.
Nestes dois atentados o delegado Victor Leal ficou de abrir inquérito policial para apurar as circunstâncias dos casos, bem como identificar os líderes do MST, que possivelmente podem ser indiciados por esbulho, dano e ameaça.

Por meio de nota, a Agropecuária Santa Bárbara (Agrosb) atribuiu os dois ataques ao sem terra do MST.

Para debelar as chamas, a empresa mobilizou um considerável contingente de funcionários e de tratores e no final daquele dia o incêndio foi controlado.
Os dois ataques foram denunciados á Secretaria Estadual de Segurança Pública, Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), Incra e Ouvidoria Agrária Nacional.

Nestes dois ataques o MST, até então, não se pronunciou oficialmente, bem como a respeito da suposta hostilização dos sem terra para com os policiais.

Nenhum comentário: