quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Colonos recebem crédito

Durante as duas últimas semanas, a Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará vem informando às famílias de 10 projetos de assentamentos no Sul e Sudeste do Estado sobre a disponibilização dos cartões magnéticos que dão acesso aos recursos do novo Crédito Instalação – modalidade Apoio Inicial.

Ao todo, 210 famílias receberam os primeiros cartões, sendo 44 no assentamento Cinzeiro, em Marabá; 131 no Lourival Santana, em Eldorado dos Carajás; e 35 no Bacabal Grande, em Bom Jesus do Tocantins.

O Incra encaminha as informações sobre os beneficiários ao Banco do Brasil, onde é feito o cadastro e a confecção dos cartões daqueles que foram considerados aptos a fazer parte do programa. No caso destas famílias, o cartão dará acesso ao crédito Apoio Inicial I, que é voltado à instalação no assentamento e aquisição de itens de primeira necessidade, no valor de até R$ 2,4 mil por família assentada.

Após a assinatura dos contratos, o Instituto autoriza o Banco do Brasil a creditar o valor referente à modalidade selecionada nas contas abertas em nome dos assentados, que fazem a movimentação por meio de cartão magnético individual.

Até o final deste mês, mais 326 famílias receberão seus cartões. Os assentamentos a serem atendidos são: Deus te ama, em Rondon do Pará, com 56 beneficiários; Salvador Allende Piratininga, em Pacajá, 117 beneficiários; São Sebastião, em Goianésia do Pará, com 54 beneficiários, Pirosca, em Floresta do Araguaia, com 49 beneficiários; Pedro Laurindo, em Marabá, com 35 beneficiários; Pedro Alcantara, em Cumaru do Norte, com 12 beneficiários; e Santa Paula, em Goianésia do Pará, com três beneficiários.

O novo Crédito Instalação foi criado com a edição da Medida Provisória nº 636/13 (convertida em Lei 13.001/14) e regulamentado pelo Decreto 8.256/2014, que adotou uma nova sistemática de garantia de recursos ao público da reforma agrária, resultando na modernização do Crédito de Instalação.

Presente de amigo


Isto é que é amigo, empresto outras vezes


Tira um fino, o meu editor e amigo Chagas Filho aprontou uma comigo neste final de ano, mas eu gostei. Emprestei uma caixa térmica e ele devolveu recheada de cervejas. Isto é que é amigo kkkk, gostei.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Homicida confessa crime



Preso no início da semana passada em Goiânia e trasladado para Marabá, o acusado de ser homicida Wanderson Silva Guimarães confessou para o delegado titular da Divisão de Homicídios de Marabá, Álvaro Beltrão Ikeda, que juntamente com outros três comparsas matou o vanzeiro José Candido de Oliveira, o “Barbudo”.

Para quem não se lembra, a vítima despareceu do sítio Alto Bonito, em Murumuru, zona rural de Marabá no dia 13 de setembro deste ano e até então não foi localizado, vivo ou morto.

Dois dias após este crime o acusado, juntamente com os amigos e comparsas, Diego Richard Almeida dos Santos, Francisco Wesley das Mercês e José da Silva Feitosa, o Pernambuco foram presos em Confresa no Mato Grosso durante uma abordagem de rotina. Eles trafegavam num sandeiro branco, placa OTE-2532, contudo nenhum deles ficou preso muito tempo.

Alguns dias após esta primeira prisão, os outros dois acusados Diego dos Santos e Francisco das Mercês foram presos em Peixoto de Azevedo acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de armas, contudo o Pernambuco continua foragido.

Para o delegado Álvaro Ikeda, o acusado Wanderson Guimarães não só confirmou a morte do Barbudo como forneceu detalhes de como mataram a vítima.

Entre outras informações, o acusado contou que chegou no sítio do Barbudo, rendeu a vítima e o conduziu até a vicinal da Moran Madeira, em Jacundá, onde executou, com cinco tiros, a maioria dado nas costas.

No final de semana, policiais civis da Divisão de Homicídios de Marabá se deslocaram até esta vicinal da Moran Madeira com o acusado que fez uma espécie de reconstituição, mas o corpo da vítima não foi localizado.

Próximo do local indicado por Wanderson Guimarães, os policiais localizaram alguns objetos e roupas que devem ser periciadas a fim de se constatar, ou descartar se pertenciam, ou não à vítima.

Todos os acusados têm prisões preventivas decretadas por conta deste crime, que aparentemente teria sido motivado por conta de uma rixa entre famílias.

