quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fazenda Mariópolis lidera Sumário Qualitas de Touros Bonsmara

Gado Bosmara, de origem britânica, é premiado 






Plínio Varoni


O touro Bonsmara MAR 2155, da Fazenda Mariópolis (Itapira, SP) é o primeiro colocado no Sumário Qualitas 2014 da Raça Bonsmara, iniciativa do Programa de Melhoramento Genético Qualitas.

Com 7,8 pontos, MAR 2155 lidera lista de 150 reprodutores Bonsmara rigidamente avaliados pelo Qualitas para diversas características produtivas e reprodutivas, como peso ao nascimento, peso à desmama, materno, peso ao sobreano, perímetro escrotal e musculosidade.

“MAR 2155 é um touro jovem, de muita qualidade genética, que expressa muito bem as características econômicas do Bonsmara, uma raça concebida para imprimir produtividade em condições tropicais”, ressalta Maria Lucia de Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis. 

“Trata-se de um reprodutor negativo ao nascimento e, entre outras características, tem excelente Diferença Esperada na Progênie (DEP) de peso ao sobreano”, complementa a criadora.

MAR 2155 não é o único touro da Mariópolis no Sumário Qualitas 2014 da Raça Bonsmara. A propriedade tem nove reprodutores ranqueados entre os 25 melhores do sumário. 

“A história da Fazenda Mariópolis é marcada pelo foco na pecuária de campo. Nosso papel é colocar à disposição dos pecuaristas machos e fêmeas que produzem e reproduzem bem a pasto em qualquer região do Brasil, proporcionando excelente custo/benefício para os criadores”, explica Maria Lucia.

O desafio da pecuária é aumentar a produtividade


Por Paulo de Castro Marques*


O Brasil é um dos principais atores da pecuária mundial. Somos o maior exportador de carne vermelha do mundo (mais de 1,8 milhão de toneladas previstas para 2014) e o segundo maior produtor no cenário global (cerca de 9,6 milhões de toneladas/ano). 
Em termos de consumo per capita, o brasileiro leva ao prato cerca de 39 kg de carne vermelha por ano, volume igual ao dos norte-americanos.
Por esses números, pode-se dizer que a bovinocultura nacional cumpre bem o seu papel de fornecedora de proteína vermelha à população. Porém, é possível fazer mais.
O Brasil caminha a passos moderados na evolução genética do rebanho bovino. Temos plantel de mais de 200 milhões de cabeças e produzimos menos de 10 milhões de toneladas de carne/ano. Enquanto isso, os Estados Unidos possuem 88 milhões de cabeças e produzem 11,7 milhões de toneladas por ano, como reforça o consultor Alexandre Mendonça de Barros.
.
Precisamos avançar em produtividade. Essa responsabilidade tem de ser repartida com vários agentes. Desde as esferas governamentais às instituições de pesquisas, passando pelos técnicos, os produtores e os demais envolvidos na cadeia da carne. 
E há ferramentas indispensáveis para impulsionar a oferta de proteína animal no país. Uma delas é a genética aplicada à pecuária. A seleção de animais feita pelo melhoramento genético destinado às raças com aptidão para carne, visando às características produtivas e reprodutivas do animal, é um bom exemplo disso.
Os valores genéticos dos animais mensurados por Diferença Esperada na Progênie (DEP), por exemplo, que identificam a real capacidade de transmissão da genética do touro para o bezerro, têm sido obtidos pelos mais modernos métodos científicos, incluindo a seleção genômica, que possibilita a análise de dados moleculares dos animais.
A inclusão de dados genômicos permite que várias características sejam avaliadas, aumentando a acurácia das DEPs dos animais. O trabalho de melhoramento genético visando animais funcionais também é determinante neste processo.
Seja o animal de origem taurina ou zebuína, é indiscutível a necessidade de trabalho voltado para a adaptação do individuo ao ambiente onde será colocado para trabalhar.
Uma boa iniciativa nesse sentido foi a criação do Programa Mais Pecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que prevê, para os próximos 10 anos, o aumento da produtividade bovina, passando de 1,3 bovinos por hectare para 2,6 bovinos por hectare. Com isso, a proposta é liberar algo em torno de 46,2 milhões de hectares para outras atividades produtivas.
O programa deve funcionar sob quatro eixos, sendo o melhoramento genético o primeiro e principal deles. O segundo passo será expandir as vendas dos produtos, ampliando em 35% o consumo interno de carne bovina e aquecendo as exportações dos produtos derivados.
Se efetivamente for colocado em prática, se trata de uma excelente notícia para a pecuária brasileira. Afinal, de acordo com a FAO, em 2050 a população mundial contará com nove bilhões de pessoas. E o desafio é de, no mínimo, dobrar a produção de proteína vermelha até lá para atender à crescente demanda.
O Brasil tem terra, clima, água e um potencial extraordinário para aumentar a produção. Porém, precisamos avançar em eficiência e o melhoramento genético está aí para nos ajudar a atingir esses objetivos.

*Paulo de Castro Marques é proprietário da Casa Branca Agropastoril, especializada na criação de gado Angus, Brahman e Simental sul-africano

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A arte de fazer um bom churrasco





Fazer um bom churrasco não é pra todos, mas os gaúchos têm tradição neste mister e à aqueles churrasqueiros ocasiões que se aventuram nos finais de semana à frente de uma churrasqueira e mostram dotes.

Em Porto Alegre, no Parque Moinhos de Ventos aconteceu a segunda edição do Concurso de Assadores, no último sábado, ocasião em que engenheiro Tales Freitas sagrou-se campeão. A Associação Brasileira de Angus, premiou o engenheiro que se saiu melhor com a grelha estilo uruguaia, a carne Angus e a brasa e levou para casa o troféu de campeão.

O segundo lugar ficou com o advogado Tiago Alves, seguido do dentista Daniel Bockl e do professor de tênis Eduardo Fick.

Além, é claro, de espalhar por todo o Parcão o inigualável cheiro de carne Angus assada, o evento teve caráter beneficente: os mais de R$ 11 mil faturados durante o concurso foram doados para o Projeto WinBelemDon, que tem como objetivo o resgate de crianças carentes e o incentivo à prática do tênis, conta o organizador da competição, Roberto Majo, proprietário do restaurante Fazenda Barba Negra, o primeiro a receber a chancela de 100% carne Angus do País.

“Tivemos uma tarde de muita confraternização e de bom retorno de público, o que é animador. Pudemos presenciar famílias animadas. Além disso, o público gostou e a carne estava maravilhosa”, enfatiza Majo.

O 2º Concurso de Assadores teve a presença de 32 concorrentes, que passaram por baterias eliminatórias até a final, além de 20 empresas envolvidas, como o frigorífico Marfrig, que, em parceria com o Programa Carne Angus Certificada, cedeu a carne utilizada. 

Os cortes usados no concurso foram assado de tira, bife de chorizo, prime rib, picanha e fraldinha. Todos devidamente degustados pelo jurado Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada.

“Foi uma grande ação entre amigos, um clima de confraternização, que, em seu intuito principal, visou uma causa nobre. Uma tarde muito boa entre amigos, carne deliciosa e boas ações”, conclui Medeiros.

O Programa Carne Angus Certificada é o maior programa de certificação de carne bovina do Brasil e possui chancela internacional pelo AusQual. Completando 11 anos de atividades em 2014, o projeto abateu cerca de 300 mil cabeças de gado Angus em 2013 e deve superar as 350 mil neste ano. 

No Programa Carne Angus Certificada, todo o processo de produção da carne, desde a chegada do animal ao frigorífico até a embalagem do produto é acompanhado por técnicos especializados. Para mais informações, acessewww.carneangus.org.br.


Pistolagem pura em Nova Ipixuna




A Polícia ainda não tem pistas dos dois matadores que executaram a tiros o pecuarista Valdomiro Araújo Lima 63 anos, na tarde da última segunda-feira (10) em Nova Ipixuna.

Uma certeza, parentes da vítima têm: o crime foi encomendado e desconfiam de duas mulheres, a atual esposa da vítima de prenome Neide, bem como a ex-esposa do pecuarista, identificada por Rosa, podem ter contratado os pistoleiros.

As mulheres, ainda de acordo com parentes do pecuarista, estariam de olho na fazenda Morrinhos, que em verdade nem pertencia à Valdomiro Lima e sim a irmão dele, Ivo Lins. A vítima apenas morava na propriedade, localizada à margem da PA-150, onde aconteceu o crime.

