quinta-feira, 9 de junho de 2011

Força Nacional desembarca no Pará


Tropa deve permanecer por tempo indeterminado no Pará



 

Desembarcou em Marabá, na última quarta­-feira (8), um contingente de pelo menos 30 agentes da Força Nacional que devem reforçar o policiamento nos municípios de Altamira, Santarém e Marabá.

Neste último município os agentes devem permanecer por tempo indeterminado e chegaram motivados pelo duplo homicídio ocorrido no dia 24 de maio deste ano, cujas vítimas foram os extrativistas, José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva.

Os agentes estão aquartelados no 4º Batalhão de Polícia Militar de Marabá. Devem percorrer diversos municípios das regiões sul e sudeste do Pará em missões diversas, sobretudo para o combate à violência no campo.

Porém a vinda destes agentes, suscitou alguns questionamentos por partes de policiais civis, que investigam o duplo homicídio, que levantaram várias indagações, sobretudo a respeito da eficácia deles na região.

A Força Nacional foi formada em julho de 2004 e é uma unidade federativa que absorve agentes de todos os órgãos de segurança pública do Brasil. Atualmente tem um contingente de pelo menos 18,6 mil agentes, sendo que cerca de 11 mil estão em condições de convocação para qualquer emergência em nível nacional.

A requisição da Força Nacional para determinada situação é feita através do governador interessado nesta unidade pacificadora. Atualmente estão sendo desenvolvidas 69 missões em 19 estados brasileiros.  


Nenhum comentário: