terça-feira, 30 de outubro de 2012

Presidir a Petrobras é grande a responsabilidade, diz presidente



A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, participou nesta terça-feira (30/10) do 1º Seminário "Mulheres Reais que Transformam", no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. O encontro, promovido pelo portal feminino Tempo de Mulher, da jornalista Ana Paula Padrão, em conjunto com a agência de parcerias estratégicas Cross Networking, reuniu personalidades reconhecidas por suas ações pelos direitos humanos e pela igualdade social e cultural das mulheres no mundo.
Em um bate-papo descontraído com a jornalista Ana Paula Padrão, a presidente da Petrobras falou sobre o início de sua carreira, contou que jamais enfrentou "saias justas" por ser uma mulher à frente de uma grande empresa como a Petrobras, mas admitiu perceber que as pessoas a olham com muita curiosidade. Para Graça Foster, a diferença de gêneros nunca influenciou no seu trabalho.
 "Eu nunca prestei muita atenção nessa condição de ser mulher. Eu sou engenheira, trabalhava na perfuração de poços, uma atividade sempre conduzida por homens. Eu fui a primeira chefe dessa área na Petrobras. E nesse aspecto a tecnologia veio muito para ajudar as mulheres. Quando você ia para uma sonda de perfuração, eu fui centenas de vezes, há 30, 25, 15 anos atrás. Era um trabalho que exigia mais esforço físico que hoje. Agora você chega à sala do sondador, é tudo automático, parece um videogame", disse a presidente.
 Ao ser questionada sobre poder, Graça Foster lembrou que "o poder não vem sozinho, mas atrelado ao dever. Ser presidente da Petrobras é uma grande responsabilidade, porque você está no Brasil e a Petrobras e o Brasil têm uma relação de intimidade muito grande". Segundo Foster  a Companhia deu um grande salto, especialmente de 2005 para cá, e as responsabilidades aumentaram. "Nós temos muitas oportunidades para crescer, temos uma relação com o mundo, nós atuamos em 27 países. Então é um trabalho muito grande e uma imensa responsabilidade, não só com os acionistas da Petrobras, mas com meu país", disse.

Além de Graça Foster, participaram do evento Leymah Gbowee, prêmio Nobel da Paz em 2011, com quem a presidente da Petrobras manteve um breve dialogo,  Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente; Tony Porter, co-fundador da entidade "A Call to Men", que combate agressões contra mulheres e crianças, e Renato Meirelles, diretor do Instituto Data Popular, que falou sobre a nova classe média brasileira. O evento reuniu cerca de 500 pessoas.

Graça Foster é a primeira mulher a presidir uma das cinco maiores empresas de energia do mundo. Empregada de carreira há quase 32 anos, já desempenhou as mais diversas funções na Companhia até assumir a presidência da Petrobras, em fevereiro deste ano.
 


 
Um dente "derruba" João Salame



Complicações pós-cirurgia em um dente “derrubou” o prefeito eleito de Marabá João Salame Neto.

Recomendações médicas: repouso total, motivo pelo qual que está recolhido na casa dele sem atender correligionários e eleitores.

As articulações políticas estão sendo conduzidas por Roberto Salame Filho e o vice-prefeito Luiz Carlos Pies.