quarta-feira, 8 de junho de 2011


João dos Santos pode ter sido morto por vingança


Falso colono era foragido do Maranhão



A propósito da ampla cobertura dada ao homicídio que aconteceu na noite da última quarta-feira (1º), em Eldorado do Carajás, tendo com vítima o suposto colono, Marcos Gomes da Silva, na verdade ele se chama João Vieira dos Santos 33 e era foragido da cidade maranhense, Zé Doca onde foi indiciado por homicídio.

As informações a respeito da vida pregressa dele foram levantadas pelo delegado Vicente Ferreira Gomes e foram repassadas ao delegado geral adjunto, Rilmar Firmino de Souza, que por sua vez repassou à imprensa.

Segundo o delegado Rilmar de Souza, João dos Santos, matou a pauladas Francisco das Chagas de Albuquerque França em 2001.

Natural de Bom Jardim, no Maranhão, João dos Santos foi preso em Zé Doca de onde fugiu em 2003. Ele fugiu para o Pará, onde morou em Paragominas, Tailândia, Gionésia, Xinguara e por último em Eldorado.

Neste município ele usava o nome de Marcos Gomes da Silva, porém não tinha documento algum. Segundo Rilmar de Souza, o então foragido se infiltrou no assentamento e em todas as situações onde tinha de dar o nome, fornecia o nome da mulher dele.

Durante estes anos em que esteve morando no assentamento não se preocupou em tirar novos documentos.

Quando saiu de Zé Doca, deixou para trás dois filhos e não manteve contato com eles. “Então é muito estranho uma pessoa que deixa pra trás filhos”, lembrou.

Ainda de acordo com o delegado, a vítima granjeou vários inimigos por conta dos assaltos que praticava. Um deles teria acontecido recentemente a um caminhoneiro.

Sobre a investigação desse caso, o delegado conta que é infinitamente mais complexa se comparado com a investigação dos ambientalistas, José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, mortos dia 24 de maio.

“Não tem comparação, pois a vítima tinha a vida bastante conturbada e cometeu vários assaltos, portanto, segurança a morte dele tem ligação com os atos que ele cometeu”, sintetiza.  

Nenhum comentário: