sexta-feira, 6 de julho de 2018

Vias principais do Amapá recapeadas



 
Obra visa minimizar custos
Uma obra além da aparência, afinal, uma parte da história de Marabá está sendo preservada. Trata-se do recapeamento da avenida do Espírito Santo com a avenida do Aeroporto, bairro Amapá.
São pelo menos 850 metros de recapeamento que está sendo aplicados pela construtora Fox, por determinação da atual gestor, no trecho que começa próximo à BR-230, à altura da Passarela, até  avenida Beira Rio, às margens do rio Itacaíunas.
O bairro Amapá tem origem histórica em 1894, ocasião em que o coronel Carlos Gomes Leitão, em 1894 instalou o primeiro acampamento. Era início daquele, que é dos mais antigos bairros Marabá. O primeiro bairro é o Francisco Coelho, o popular “Cabelo Seco”.

No bairro Amapá, há 58 ruas, 44 empresas, este eixo de via é o principal. O recapeamento, sem sombra de dúvidas é um resgate, uma maneira de devolver aos moradores maior mobilidade.

As duas vias foram pavimentadas em administrações pretéritas. Por elas trafegam um grande numero de máquinas e caminhões que se deslocam até a margem do rio Itacaíunas e fazem o transporte de areia e seixo.
Por conta deste intenso fluxo de caminhões, invariavelmente, as vias se desgastam a ponto de ficarem quase que intrafegáveis, ante a quantidade de buracos.
Segundo o engenheiro João Alberto, o recapeamento, a obra está sendo executado em duas etapas. A primeira se deu pela aplicação de uma camada de CBUQ, espalhada sobre o leito da pista visando a correção de algumas imperfeições.
No início da próxima semana, segunda e terça, a previsão da Sevop é dar continuidade na obra com a execução da segunda camada do recapeamento. Nesta fase a maquina
Vibroacabadora é utilizada para dar um acabamento perfeito.
A propósito, a Sevop está concluindo pavimentação de 13 ruas, na Agrópolis Incra, bairro Alvorada, todas com drenagem e meio fio, bem como o arruamento e canteiro próximo ao INSS.
Consta nos planos da Sevop, recapear outra rua, igualmente importante no contexto histórico de Marabá, a rua do antigo Porto das Balsas, também no bairro Amapá.