quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pescadores mergulharam sem equipamentos e localizaram corpos



Vítimas estavam presas aos cintos de segurança



Ribeirinhos e bombeiros militares de Tucuruí localizaram ontem à tarde os corpos das três vítimas de acidente aéreo que aconteceu no último sábado em Breu Branco, sudeste paraense.

Neste acidente morreram o pecuarista Liamar Resende Soares 31, o gerente de fazenda Edinaldo Gomes da Silva 30 anos e o mecânico Francisco Iratan Araújo 26 anos.

Eles estavam num monomotor Cesna PRHSM, pertencente ao pecuarista que decolou no sábado, por volta de 9 horas da manhã, de Senador José Porfírio, sudoeste paraense em direção à Ulianópolis, sudeste do Pará onde tinha a previsão de chegar por volta das 11 horas.

Liamar Resende pilotava o avião. Os corpos foram encontrados no rio Mojuzinho, próximo a Breu Branco. Os corpos estavam engatados nos restos da aeronave e presos aos cintos de seguranças.

Pelo menos cem pessoas participaram das buscas, porém dois ribeirinhos localizaram os corpos num local de correnteza bastante forte.

Os destroços do avião, segundo Davi Resende Soares, pai de Liamar Resende ficaram espalhados na mata num raio de pelo menos três quilômetros.

Estes dois ribeirinhos mergulharam em apnéia. O leito do rio segundo o pecuarista tinha cerca de oito metros de profundidade e a correnteza dificultou as buscas.

Liamar Resende saiu de Ulianópolis na quarta-feira da semana passada onde tinha ido dar manutenção em máquinas dele numa fazenda em Senador José Porfírio.

Neste município ele decolou no sábado e avisou à família em Ulianópolis que pretendia almoçar, inclusive fez contato com o pai dele na sexta-feira.

“O almoço estava na mesa esperando por ele, mas nunca mais irá almoçar conosco”, conta Davi Resende para quem o filho era exemplar e deveria substituí-lo nos negócios da família.

“Foram mais de cem horas de angústia, sabíamos que não estavam mortos, mas aceito os desígnios de Deus”, afirmou. Davi Resende.

O pecuarista comentou que não tem a menor idéia do que pode ter acontecido para ensejar nesta tragédia. “Não tenho idéia, o avião foi se destroçado no ar, segundo moradores me disseram”, acrescenta.

Informou ainda que o filho dele era um bom piloto e que há oito anos pilotava. “É difícil da gente dizer alguma coisa sobre o acidente e dificilmente saberemos o que de fato aconteceu”, sentencia.

Vale lembrar que Liamar Resende, por volta das 10 horas da manhã, minutos antes de desaparecer do radar, fez um comunicado e avisou que iria tentar um pouso forçado no rio Mojuzinho.

A comunicação teria sido captada por uma aeronave da Gol, cujo piloto repassou o comunicado para a torre de Altamira e a partir daí cessou a comunicação e em seguida o avião caiu.

Os corpos de Liamar Resende e Edinaldo da Silva devem ser sepultados em Ulianópolis, enquanto Francisco Araújo 26 anos deve ir para o Maranhão.



     
Corpos dos tripulantes estavam dentro de cabine do avião




Davi Resende, pai de Liamar diz que filho era um bom piloto








Nenhum comentário: