sábado, 16 de abril de 2011

Preparador físico do Águia preso

Saída para a delegacia






Ei, tira um fino, após a derrota para o Remo, o treinador do “Águia do Ferreireinha”, o blindado e concursado João Bocudo Galvão saiu direto para a Delegacia da Nova Marabá para acudir o fora de forma e preparador físico, Roberto Ramalho.

Dessa vez não deu, não comentou nada, mas falar o que de um time que está segurando a “laterna dos desesperados” e na iminência de disputar o torneio seletivo, onde os dez intermediários disputam para voltar para a elite do futebol paraense.


Agressão - De acordo com o repórter esportivo Bira Ramos o Roberto Ramalho se irritou com os “elogios” da torcida e atirou água num garoto.


Ele não contava, porém que na torcida havia um policial civil que pediu apoio do Grupo Tático Operacional (GTO) e ele foi conduzido até a DP, onde deve responder a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tira um fino.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Homicídio filmado na Stop Toddy

O pistoleiro que matou o jovem Deibson Leal, na madrugada desta sexta-feira em Marabá,  jamais poderia imaginar que o homicídio seria filmado. Abaixo o vídeo que mostra o momento exato do crime.
Em princípio a Polícia Civil imaginou que quem filmou teria conhecimento do crime, porém essa hipótese foi descartada tendo em vista que a pessoa que filmou saiu correndo assim que os tiros começaram. O atirador é jovem, alto, moreno e magro. A Polícia investiga para tentar identificá-lo.



Juiz ameaça prender quem der “carteirada”

O juiz titular da 1ª Vara Cível de Marabá, César Dias de França Lins, em entrevista coletiva, na manhã de ontem, ameaçou mandar prender qualquer policial que der a chamada “carteirada” para entrar armados em boates de Marabá.

Segundo ele, estaria acontecendo diversos casos desta natureza em Marabá, sendo que em alguns deles contraria o que preceitua a lei. Maiores detalhes na edição deste sábado no Jornal Opinião.

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Pará emitiu uma nota condenando a recomendação do juiz. Abaixo a íntegra do documento.



Nota dos policiais federais de Marabá


No Jornal Correio do Tocantins do dia 12.04.2011 e em outros vários meios de comunicação foi veiculada noticia, dando conta de que o Exmo. Sr. Dr. Juiz da 1ª. Vara Cível de Marabá estaria indignado com situação ocorrida em uma casa noturna da cidade, onde não lhe fora cobrado o ingresso, eis que “as autoridades que freqüentam o local sempre dão carteiradas, para evitar o pagamento”.

Ainda segundo a notícia, o citado Magistrado, revoltado com a situação o mesmo teria pagado o ingresso e estaria se comprometendo a resolver tais ocorrências, tomando medidas restritivas contra.

Nada contra a atitude, porém, causa espécie que o Magistrado tente resolver a questão “a toque de caneta” e sem demonstrar nenhum caso concreto de abuso, especialmente por parte de policiais federais, e em completo desconhecimento das normas que permitem a esses servidores esse tipo de acesso.

A prerrogativa da utilização da identificação funcional para ter acesso a locais sujeitos à fiscalização da polícia, encontra-se amparada por dispositivos legais e, muitas vezes, atrelada ao porte de arma de fogo, motivo pelo qual a solução do problema não parece tão fácil assim. Vejamos os dispositivos legais pertinentes:

a) A Lei nº 10.826/03 (Estatuto do desarmamento), através do seu art. 6º, defere ao policial (civil, militar e federal) a autorização para porte de arma de fogo, cuja regulamentação se deu pelo Decreto Federal nº 5.123/04, o qual dispõe em seu art. 33 que:

O Porte de Arma de Fogo é deferido aos militares das Forças Armadas, aos policiais federais e estaduais e do Distrito Federal, civis e militares, aos Corpos de Bombeiros Militares, bem como aos policiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em razão do desempenho de suas funções institucionais.

b) No âmbito do Departamento de Policia Federal, o DECRETO FEDERAL Nº 73.332, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973, em seu art. 9º dispõe:

A carteira de identidade policial, expedida pelo Instituto Nacional de Identificação do Departamento de Polícia Federal, confere ao seu portador livre porte de arma, franco acesso aos locais sob fiscalização da polícia e tem fé pública em todo o território nacional.

Observa-se que os dispositivos acima indicados não exigem que o policial esteja no exercício de suas atividades, para ter acesso franqueado aos estabelecimentos sujeito à fiscalização do poder público.

Em resposta a notícia de mesma natureza divulgada no Jornal Correio Brasiliense, o Senhor Corregedor da Superintendência da Polícia Federal, Dr. Wenderson Braz Gomes, assim se pronunciou: nem o MPDF nem o Sindhobar pode tirar do policial o direito de entrar nos estabelecimentos mostrando apenas a carteira.

“Como será possível aferir se ele está em serviço ou não? É a própria PF quem fiscaliza a questão da segurança em qualquer estabelecimento”, comentou.

Segundo o corregedor, o porte de arma do policial federal estende-se a todo o território nacional. “Policial não tem horário de trabalho. Ele é policial 24 horas”, defendeu. Para ele, a regra é que agentes e delegados estão sempre trabalhando quando mostram a carteira para entrar em bares e shows. “Não vamos antecipar que tipo de serviço faremos porque as investigações são sigilosas.”

Oportuno dizer ainda que o Código de Processo Penal, implicitamente, também determina a ação policial por 24 horas, pois ao tratar da prisão em flagrante em seu art. 301, dispôs que: “qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”.

Portanto, reconhecido através de diversas normas o Direito ao ingresso mediante a apresentação de carteira funcional, não cabe ao funcionário de qualquer estabelecimento desautorizar o ingresso de Policial Federal no local, já que não há como avaliar as razões de tal ingresso.

Quem se sentir prejudicado que reporte o “mau uso” da identidade funcional a autoridade competente, que no caso de serventuário do Departamento de Polícia Federal é o Ministério Público da União ou o Ministério da Justiça.

Contudo, a questão vertente ainda merece outro tipo de análise, na medida em que, o mesmo Magistrado que hoje está denunciando as supostas “carteiradas”, já foi objeto de denúncia de mesma natureza, e com requintes de crueldade, contra o servidor do IBAMA José Vantuil da Silva, no dia 21 de agosto de 2006, conforme notícia divulgada no site www.oeco.com.br/reportagens/1780-oeco_19554.

Tal situação evidencia que a autoridade pública envolvida na questão vê a “carteirada” sob prismas distintos, ou seja, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Assim sendo, cumpre destacar que este sindicato, enquanto representante da categoria dos Policias Federais no Estado do Pará, repudia a atitude do Magistrado de efetuar denúncia sem culpado, o que, como o mesmo por certo deve saber, resvala na ilegalidade.

SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS NO ESTADO DO PARÁ
SINPEF/PA

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PC prende hackers na Marabá Pioneira

Após receber denúncia de que uma dupla de fraudadores estaria comprando objetos usando o nome de terceiros, investigadores do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), prenderam na tarde desta quinta-feira dois suspeitos.

Trata-se de Mário Robson Martins Junqueira, 21 e Thiago da Silva Carvalho, 23. Eles, de acordo com o delegado Álvaro Beltrão Ikeda, coordenador do NAI, efetuaram várias compras via Internet.

Thiago Carvalho foi preso quando saía da casa dele, na rua Barão do Rio Branco, na Marabá Pioneira. Com o acusado os investigadores localizaram um pen drive contendo pelo menos 12 mil números de cartões de crédito de terceiros.

A partir desta prisão, o acusado “derrubou” o comparsa Mário Junqueira e informou que teria sido ele quem lhe deu a relação das pessoas, assim como havia lhe ensinado como fazer compras usando os cartões.

Um dos investigadores que trabalhou nesta prisão informou que Mário Junqueira é dono de um cyber café, na Marabá Pioneira e onde provavelmente vasculhava os sites das operadoras de cartões para obter a lista com os dados.

De certo é que os acusados efetuaram algumas compras via Internet. Os policiais conseguiram recuperar alguns destes objetos, entre eles, dois netebooks, ventilador, celular relógios, entre outros.

Os dois foram autuados por furto qualificado mediante fraude e estelionato e estão à disposição da Justiça.


Traficante preso na Folha 33



Prossegue o trabalho de combate ao tráfico de drogas em Marabá. Desde que a equipe do delegado Alberto Henrique Teixeira de Barros chegou a Marabá, em janeiro deste ano, pelo menos cem acusados de tráfico de drogas foram presos.

A mais recente prisão aconteceu na tarde de ontem. João Batista Bento Pinto 40 anos, residente na Folha 33, Nova Marabá.

Com este acusado os policiais civis encontraram uma peteca de crack e uma pedra de aproximadamente 30 gramas.

O acusado negou o crime e diz que estava jogando bilhar quando foi preso. A droga, ele insinuou ser da mulher dele, que no momento da abordagem não estava no bar.

Mas independentemente das alegações dele, o delegado Álvaro Beltrão Ikeda autuou o acusado por tráfico de drogas com base na lei antientorpecente.


Polícia prende ladrão, receptadora e recupera objetos



Investigadores do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) sob o comando do delegado superintendente, Alberto Henrique Teixeira de Barros prenderam na noite desta quarta-feira (13) um adolescente de 16 anos e Patrícia Trindade Araújo, 35 anos.

Esta prisão aconteceu nas ruas 11 e 15 do bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por invasão da Coca-cola, Nova Marabá.

O adolescente foi apreendido por conta de um furto que aconteceu na casa do servidor público, Ronaldo Silva Pereira naquele mesmo bairro. Os ladrões praticamente fizeram a “mudança” todos os móveis da casa.

Chamou a atenção e celeridade com a qual se deu o trabalho policial, tendo em vista que o furto aconteceu na noite de terça-feira, a vítima registrou ocorrência ontem e tão logo os policiais tomaram conhecimento do caso prenderam o acusado e recuperaram todos os objetos furtados.

O adolescente de 16 anos confessou o furto e disse que entrou na casa do Ronaldo em companhia de um comparsa de prenome Paulo.

Este acusado mora na rua 11, porém os policiais foram até a casa dele e não localizou ninguém no imóvel. Ele fugiu da casa na última segunda-feira e saiu carregando uma mochila.

Ato contínuo, os policiais foram até uma casa na rua 15, ocasião em que prenderam Edmilson de Sousa Farias 27 anos, que seria marido de Patrícia Trindade Araujo.

Conduzida até a 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá a mulher confirmou que comprou uma televisão, um DVD e ventilador.

Pelos objetos ela confirmou que pagou R$ 90,00, sendo que o dono da televisão pagou R$ 540,00.

Patrícia Araujo comentou que comprou os objetos quase que de maneira forçada, pois o acusado Paulo lhe devia e implorou para que ela comprasse a título de amortização da dívida.

Outro argumento usado pelo acusado, ainda segundo a mulher, seria que ele estaria precisando de dinheiro para comprar medicamentos, uma vez que sentia dores nas costelas.

Por conta da benevolência da mulher ela deve ficar uma boa temporada atrás das grades, caso seja autuada por receptação dolosa como em princípio foi ventilado pelo delegado Alberto Teixeira.


Adolescente apreendido por dirigir perigosamente



Entre as ocorrências registradas durante o plantão do delegado Temmer da Cunha Kayath consta a apreensão de um adolescente de 16 anos que pilotava perigosamente uma motocicleta e acabou se envolvendo num acidente.

Ele teria atropelado uma dona de casa, fato ocorrido na avenida Tocantins, com a avenida Itacaiúnas, Novo Horizonte. Pra azar do adolescente, no momento que aconteceu o acidente, passavam dois policiais civis.

Assim o adolescente foi conduzido até a 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá e contra ele o delegado lavrou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), sendo que a moto foi apreendida e levada até o pátio do DMTU, na Folha 17, Nova Marabá.

Outro – Também foi apreendido um adolescente de 17 anos. Ele portava cinco pedras de crack e R$ 135,00 trocados. Ele estaria traficando na Folha 17, Nova Marabá.
Militares do Grupo Tático Operacional (GTO) ficaram a prisão do adolescente.

O acusado não teve como negar que estava traficando, porém mesmo assim foi posto em liberdade considerando que o crime que ele estava praticando não envolveu o uso de ameaça e nem grave ameaça.

Dupla – Na tarde desta terça-feira (12) agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu uma dupla que estava com uma moto CG-Titan, placa JUY-8860 que seria roubada.

Trata-se de Samuel Ramos de Sousa e Tadeu Menezes Leal. Eles foram presos quando estavam passando na Vila São José. Eles devem responder criminalmente por receptação dolosa.

Bofetadas – Outra ocorrência registrada diz respeito a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra uma mulher que seria homossexual.

Trata-se de Vangila Sousa Santos, que teria desferido algumas bofetadas numa namorada dela, uma adolescente de apenas 15 anos de idade.

A agressão aconteceu na Folha 33, Nova Marabá e policiais militares a prenderam à noite. A agressão teria ocorrido por conta de uma crise de ciúmes da agressora.



Prefeito pretende ocupar rodovia



Enquanto não há uma explicação oficial acerca da retomada das obras no trecho entre Marabá e Novo Repartimento, toma corpo um movimento de interdição simbólica da rodovia.

A iniciativa parte do prefeito deste município, Benjamin Tasca (PT) que defende a realização de um manifesto pacífico visando chamar a atenção da mídia nacional.

Ele acredita que deve realizar esse ato na Vila Cajazeira, provavelmente no dia 1º de Maio, mas defende que não deve ser algo com conotação de vandalismo, mas uma manifestação que visa não impedir o livre acesso das pessoas.

Para ele o abandono da rodovia é de pelo menos quatro décadas. “Quem é o responsável pelo nosso abandono não trafega na rodovia, então precisamos chamar a atenção dessas pessoas para a situação que estamos passando atualmente que é de humilhação”, resume.

Corroborando o prefeito o dono de van, Gecerlei Vieira dos Santos, o Lelei 32 anos, disse que há dez anos trafegava de Marabá à Novo Repartimento e durante todos os períodos de inverno só mantém o microônibus dele circulando para prestar serviço à população, pois nesse período fica praticamente inviável.

“O carro só vive quebrando, pra se ter uma idéia, no verão, de Marabá, à Novo Repartimento se percorre em quatro horas, no inverno esse tempo dobra”, afirma dizendo que está pronto a ajudar nesse manifesto.

O coordenador do DNIT de Marabá, Dílson Gouvêa informou ontem que as obras de conservação primária desse trecho devem ser retomadas nos próximos vinte dias.

Por dia, nesse trecho percorre uma média de 700 veículos, o que contribui para o desgaste da rodovia e que inviabiliza o investimento em conservação.

Gouvêa informou que quando uma rodovia alcança esse índice diário de trafegabilidade o certo seria que ela fosse pavimentada a fim de evitar gastos desnecessários com conservação.

História – A transamazônica foi projetada pelo então presidente militar, Emílio Garrastazu Médici, que governou o país entre 1969 a 1974.

É a terceira maior rodovia do país, mede aproximadamente 5 mil quilômetros. Nasce em Cabedelo, na Paraíba e termina em Lábrea, no Amazonas.

A rodovia foi planejada para integrar o Norte brasileiro com o restante do país, porém por conta dos sucessivos descasos até então não foi pavimentada em sua grande maioria.

Pro conta deste abandono que ultrapassa quatro décadas, a comunidade local pretende colocar luz no antigo problema a fim de que haja empenho do governo federal e que sejam retomadas as obras no trecho entre Marabá a Novo Repartimento.


Itupiranga há apenas um policial



Em Itupiranga, município, localizado à margem do rio Tocantins, distante cerca de 50 quilômetros de Marabá, com população estimada em 80 mil moradores há pelo menos seis meses existe apenas um investigador de Polícia Civil.

O delegado Sérgio Máximo dos Santos está de licença médica, ante ao princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No tocante ao policiamento militar, a reportagem levantou que há três militares na Vila Cruzeiro do Sul, outros dois em Cajazeiras e quatro no centro da cidade.

Evidentemente que esse diminuto contingente, o trabalho de investigação é praticamente nulo, sem contar o patrulhamento que também fica comprometido.

Sem contar com o fato de haver uma grande vulnerabilidade o que pode facilitar a ação de quadrilhas de roubo a banco que costumam atacar exatamente onde há pouco policiamento nos municípios. Com a palavra a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.

Mas o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (PT) informou ontem à tarde que pretende cobrar do governo estadual Simão Jatene (PSDB) aumento do efetivo policial.

Sem acreditar numa estatística divulgada ano passado pelo Ministério da Justiça dando conta que o município figurou com o mais violento do interior brasileiro, Tasca disse que vai aproveitar tais dados para convencer o governador da necessidade de aumentar e melhorar o efetivo policial


Itupiranga há apenas um policial




Em Itupiranga, município, localizado à margem do rio Tocantins, distante cerca de 50 quilômetros de Marabá, com população estimada em 80 mil moradores há plantão em que apenas um investigador de Polícia Civil permanece na cidade durante a semana inteira.

O delegado Sérgio Máximo dos Santos está de licença médica, ante ao princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) o que desfalca ainda mais a diminuta equipe policial.

No tocante ao policiamento militar, a reportagem levantou que há três militares na Vila Cruzeiro do Sul, outros dois em Cajazeiras e quatro no centro da cidade.

Evidentemente que esse diminuto contingente, o trabalho de investigação é praticamente nulo, assim como compromete o patrulhamento da cidade.

Sem contar com o fato de haver uma grande vulnerabilidade o que pode facilitar a ação de quadrilhas de roubo a banco que costumam atacar exatamente onde há pouco policiamento nos municípios. Com a palavra a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.

Mas o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (PT) informou ontem à tarde que pretende cobrar do governo estadual Simão Jatene (PSDB) aumento do efetivo policial.

Sem acreditar numa estatística divulgada ano passado pelo Ministério da Justiça dando conta que o município figurou com o mais violento do interior brasileiro, Tasca disse que vai aproveitar tais dados para convencer o governador da necessidade de aumentar e melhorar o efetivo policial.






Homicida preso e conduzido junto com vítima


Ação rápida de policiais militares de Itupiranga, comandados pelo sargento Gedeon Milhonem, resultou na prisão do braçal Geise Barroso da Silva, 19 anos, acusado de ter matado a golpes de arma branca, José de Ribamar da Silva, o “Coxinha” 41 anos.

O acusado mora na rua Carnaúba, sem número, na Localidade Agrovila. Ambos estavam numa festa, no domingo à noite nesta localidade.

Segundo o sargento Gedeon ambos se estranharam por conta de uma rixa antiga, sendo que o acusado desferiu dois golpes de arma branca na vítima.

O militar contou que tomou conhecimento da agressão e se deslocou de Itupiranga, até a Agrovila. Chegou a colocar a vítima em cima de uma camionete para prestar socorro, tendo em vista que ainda respirava.

Quando retornavam para o município de Itupiranga, contou o militar, se deparou com o acusado que pedalava uma bicicleta, ocasião em que prendeu o suspeito.

O acusado e vítima foram colocados na caçamba da camionete e conduzidos até Itupiranga, sendo que o Coxinha foi conduzido para a delegacia local e a vítima deixada no Hospital Municipal, local.

Em Itupiranga ele recebeu os primeiros cuidados médicos e novamente foi transferido para Marabá e morreu a caminho deste município.

Para a imprensa local, o acusado revelou que de fato havia uma querela sendo que a vítima disse que iria lhe matar, motivo pelo qual se antecipou e matou o desafeto.

Por conta do crime ele está preso na carceragem de Itupiranga e deve ser indiciado por homicídio simples com base no artigo 121 do Código Penal Brasileiro (CPB).


Itupiranga tem seu próprio Wellington



Elton Nascimento dos Santos 22, anos está amedrontando a população de Itupiranga. Ele ataca mulheres e crianças das quais rouba e ameaça de morte.

Ficou recentemente preso acusado de vários roubos, porém está solto e ameaça fazer algo semelhante ao que aconteceu em Realengo, no Rio de Janeiro, quando Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, matou 13 alunos e feriu outro doze a tiros.

No caso do monstro de Itupiranga, três famílias enviaram correspondência nesta segunda-feira à Rádio Cidade, sendo que o radialista Juscelino Ferreira leu a carta onde o arremedo de “monstro” diz que vai invadir uma escola e atirar nos alunos, pois sabe que vai morrer de qualquer jeito.

O acusado é daqueles desordeiros que não tem ponto certo para atacar e segundo informações do radialista Juscelino Ferreira vive atormentando a população.

Diante dessa carta lida por ele na rádio local houve uma reunião na manhã de terça-feira (12) onde participaram oito, dos trezes vereadores, diretores de escolas, o prefeito Benjamin Tasca (PT) e boa parte da sociedade local, inclusive o juiz Marcelo Andrei Simão Santos, titular da Comarca local.

Deste encontro ficou definido que o prefeito irá requisitar reforço policial para o município a fim de evitar uma tragédia, tendo em vista que a sociedade está apavorada diante das ameaças.

Vale lembrar, contudo que nenhuma das vítimas do acusado foi até a delegacia local para registrar ocorrência dos ataques, talvez com medo de novos ataques.

Assim, à luz da lei, Elton dos Santos não é acusado formalmente de nenhum crime, muito embora tenha causado todo esse rebuliço em Itupiranga.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tamanduá espancado e jogado no lixo

Um tamanduá-mirim foi espancado no último domingo (10) e jogado ainda vivo numa lixeira no bairro Liberdade, em Marabá, no sudeste do Pará.

"É chocante presenciar tamanha violência gratuita com a vida de um animal inocente", afirmou a veterinária Christina Whiteman, chefe do Núcleo de Fauna da Gerência Executiva do Ibama de Marabá.

O animal foi recolhido e encaminhado à unidade do Ibama no município e está sendo tratado à base de antibióticos, anti-inflamatórios, suplementos vitamínicos e alimentação especial.

Uma denúncia anônima alertou aos militares do Corpo de Bombeiros que o animal estaria sofrendo maus-tratos. Os militares encontram o animal agonizando num monturo na avenida Brasil.

A veterinária lembra que apesar dos cuidados, o animal corre risco de morte, uma que não está reagindo bem aos medicamentos. Há um sangramento pelo nariz e várias escoriações pelo corpo indicam que pode haver danos internos, principalmente na cabeça.

O animal, a julgar pelos ferimentos, pode ter sido agredido a pauladas. "Infelizmente, não é o primeiro caso de ataque gratuito contra animais aqui na região", lamenta a veterinária.

Somente este ano, um homem testemunhou quando um motorista atropelou propositadamente uma sucuri que passava lentamente pela estrada e os bombeiros salvaram outro tamanduá-mirim que estava sendo apedrejado por crianças.

Mês passado, um tatu também foi alvo de violência praticada por crianças. Uma moradora do bairro Liberdade revelou que apedrejar iguanas, por exemplo, é "diversão" frequente dos jovens de lá.

"Estamos orientando a população que ferir animais é considerado crime pela lei. E reforçando, que, mesmo aqueles que possam oferecer risco à população não devem ser feridos ou mortos, como serpentes e jacarés”, afirma.
A ambientalista sugere que em caso de risco, os bombeiros e órgãos ambientais devem ser chamados para recolher o animal. “Mas precisamos da conscientização e apoio de todos para tentar mudar esse cenário de violência contra os animais. Os valores de respeito à vida também devem ser transmitidos às crianças por suas famílias", diz Christina.

Nunca é demais lembrar que enquanto os ambientalistas se preocupam em preservar a fauna, muitos outros estão mais inclinados a matar os animais.

Em muitos casos as caçadas são tidas como esportes e os animais são servidos com iguarias em fartos banquetes. Nelson Feitosa/Ascom Ibama/PA

Microônibus cai em rio e criança morre

Um microônibus que seguia pela rodovia Transamazônica despencou na madrugada desta terça-feira no Igarapé Cajazeiras resultou em morte de uma criança.

Militares do Corpo de Bombeiros estão na área fazendo as primeiras buscas a fim de encontrar o corpo da criança.

As circunstâncias do acidente ainda não estão esclarecidas, porém ontem à tarde o prefeito de Itupiranga, Bejamin Tasca (PT) reclamava das péssimas condições de trafegabilidade da rodovia Transamazônica.

Inclusive o prefeito pretende organizar um grande movimento para reivindicar melhorias para a rodovia.

Ele pretende reunir representantes de Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento, Pacajá e Anapu, tendo em vista que os trechos mais críticos da Transamazônica cortam estes municípios.

Ex-policial acusado de tentativa de homicídio

Investigadores do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) e a Divisão de Homicídios prenderam, na ultima sexta-feira (8), dois seguranças de uma casa de shows da Folha 16, Nova Marabá, acusados de tentar matar um adolescente de 17 anos, fato ocorrido naquela madrugada.

Foram presos: Vagner Sousa de Sousa e Ogenir Lima Cruz, este é ex-policial militar. Segundo uma fonte da polícia, este acusado emprestou uma pistola 6.35 e um revólver calibre 38 para Vagner de Sousa.

Teria sido este acusado quem atirou várias vezes contra um adolescente de 17 anos, quando a vítima estava em um bar no bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por Invasão da Coca-cola.

Ainda segundo a fonte, o adolescente, há cerca de dois meses, teria entrado na casa de Vagner de Sousa, roubou alguns objetos e ainda bateu na esposa dele.

Logo após o crime, o adolescente foi embora de Marabá e se refugiou no município de Açailândia, no Maranhão, porém retornou para Marabá recentemente acreditando que nada lhe aconteceria.

Porém, segundo essa fonte, o acusado Vagner de Sousa, chegou neste bar e avisou: “Saiam todo, quero apenas ele”, para em seguida efetuar vários disparos.

O adolescente está internado e aparentemente não corre risco de morte, enquanto os dois acusados foram atuados por tentativa de homicídio, além do ex-policial ter sido autuado por porte ilegal de armas.



Dupla de assaltante de banco presa em Marabá




Graças à perspicácia de policiais civis da 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá, uma dupla de assaltantes de banco foi presa neste final de semana em Marabá.

Aloilson Pereira dos Santos, 34 e Thiago do Amaral Freira Oliveira Souza, 27 foram presos quando circulavam num gol à altura do Quilômetro Seis, Nova Marabá.

Policiais militares informaram ao delegado Vinicius Cardoso das Neves, que fizeram a abordagem ao veículo e descobriram que um dos ocupantes carregava uma pequena quantia de maconha.

Seria o Thiago Souza. Os dois foram conduzidos até a 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá e este acusado confirmou que de fato a droga seria dele.

Porém, os investigadores esmiuçaram um pouco mais a vida pregressa dos dois acusados e detectaram que ambos participaram de um assalto a banco em Pacajá, sudoeste do Pará, em 2005, ocasião em que investigador de Polícia Civil foi ferido.

Ambos teriam cumprido pena por conta deste crime, porém investigadores do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) acreditam que ambos estavam levantando o esquema de segurança de algum município dessa região de Marabá a fim de realizarem algum assalto.

Os investigadores descobriram ainda que o carro do acusado Aloison dos Santos seria roubado, motivo pelo qual ele ficou preso por receptação dolosa, enquanto o Tiago Souza foi liberado tento em vista que porte de droga lhe rendeu apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).


Atentado no bairro Novo Planalto



Na manhã de segunda-feira (11), no bairro Novo Planalto houve um grande pandemônio, tudo por conta de um tiroteio que aconteceu na travessa Goiás, tendo como vítima Elias Jonnes Marinho dos Santos, 21 anos.

Segundo a delegada Simone Felinto, titular da Divisão de Homicídios, a vítima, no domingo à noite, teria ido até o bairro da Paz, conhecido por Invasão da Lucinha e efetuado vários disparos de arma de fogo contra um desafeto.
Como a vítima não teria conseguido acertar o desafeto, acabou se transformando em alvo, uma vez que pai e filho teriam ido até a casa dele e efetuado vários tiros nele.
Dos seis tiros disparados, cinco atingiram a vítima. Ele continua internado no Hospital Municipal de Marabá e aparentemente não corre risco de morte.

A delegada Felinto acredita que essa rixa envolve o tráfico de droga entre Jonnes e o desafeto que mora na Invasão da Lucinha.


Traficante cadeirante preso



Se dizendo sem perspectiva alguma o acusado de ser traficante Francisco José da Silva Alencar, 25 anos, foi preso no sábado passado (9), pela manhã quando se preparava para sair da Vila Cruzeiro do Sul, zona rural de Itupiranga.
A guarnição do sargento Mario, Cabo N. Gonçalves e o soldado Josué desconfiou do suspeito que trafegava num corola, prata, placa, NSV 9368 – Parauapebas-PA, juntamente com outras duas pessoas: Inácio Reis de França e Antonio Pereira de Sousa, 43 anos.
O carro, segundo levantamento policial, foi roubado recentemente em Parauapebas, sendo que o acusado confessou ter comprado o veículo por apenas R$ 5 mil.
Quando os militares pararam o carro o acusado foi logo dizendo: “Tem droga ai no porta malas”. E não deu outra, pois neste compartimento tinha 7 quilos de maconha prensada.
A droga, segundo o acusado contou à escrivã Pedrina Morhy Guedes foi comprada em Pacajá e em princípio ele pretendia vender na Vila Cruzeiro do Sul, porém constatou que naquela localidade havia muita droga, motivo pelo qual ele estava se deslocando para Marabá.
Outra declaração do acusado à escrivã diz respeito ao atual estado de saúde, dele, pois é cadeirante e que estava sem nenhuma ocupação remunerada, motivo pelo qual se aventurou no tráfico.
Agora, além da limitação de locomoção o acusado também perdeu a liberdade, uma vez que foi autuado pelo delegado Vinicius Cardoso das Neves por tráfico de droga com base na lei antientorpecentes.
Quanto às duas pessoas que estavam no carro, segundo a escrivã Pedrina Guedes, entraram apenas como testemunhas, uma vez que o acusado assumiu ser dono da droga. (Com informações de: Raimundo Ferreira)


Jovem executado na madrugada



Não é de hoje que a crônica policial de Marabá registra homicídios ocorridos numa lanchonete de em um posto de combustíveis que fica aberta 24 horas e na madrugada reúne uma quantidade significativa de notívagos.

