quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Trairões se destacam em São Félix






Inusitado; jacaré foi fisgado com isca artificial e depois solto

Pescadores se esforçam para transpor barco em cachoeira 

Pescadores quando saíam do acampamento no rio Tiborna 

Vilmar Goufeto exibe belo exemplar de trairão 

Alexandre Lourenço passando com dificuldade em cacheira





Equipe de dez pescadores esportivos de Marabá, sai em expedição de pesca em São Félix do Xingu, no início do mês de setembro. A intenção seria pescar no rio Iriri, contudo por uma série de eventos contrários à vontade dos pescadores forçou o desembarque em outros dois rios.
Primeiro no Tiborna, com acesso pela fazenda MWY e depois no rio Triunfo, via fazenda Lagoa do Triunfo, pertencente à Agropecuária Santa Bárbara.

Nestes dois lugares se destacaram belos espécimes de trairões, que fisgados, além de proporcionarem um belo espetáculo deram bastante trabalho para ser retirados da água.
Boa parte dos exemplares fisgados foi devolvida aos rios a fim de crescerem um pouco mais e continuarem povoando os rios e assim proporcionar espetáculos a outros pescadores esportivos.
Além dos trairões os pescadores contemplaram uma parte do Pará que tem boa parte de mata preservada, mantendo assim o ecosistema quase intacto.
Diversas espécies de pássaros, como a arara azul, jucu, mutum, jacaré, alem de peixes raros com o pirarucu, poraquê, entre outros foram vistos em abundância, sobretudo na fazenda Lagoa do Triunfo, em função da grande quantidade de mata virgem preservada.
Este post fisgou um pequeno jacaré que foi atraído por uma isca artificial. O reptil, depois de filmado e fotografado foi devolvido ao rio Triunfo sem nenhuma lesão, ou ferimento aparente que possa comprometer a vida dele.
A equipe pensa em retornar o rio Triunfo entre maio e junho do próximo ano, uma vez que além da considerável quantidade de peixe, os executivos da Santa Bárbara José Geraldo Pupin e Fabrício Pereira Pamplona agiram como autênticos cicerones e não só permitiram o acesso ao rio, como deram total apoio aos amantes da pesca esportiva.

Pescadores


Ademir Alvarenga
Alexandre Lourenço
Moacir Lopes
Denílson Oliveira
Vilmar Goufeto
Fábio Vargas (Zangadão)
Vagner Dias (Chumbinho)
Jairo Welkert (Gaúcho)
Luís Rodrigues
Edinaldo Sousa