A investigação segue para tentar fechar por completo o caso, tendo em vista que o temor da Policia é de no futuro o acusado alegue que foi torturado para confessar o crime, motivo pelo qual do delegado Álvaro Ikeda gravou o depoimento do acusado que confirma a participação no homicídio. Resta à Polícia agora fazer novas incursões para tentar localizar o corpo da vítima para os devidos ritos fúnebres.



Homicídios desafiam a Polícia



A divisão de Homicídios de Marabá tem a difícil missão de tentar elucidar os quatro homicídios que aconteceram em Marabá. No sábado à noite, por volta das 22 horas o ex-presidiário Jackson de Sousa da Silva foi assassinado a tiros na casa dele, na travessa do Pescador, 69, bairro Novo Horizonte.

Neste caso, dois pistoleiros, numa moto preta, chegaram na casa dele e deram uma saraivada de tiros em direção da vítima. Jackson Silva ainda correu e tentou se esconder na casa, mas foi alvejado quando estava na cozinha.

No local do crime, poucos se atreveram a comentar a respeito do crime, mas pode ser no passado da vítima que a Polícia pode localizar algum indício que possa indicar a autoria e motivação para mais esta execução na cidade.

Espancado – No bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por Invasão da Coca-cola foi agredido com golpes de madeira, José Gonçalves Magalhães, 60. O autor deste crime seria o cunhado dele, Josielton de Sousa Silva.

Em verdade, este acusado, teria saído em defesa da irmã, Nilvete de Souza da Silva que estaria sendo agredida por José Magalhães com socos e pontapés. Magalhães ainda foi socorrido e internado o Hospital Municipal de Marabá onde faleceu.

Hotel – Outro crime onde a Divisão de Homicídios pode ter uma grande dificuldade para tentar esclarecer teve como vítima Paulo Roberto de Oliveira Dutra, 24 anos, assassinado a tiros na madrugada do último domingo (7).

Ele foi alvejado com dois tiros e apesar de o crime ter ocorrido na madrugada de domingo, por volta de 01 hora, até o final da manhã desta segunda-feira nenhum parente havia registrado o caso.

Cupu – Ainda na madrugada de domingo de domingo, por volta das 4 horas da madrugada foi assassinado a tiros o ex-presidiário Genilson Conceição Lima, 22 anos.

Ele se divertia numa boate, na Folha 5, Nova Marabá e foi alvejado com quatro tiros quando estava saindo do ambiente festivo e até o momento são escassas as informações a respeito deste crime. O caso foi registrado pela irmã da vítima, Maria Lorrane Conceição Lima.

Outros – Também em Marabá morreu o morador da Folha 29, Marcio Cristiano Oliveira da Cruz, 34 anos. Em verdade, a vítima morreu por conta de um acidente que ocorreu na casa dele.

Ele tentava resgatar a mãe que teria submergido dentro da casa por conta da forte chuva que se precipitou na cidade, por mais de seis horas ininterruptamente na madrugada e manhã de domingo (7).

Marcio da Cruz, segundo o que foi informado em Boletim de Ocorrência registrado pelo irmão dele, Luciano Cruz Pantoja, que confirmou a morte do irmão por meio de uma descarga elétrica.


Dupla – Dois amigos que trafegavam numa moto, de Morada Nova, para o bairro São Félix acabaram morrendo após uma violenta colisão. As vítimas deste acidente de trânsito foram: Railton Nonato da Silva, 34 e Wanderlei Frazão de Souza 43.

Ele circulava numa moto Fan, preta, placa OFR-9864 pertencente à Railton da Silva e este pilotava a moto quando sofreu a colisão. O acidente foi registrado no plantão do delegado Rayrton Carneiro dos Santos pelo sobrinho do Railton, Washington Silva do Nascimento.

Os acidentes aconteceram também na zona rural de Marabá, onde o colono Justino Pereira da Silva, 42 anos. Ele morreu na Vila União, onde morava e acabou falecendo após uma colisão com moto.

De municípios vizinhos o IML de Marabá necropsiou outros seis corpos. Lucas Borges Barros de apenas 17 anos era natural de São Geraldo do Araguaia e teve como causa da morte, Causa Indeterminada.

De Paraupebas, morreu com vários tiros, Diego Alves Azevedo de apenas 22 anos. De canaã dos Carajás, foi trasladado um corpo do sexo feminino, que até o final da manhã de ontem continuava sem identificação alguma e foi morta em consequência de um acidente de trânsito.

Outro que morreu em acidente de trânsito, desta feita em Parauapebas foi Edson Reis. Também naquele município morreu com vários golpes de arma branca, Mário Miranda Silva, 62 anos. Por fim um homem morreu também com golpes de arma branca, em Rondon do Pará, cujo corpo, até o final da manhã desta segunda-feira estava sem identificação alguma.