Outra certeza dos parentes é que os pistoleiros sabiam o que estavam fazendo, tendo em vista que dispararam três vezes, todos os tiros no tórax, sendo dois projéteis no peito direito e um terceiro à altura do coração.

Por enquanto o crime foi registrado na Seccional Urbana de Nova Ipixuna, à frente, o delegado Elias Jorge Francês, contudo o caso pode ser avocado para a Delegacia de Conflitos Agrários, à frente o delegado Alexandre do Nascimento Silva, muito embora o caso pode não ter ligação algumas com a luta pela posse da terra. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Gestão Estratégia da Pecuária





Sistema garante agilidade, precisão e redução de custos

“Estávamos crescendo em ritmo acelerado e percebemos a necessidade de maior controle do rebanho bovino e de todos os processos da organização. Afinal, se não cuidássemos da gestão, poderíamos prejudicar alguns controles e até comprometer o nosso desempenho”. As palavras de Pedro de Arruda Alvarenga Neto, encarregado de custos do Grupo de Biasi, de Novo Horizonte (SP), demonstram as necessidades do grupo: agilidade e precisão de informações para sustentar o crescimento organizado.

Essas exigências foram atendidas pelos sistemas de gestão, os chamados CS ERP, da Compu-Software, empresa com longa presença em agronegócios. “Em princípio, as Agropecuárias JB e WR, do Grupo de Biasi, utilizavam sistema próprio, desenvolvido internamente pela equipe de TI, sendo a folha de pagamento o único processo terceirizado na propriedade. No momento em que decidimos mudar, passamos a trabalhar com a CS, que já desenvolvia os sistemas da Usina Estiva, pertencente ao mesmo grupo”, informa Pedro.

“Após a folha de pagamento, a CS implantou o sistema de RH e a parceria se estende até hoje, com praticamente todos os programas utilizados nas agropecuárias”, explica o encarregado de Custos do Grupo de Biasi.

Atualmente, o Grupo de Biasi utiliza na pecuária as soluções da CS nas áreas financeira, comercial, contábil, industrial (para controle de estoque do rebanho de médio porte), agrícola (controle de pasto) e automotiva.

Os benefícios, explica Pedro de Arruda, vão desde a agilidade e precisão no levantamento das informações, o que contribui para tomadas de decisões mais rápidas e, consequentemente, redução de custos, além da possibilidade de levantamento de informações que não eram possíveis no sistema anterior: por exemplo, a divisão de animais por categoria e o controle de produção da fazenda.

Sobre a WR e JB Agropecuária
A empresa Walter de Biasi, com a marca WR Agropecuária,  foi fundada em junho de 1989. Suas atividades estão concentradas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa é voltada para as atividades de cria, recria e engorda de bovinos a pasto e em confinamento. Foi pioneira na implantação de rastreabilidade bovina – SISBOV, com certificação junto ao MAPA. Hoje, todas as suas propriedades são habilitadas a exportar seus produtos para a União Europeia. Já a JB Agropecuária atua com cria, recria e engorda extensiva de grande porte. Conquistou de 2003 a 2008 títulos importantes, mantidos até hoje, como a primeira empresa agropecuária no Estado de São Paulo certificada com rastreabilidade bovina – SISBOV, com todas as fazendas aptas a exportar para a União Europeia e demais países importadores. .Juntas, WR e JB possuem rebanho em torno de 50.000 cabeças e empregam cerca de 100 pessoas.

Sobre a Compu-Software
A CS Compu-Software desenvolve sistemas inteligentes para empresas, incluindo serviços de consultoria especializada e fornecimento de softwares integrados, sendo uma importante ferramenta de gerenciamento para tomada de decisão. Este sistema avançado de gestão de negócios busca atender a todas as áreas de empresas agropecuárias, como: CS Pecuária, que permite tornar mais eficientes as informações do rebanho; CS Avicultura, que administra a produção de ovos e controla todas as informações sobre as aves; CS Recursos Humanos, solução eficiente que permite visão estratégica da administração de pessoal; e CS Indústria, administração da produção orientada para o controle das atividades industriais.