terça-feira, 22 de julho de 2014

Salame apresenta o maior pacote de obras de Marabá




No último final de semana, a Prefeitura de Marabá promoveu um tour pela cidade para integrantes da mídia local. Acompanhado de assessores e do secretário de Educação, Pedro Souza, o prefeito João Salame Neto (PROS) ciceroneou a Imprensa no roteiro que serviu para mostrar diversas obras em execução na cidade.
O tour percorreu diversos bairros da cidade e serviu para esclarecer detalhes das obras, notadamente o programa de pavimentação asfáltica que está em andamento.
Segundo João Salame, estão assegurados pelo menos 260 quilômetros de asfalto, fruto de parcerias com governo federal e Vale. Mas ele acredita que para o próximo ano deve conseguir verba suficiente para pavimentar outros 100 quilômetros de asfalto e no último ano de governo, portanto 2016, deve lutar para conseguir outros 140 quilômetros e desta forma cumprir aquele que foi o principal compromisso de campanha, 500 km de asfalto.
“Mas se não conseguirmos, pedimos um pouco de paciência para o povo, mas temos garantidos 260 quilômetros de asfalto, o que representa quase o dobro da atual malha viária do município”, informa, acrescentando que deve lutar até o último dia de governo para atingir a meta.
“Em 101 anos de emancipação política e administrativa, o município conta com uma malha viária de 150 de ruas ‘mal’ pavimentadas, então se conseguirmos pavimentar 360 quilômetros, faremos o dobro do que já foi feito em um século”, prevê lembrando que o serviço que está sendo executado é feito com drenagem, calçada, meio fio e em muitos casos a tubulação para a distribuição de água potável.
“Este, sem dúvida alguma, é o maior e mais arrojado programa de pavimentação de Marabá”, garante, mostrando várias frentes de serviços que está em andamento em todos os núcleos da cidade. 
Em se tratando da escolha das ruas que devem ser pavimentadas, Salame informou que um dos critérios foi o abandono histórico destas vias, sobretudo em bairros periféricos.

Serviço recebe acompanhamento e fiscalização
São várias as frentes de trabalho e, consequentemente, diversas empresas executam as obras e, segundo o atual gestor, o pacote de pavimentação asfáltica que está sendo aplicado em Marabá atende a critérios técnicos rigorosos visando uma melhor qualidade do pavimento e, caso algum trecho não fique bem feito, a empresa contratada tem de refazer o serviço, como aconteceu em parte da Rua Alfredo Monção, Bairro da Paz.
“Temos uma equipe exclusiva na Secretaria de Obras responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, a população colabora denunciando e se o serviço for mal executado a empresa é convidada a refazer, afinal o dinheiro público tem que ser bem executado”, enfatiza.
Nas pavimentações, pelo menos em 99% delas está sendo aplicado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) com meio fio, drenagem e em muitas ruas, calçada de um metro de largura em ambas as laterais. 
Em ruas como a Pará e São João Del Rey, bairro Santa Rosa, a Prefeitura optou em aplicar concreto nas ruas, que mesmo sendo mais caro, tais vias são submersas pela enchente e esse material é mais resistente.
Licitação – Fruto de parceria entre a Prefeitura e a mineradora Vale que deve destinar recursos para a pavimentação de 32 Quilômetros de Ruas, no próximo dia 19 de agosto deve ser feita a licitação.
Por este convênio, devem ser atendidos os bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, Quilômetro Sete e São Felix.
Este é um recurso oriundo de uma parceria com a Vale, que deve liberar R$ 32 milhões, que devem ser repassados à Prefeitura tão logo as obras sejam realizadas. Segundo o prefeito, espera iniciar a execução deste projeto até o final do mês, as obras devem iniciar nestes bairros.
“Nos próximos dois anos e meio, devemos conseguir mais recursos para tentarmos, ao máximo possível da nossa principal meta de campanha, os 500 km que asfalto, creio que é possível, mas se não conseguirmos, pelos menos uns 300 km de asfalto devem aplicados em Marabá”  


Grota Criminosa começa semana que vem
A chamada Grota Criminosa, obra de saneamento básico, Salame informou que este é outro grande investimento que deve começar na próximo semana já que a obra está licitada.
Esta é uma obra que corta várias Folhas da Nova Marabá e quando concluída, deve melhorar a captação da água pluvial. “É uma obra completa, água, saneamento e pavimentação asfáltica”, reforça, informando que as Folhas, 23 e 26, devem estar todas pavimentadas, com drenagem e água até o final do próximo ano.
Outra obra não menos importante é a chamada macrodrenagem da Grota do Aeroporto, sendo que devem ser pavimentadas 200 ruas, num total de pelo menos 70 quilômetros nos bairros Laranjeiras, Liberdade e Independência.
O investimento de água e esgoto, a administração municipal conseguiu os recursos necessários para a implantação esta obra. “A Cosanpa tem um déficit muito grande na cidade e não podemos esperar, e no dia que o governo estadual resolver colocar a rede de água, quebra-se o asfalto para colocar a tubulação e depois repavimentar, o que não dá é pra esperar a vida inteira para pavimentar as ruas”, acrescenta.


Jardim do Éden também terá obras
Apesar de a obra não ser de total exclusividade da Prefeitura, o Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova deve abrigar mil famílias.
A infraestrutura deve ser diferenciada em relação a outros residenciais de Marabá, inclusive deve ser dotado de sistema de captação de energia solar.
“Não vamos repetir os mesmos erros dos outros residenciais, vamos trabalhar para proporcionar aos moradores uma boa qualidade de vida”, salienta.



Mais de 20 creches em construção
Quando o prefeito assumiu a administração, em janeiro de 2013, o município contava com dez creches. Por meio de parceria com o governo federal foi possível fechar convênio para construção de 22 creches, ou Núcleo de Educação Infantil (NEI).
“Quando prontas, devem ser atendidas, até o final do primeiro semestre do próximo ano cerca de 6 mil crianças que devem receber atendimento integral enquanto as mães devem sair para trabalhar o no final do dia apanham os filhos que devem receber atendimento de qualidade”, enfatiza.
Escolas – Neste um ano e meio de administração, Salame disse que projeta obras que devem melhorar significativamente.
Duas escolas foram concluídas, a Tereza de Jesus, na Vila Poupex e a Maria Lúcia Bichara, no bairro Nossa Senhora Aparecida. 
Três escolas, cujas obras estavam paradas foram retomadas, a Luzia Nunes Fernandes, na Folha 27, a Maria Francisca de Oliveira, na Folha 30, além da Mírian Moreira, na Folha 7, todas na Nova Marabá.
Oito escolas na zona rural e outas três em fase de licitação e as obras devem começar ainda este ano. 
Em Marabá, há 23 escolas que estão dotadas de centrais de ar condicionado, sendo que no próximo, por meio de emenda do deputado federal Giovanni Queiroz, o município deve comprar outras 350 centrais de ar condicionado. “Ou seja, vamos continuar a política de climatização, pois melhorar muito o rendimento do aluno”, garante.
Ginásio – A atual administração, construiu três ginásios em escolas, nas Vilas São Pedro, Três Poderes e Capistrano de Abreu, sendo que outros oito ginásios nas escolas devem ser construídos. 
Os investimentos na educação se estendem, evidentemente, aos professores, pois além da eleição direta para diretores, a atual gestão, deve receber pela ‘hora atividade’ onde o professor recebe enquanto está se qualificando.
Outra situação que até bem pouco tempo causou um grande rebuliço e que gerou várias reclamações, a merenda escolar, Salame disse ter implantado o sistema Disque Merenda, onde as pessoas mantém contato com a Semed e faz a denúncia, crítica, ou sugestão por meio do número: 9277-6918.
De toda a merenda que é consumida pelos alunos, pelo menos 30% é oriundo da agricultura familiar, uma maneira de contemplar aos agricultores e os alunos consumirem alimentos regionais.



Investimentos também na Saúde
No setor de saúde, que também gerava muitas reclamações, João Salame enumerou uma série de providências que visa melhorar o atendimento à comunidade.
Os postos de saúde, dos bairros Laranjeiras, Liberdade e Morada Nova, que estão sendo reformados. “Na verdade estão sendo reconstruídos, dada a grandeza das obras”, afirma.
Outros dois postes de saúde devem ser construídos, entre os bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida e outro no Bairro da Paz, conhecido por Invasão da Lucinha. 
O Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher (Crismu), na Folha 33, Nova Marabá deve receber um mamógrafo novo.
Bem como o Hospital Municipal que foi praticamente todo reformado, sendo que falta apenas o bloco administrativo ser concluído.
“Está tudo funcionando, as reclamações diminuíram e os avanços são inegáveis, claro que não podemos achar que está tudo certo, continuamos trabalhando para melhorar o atendimento à população”, observa.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), obra que está parada desde a administração anterior por conta de um problema jurídico, onde a empresa não consegue receber a medição por falta de uma certidão negativa. “Estamos tentando uma saída conjunta com o Ministério Público para que a obra seja retomada o mais breve possível”, garante.