Na madrugada de segunda-feira (11) mais um crime se registrou nesta lanchonete. A vítima foi o jovem Gustavo Henrique Santos Ferreira, 19, morto com dois tiros na face.

A Divisão de Homicídios de Marabá, sob o comando da delegada Simone Felinto e os investigadores Tadeu Ferão e Elzamo Lobato prendeu um acusado deste crime que é o mototaxista Williames Monteiro Araújo.

Segundo a delegada Simone Felinto, a vítima foi morta com dois tiros. As circunstâncias deste crime não estão bem esclarecidas, contudo ela acredita que o suspeito, de fato cometeu o crime.

Ela informou que ouviu um comunicado via rádio dando conta que teria ocorrido um tiroteio nesse posto e logo em seguida acionou os investigadores para fazer as buscas.

Comentou ainda que quando se preparava para sair, ouviu uma movimentação às proximidades da Seccional Urbana da Cidade Nova e viu uma pessoa correndo atravessando a praça São Francisco, próximo de um bar bastante movimentado.

Era por volta das 2 horas da madrugada quando viu o suspeito e incontinenti acionou a equipe dela para fazer as buscas.

Informou ainda que conseguiu prender o acusado em um posto de combustíveis da Cidade Nova, sendo que o suspeito estava agachado perto de um vigia desse posto de combustíveis.

Contou ainda que deve convocar todas asas pessoas que viram o acusado na cena do crime, bem como o vigilante desse posto de combustíveis a fim de formatar o inquérito policial.

Para tentar estabelecer uma ligação entre acusado e criminoso, a delegada requisitou exame de pólvora combusta nas mãos do acusado a fim de detectar, ou não vestígios de pólvora nele, uma vez que nega qualquer envolvimento neste crime.

A reportagem conseguiu apurar que a vítima estava se divertindo em um movimentado clube da Folha 16 e teria se desentendido com o acusado.

Apanhou um mototáxi para ir embora, sendo que o acusado teria lhe seguido até a lanchonete e executado a vítima.

Assim que o crime ocorreu, contou a delegada Simonte Felinto, o acusado apanhou o mototaxista que levou a vítima para fugir, porém a moto teria sido avariada, motivo pelo qual ele teria seguido a fuga correndo.

Para a imprensa o acusado negou o crime e disse que a moto dele havia sido roubada e que não matou ninguém.

“Não conhecia ele, não matei e não tenho nada a ver com isso”, resumiu reiterando o roubo da moto dele, motivo pelo qual estava a pé.

Independentemente das alegações dele a delegada o autuou por homicídio simples com base no artigo 121 do Código Penal Brasileiro (CPB).







IML necropsia seis neste final de semana



Neste final de semana o Instituto Médico Legal de Marabá (IM) necropsisou seis corpos, sendo que quatro deles vítimas de homicídios. Destes, três são oriundos de Marabá.

Uma das vítimas foi o jovem Gustavo Henrique Santos Ferreira, morto com dois tiros na face. Ele foi morto na madrugada desta segunda-feira (11) quando estava numa lanchonete de um posto de combustíveis do bairro Cidade Nova.

Outro homicídio aconteceu na Folha 10, Nova Marabá, tendo como vítima Wilkson da Silva Silva, 24 anos. Ele foi morto a tiros.

Oriundo da Vila Santa Fé, Zona Rural de Marabá, veio o corpo de Afonso Duarte Lopes, 34 anos. Ele foi morto no sábado a golpes de arma branca.

De Parauapebas, deu entrada o corpo de Jonatan Pereira Silva, 23, vítima de homicídio. Ele foi baleado com um tiro na nuca. Foi socorrido, porém faleceu no Hospital Municipal de Parauabepas, no domingo.

Neste caso, a vítima foi baleada quando circulava na rua Fortaleza, a popular rua do Meio, que na verdade é uma espécie de cracolândia de Parauapebas.

Em Canaã dos Carajás faleceu a jovem Ana Paula Sales. Ela sofreu acidente de trânsito no domingo. Vítima de homicídio em Itupiranga, José de Ribamar da Silva, 42 anos. Ele foi morto a tiros.