Salame elogia o “Mais Médicos”
Feliz da conta, o prefeito comentou que os cinco médicos cubanos que atendem em Marabá dão um “show de atendimento e tem ajudado a comunidade”, observa.
Os médicos atendem nos postos de saúde dos bairros São Félix, Morada Nova e Santa Rosa. “Prevejo grandes avanços na área de saúde”, lembra.
Esportes – Uma praça de esportes, bastante popular no núcleo Cidade Nova, o Parque São Jorge está sendo reformado o gramado que vai receber grama sintética.
Outra praça de esportes, o Zinho de Oliveira foi totalmente reformado. O gramado deve receber novo tratamento, assim como o sistema de drenagem.
Um Centro de Iniciação Esportiva, que deve ser construído na Folha 6, uma obra que deve consumir recursos da ordem de R$ 3,6 milhão em parceria com o governo federal.
Salame informou que essa obra é um legado das obras realizadas pelo governo federal por conta da Copa e que deve atender atletas olímpicos e paraolímpicos. 
O novo estádio, localizado na Vila São José, cuja obra está parada por absoluta falta de recurso, Salame contou que está se desdobrando para equacionar a situação e conseguir, entre 10, ou 12 milhões para que a obra seja retomada.
Na zona rural, pelo menos 2 mil quilômetros de estradas vicinais foram abertas, ou mantidas. “Isso nunca aconteceu, agora pretendemos abrir licitação para construção de pontes de concreto”, adianta.
São pontes edificadas em vários assentamentos, cuja obra que deve consumir cerca de R$ 5 milhões de recursos próprios.
Peixes – Com o incentivo da Secretaria de Agricultura, várias localidades da zona rural estão sendo atendidas com a escavação de 70 tanques para a criação de peixes.
Além da escavação, os colonos devem contar com orientação técnica para a criação do peixe, que seguramente tem mercado garantido.
Os próprios colonos devem plantar mandioca e milho para alimentar animais de pequeno porte como galinhas e porcos, que também devem ser comercializados no mercado local.


Histórico de dívidas é grande
Nada menos do que R$ 52 milhões, até o final de abril deste ano, foram pagos dívidas herdadas da administração anterior, o que dá uma média de R$ 3,250 por mês.
O prefeito João Salame, mesmo se quisesse, não poderiam deixar de quitar as dívidas, tendo em vista que se não renegociasse e pagasse a dívida, a implicação jurídica seria bem pior, pois os repasses da Prefeitura poderiam ser bloqueados.
Contou que herdou um município com 15 restrições no CAUC, uma receita média de R$ 35 milhões por mês, uma dívida de R$ 72 milhões de dívida só com servidor público e que conseguiu aumentar a arrecadação para R$ 40 milhões por mês.
“Acredito que o município vai viver um novo momento, um grande canteiro de obras e esperamos mais, afinal, uma cidade com a importância de Marabá a tendência é cada vez mais melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida do povo”, conclui.


Quase quatrocentas ruas asfaltadas
O projeto apresentado pelo prefeito à imprensa, neste final de semana, prevê que nada menos do que 375 ruas em todos os núcleos da cidade devem ser pavimentadas nesta primeira etapa.
Quilometro Sete - Entre elas a Praça de Esporte, Cultura e Lazer, no Quilômetro Sete. Orçada em mais de R$ 1,6 milhão, que contará com quadra coberta poliesportiva, playground e pista de skate. 
A praça abrigará ainda dois prédios, sendo um para o funcionamento Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e outro onde terá biblioteca, sala de informática, auditório e cineteatro. 
Além do Quilômetro Sete, o empreendimento beneficiará aos bairros Nossa Senhora Aparecida, Araguaia e Alzira Mutran, constituídos a partir de ocupações e que ao longo dos anos, praticamente esquecidas por governantes anteriores.
São Félix – No bairro São Félix a rua Floriano Peixoto é a primeira a receber drenagem e pavimentação e a comunidade também contará com um Núcleo de Educação Infantil (NEI) no Residencial Tiradentes. 
Orçado em R$ 1.823.374,01, este NEI é do tipo B, com área de 1.330, 46 m² para atender até 244 crianças. A estrutura conta com um bloco de serviços cozinha, dispensa, copa, vestiário, lavanderia, rouparia, área externa; bloco administrativo; bloco pedagógico; bloco com 8 salas de aula, sendo que 6 contarão com espaço de repouso para as crianças; pátio coberto; playground, sala multiuso e banheiros.
Morada Nova - Atualmente é o bairro que mais tem obras em andamento, pois além da drenagem para receber o asfalto que já vem sendo feita em algumas ruas, outras obras estão em execução como a reforma e ampliação da unidade de saúde Carlos Barreto.
Esta obra tem previsão de consumir recursos de R$ 956.624,15, ampliando a área construída de 346m² para 656,51m². Quando for entregue, a unidade terá uma sala de espera para 45 pessoas, 6 consultórios, 1 sala de curativo, 1 sala de TB/MH, 1 consultório odontológico com três cadeiras, 1 sala de nebulização, 1 sala de teste do pezinho, 1 sala de HCS, 1 recepção/arquivo, 1 sala de coleta, 1 farmácia, 1 sala de esterilização, 1 sala de descontaminação, 1 copa/cozinha, 1 almoxarifado, 1 sala para administração, 1 auditório, 5 banheiros, 1 depósito para lixo/expurgo, 1 depósito para material de limpeza.
NEI – O Núcleo de Educação Infantil (NEI) em Morada Nova é um entre 16 outros que estão em andamento no município. Ele tem 1.812m² de área construída e é o que está mais adiantado, com previsão de entrega até dezembro deste ano.
Ele está sendo construído no padrão planejado pelo governo federal, com estrutura tipo B, o que dá condições ao empreendimento de atender 240 crianças de 3 a 5 anos. 
O NEI tem 6 salas de aula, duas alas de banheiros, pátio coberto, sala de informática, sala de professores, sala administrativa, cozinha, refeitório, sendo todos os ambientes adaptados para as necessidades das crianças, totalizando um investimento no valor de R$ 1.247.991,32.
Ginásio – Também em Morada Nova a Prefeitura toca a obra do Ginásio, que está orçado em R$ 1.128.339,53 com área construída de 1.607, 17m², composto por alas de banheiros masculino e feminino, dois vestiários e duas arquibancadas com capacidade para 180 pessoas cada.
Visando atender a comunidade, que costuma consumir produtos regionais e orgânicos a Prefeitura constrói o Mercado Nova no valor de R$ 1.418.861,18. Quando pronto, o mercado terá 973,75m², com quatro tipos de Box, sendo 10 para açougue (6m²), 30 Box tipo A (5,70m²), 5 Box tipo B (8,5m²) e 8 Box tipo C (8,5m²). 
Terá ainda duas alas (Masculina e feminina) com 3 banheiros em cada uma, mais dois banheiros para portadores de necessidades especiais (PNE). O mercado contará também com duas salas de administração (14m² cada) e todo o piso em granitina.
A drenagem e pavimentação em execução no bairro tem valor total de R$ 1.459.520,21. As ruas beneficiadas serão a Piauí, Floriano Peixoto, Goiás, Dois Mil, Cabo Frio e avenida Araguaia.
Nova Marabá - Diversas Folhas começam a ser contempladas pelo maior projeto de drenagem e pavimentação da cidade como na Folha 8, que já tem asfalto na Porto das Balsas. A Folha 6, Folha 7 e Folha 22 também começam a receber as máquinas da prefeitura.
Santa Rosa - A Rua Pará já está pavimentada, assim como no bairro Francisco Coelho, que teve a rua Marechal Deodoro contemplada.
No Núcleo Cidade Nova, a avenida a Agropólis do Incra está recebendo drenagem, bem como a avenida Itacaiúnas e a Rua Fortaleza. O bairro também recebeu uma importante obra que foi a escola Tereza de Jesus, na Vila Poupex. 
A obra custou R$: 1.189.580,71 e foi entregue à comunidade no fim do ano passado, contando com salas de aula climatizadas, para maior conforto dos alunos e professores.
Outro projeto de grande importância e que impactará intensamente a vida dos moradores no núcleo Cidade Nova é o Projeto de Urbanização do Assentamento Precário da Grota do Aeroporto (1ª Etapa). O projeto tem por finalidade atender as expectativas de melhorias de saneamento básico, social e ambiental da área, totalizando um investimento de R$ 103.641.784,62.
O projeto está em fase de drenagem, que já alcançou até agora mais de 20 trechos, o que corresponde à extensão de 3.700 metros. 
A pavimentação deve iniciar em setembro O projeto fará obras viárias e 395.797,73m² de pavimentação asfáltica em aproximadamente 50 km de vias. Serão 1.621,00m de macrodrenagem e 29.822,18m de galerias de microdrenagem. 
O empreendimento também terá obras para prever inundações, para reparar áreas degradadas e para garantir a mobilidade urbana, com vias elevadas preferenciais para pedestres, ciclovias e pistas de caminhadas.
Belo Horizonte – Diversas ruas no bairro Belo Horizonte e Novo Horizonte estão sendo pavimentadas como a avenida Itacaiúnas, uma das maiores avenidas do Núcleo Cidade Nova, que corta seis bairros, num total de aproximadamente seis quilômetros.
Praticamente metade desta via é pavimentada, sendo que nesta atual administração a previsão que pavimentar toda a via, que já está recebendo benfeitorias no sentido, rio Itacaiúnas.
A outra parte da Avenida Itacaiúnas (Trecho I) também já está sendo asfaltada, adentrando os bairros Bom Planalto e Novo Planalto. 
A Avenida Fortaleza, nos bairros Belo Horizonte e Novo Horizonte, e a Rua Alameda Atlântica, no bairro Jardim Alvorada, também já foram iniciadas.
Ainda no Belo Horizonte, a Travessa Manaus, Travessa Teotônio Apinajés, Rua Cecília Meireles, Rua das Castanheiras, Rua Chico Mendes, Rua Teresina, Travessa Basilão, Rua Natal, Travessa do Pescador, Rua Curitiba, Travessa Augusto Serrano, Rua Aracajú, Rua João Pessoa, Rua Salvador, Travessa Antônio Sampaio, Rua Guilherme Beça de Oliveira fazem parte do mesmo pacote, que já está em andamento, tendo algumas ruas já iniciadas e outras que serão em seguida.
Bairro da Paz - A rua Alfredo Monção, que interliga os bairros Cidade Nova, Belo Horizonte e Bairro da Paz já recebeu pavimentação asfáltica, assim como a Cuiabá  e a Itacaiúnas.
Por sua vez, o bairro Bela Vista está em fase de drenagem para posterior asfaltamento de ruas. De igual forma, no bairro Laranjeiras, está sendo atendido com obras.
O Posto de Saúde deste bairro está sendo praticamente reconstruído e a obra deve consumir recursos da ordem de R$ 1.111.546,86. 
O posto passará de 460,54 m² para 1.023,05 m², contando com 5 consultórios médicos, sendo dois com banheiros e uma completa estrutura de funcionamento.
Outra obra no bairro Laranjeiras é o Núcleo de Educação Infantil (NEI). O NEI é do Tipo C, com capacidade para atender 124 alunos, numa área de 564,50 m² cuja obra deve consumir recursos no valor de R$ 590.209,27.
Já no bairro Liberdade também terá o posto de saúde reformado e ampliado, no valor de R$ 594.821,88. A unidade tinha 400 m² e passará a ter 593,64 m², contando com 5 consultórios médicos e toda a estrutura necessária para o correto funcionamento.
A Vila São José, distante cerca de oito quilômetros do centro de Marabá, também está sendo construído um NEI. Com a estrutura tipo B, o NEI é no valor de R$ 1.199.372,25 e área de 1.330, 46 m² para atender até 244 alunos. 
A Prefeitura de Marabá também desempenhou importante papel no projeto do governo federal Minha Casa Minha Vida, no sentido de cadastrar e entregar, junto com a Caixa Econômica Federal, as quase três mil casas populares construídas no município, que compõem os condomínios Tiradentes e Vale do Tocantins, sem contar com o condomínio Jardim do Éden, que contemplará mais cerca de mil famílias.


Obras em execução
Praça Km7 – Bairro Quilômetro Sete

Bairro São Félix:
Rua Floriano Peixoto
Residencial Tiradentes: NEI
Bairro Morada Nova:
Centro Saúde Carlos Barreto
Ginásio Coberto
Feira Coberta
Casas Populares 

Nova Marabá

Pavimentação F8 - Porto da Balsa em obras
Pavimentação Folha 7 
Pavimentação Folha 6 
Pavimentação Folha22 
Pavimentação Folha 23

Bairro Santa Rosa
Pavimentação Rua Pará em concreto
Pavimentação Rua Dom Pedro em concreto

Bairro Cabelo Seco
Pavimentação Folha Rua Marechal Deodoro

Cidade Nova
Agrópolis/Incra
Av. Itacaiúnas
Rua Vitória 
Vila Poupex
Rua Fortaleza

Bairro da Paz
Alfredo Monção
Cuiabá
Itacaiúnas
Av. Marabá
Grota do Aeroporto
Posto Saúde Laranjeiras
Posto Saúde Liberdade
NEI Laranjeiras
NEI Vila São José