quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Traficante preso em casa

Traficante vendia droga em sítio no bairro Independência; polícia caçava acusado


PM prende casal de traficantes



Edinaldo Sousa - Policiais militares lotados na 26ª Zona de Policiamento Militar (Zpol) prenderam nesta quarta-feira (17) Melk Henrique Silva Souza 18 e Suzane de Souza Mota 21. Ambos são acusados de ser traficantes.
Ambos moram no final da avenida Boa Esperança numa chácara localizada na Quadra 11, Lote 13, bairro Independência e que pertence ao pai do acusado, Francisco Canindé de Sousa.
A prisão é fruto de buscas incessantes naquela área, segundo informou o major Dener Eudes da Rocha Favacho comandante da 26ª Zpol. “Há muito tempo estávamos tentando prendê-lo e finalmente hoje (ontem) conseguimos”, comenta o militar.
Participaram dessa prisão diversos militares, sendo boa parte, “sangue novo”, ou seja, soldados recém formados e que estão com sede de justiça.
Dos mais antigos constam o soldado Jeremias Machado Galvão e o cabo Edison Rodrigues da Silva que pela manhã prenderam o foragido Carlos Pereira dos Santos que há mais de um ano fugiu do Crama.
Nesta casa os militares localizaram cerca de 40 petecas de merla, um revólver calibre 38, municiado com cinco projéteis, quatro trouxas de pasta base de cocaína e um colete à prova de balas de uma empresa de segurança.
A droga, segundo Melk Silva pertencia a Edimones Matos da Silva, que inclusive estaria na casa embalando a droga quando os militares chegaram, porém conseguiu fugir ao cerco policial.
“Essa é a defesa dele, mas na verdade o Edimones fornecia a droga pra ele”, comentou o cabo Edison dizendo que já estava no encalço do traficante há um bom tempo.
“Nós sempre vamos aos prováveis lugares onde os traficantes andam e sabíamos que poderíamos encontrá-lo na área, por isso nos preparamos para essa prisão”, narra o major Favacho.
O delegado Bruno Fernandes de Lima autuou Melk Silva por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, enquanto Suzane Mota foi autuado por tráfico de drogas, com base no artigo 33 da Lei 11.343 de agosto de 23 de agosto de 2003.



Melk tem medo de morrer




O acusado de ser traficante Melk Henrique Silva Souza 18 relutou em abrir o jogo em relação à droga e quem lhe fornecia, porém resolveu contar embora tenha consciência de que pode ser morto por isso.
Ele reiterou que a droga pertencia à Edimones Matos e que seria ele quem estava manuseando a droga quando a Polícia chegou.
Entretanto, segundo a delegada Bruna Paolucci, o acusado, sistematicamente era apontado em diversos inquéritos que ela preside e envolve o tráfico de drogas.
“Todos negam, mas a verdade é que ele era o terror da Independência, inclusive estava sendo caçado por outros traficantes”, relata.
Na madrugada de segunda, o primo dele Jonas Silva Pereira 20 anos foi morto a tiros na avenida Boa Esperança, porém os matadores, segundo fonte da Polícia, pretendiam também matar Melk Silva.
Em Marabá está em curso o que se pode chamar de guerra do tráfico. São várias facções se digladiando em busca de espaço para venda de drogas.
No final do mês de outubro foi assassinado a tiros o acusado de ser traficante, Fabiano de Oliveira Matos. O crime aconteceu na casa dele, na rua 26 de junho, Quadra 36, Lote 15, bairro Independência.
Este homicídio teria sido praticado por Laércio Pereira da Conceição, que teria contado com a ajuda de Ozeas Soares de Araújo, Danilo de Oliveira e Wilson Oliveira Sousa. Os quatro foram presos na mesma madrugada do crime.
Após a morte de Fabiano, o Edimones Matos da Silva teria assumido o lugar no tráfico e segundo informações da Polícia está por trás de vários crimes. (E.S.)


Foragido do Crama recapturado



Pode até demorar, mas cedo, ou tarde os foragidos são recapturados: é o caso do acusado de ser traficante Carlos Pereira dos Santos.
O soldado Jeremias e o cabo Edison Rodrigues chegou cedo na casa dele, situada na casa dele situada na rua Goiás, 272, bairro Bela Vista.
Mesmo estando meio sonolento, Carlos dos Santos tentou se rebarbar com os militares e para a imprensa negou que fosse traficante.
Informou que ao ser preso estava acompanhado de duas pessoas que seriam traficantes, motivo pelo qual alegou ter sido injustiçado e na primeira oportunidade que teve fugiu do Crama para onde deve ser recambiado. (E.S.)



Operário faz “mudança” de patrão



Há pessoas que tentam cobrar uma dívida de várias maneiras, muitos optam pela via legal, já outros preferem as vias escusas e acabam se complicando.
É o caso do braçal Daniel da Silva 18 anos, que tinha uma dívida no valor de R$ 500,00 de um ex-patrão dele, cujo nome não soube dizer e que preferiu receber a conta se apropriando de alguns eletrodomésticos.
Dessa pessoa ele teria furtado máquina de solda, televisão, DVD, dentre outros. “Mas pretendia devolver assim que recebesse o meu dinheiro”, comentou.
O furto aconteceu no último final de semana. Esse patrão dele saiu de casa para passear em Belém e recomendou que o acusado vigiasse a propriedade a fim de que não fosse roubado, porém foi vítima do próprio acusado.
Diante desse caso, apesar do acusado ter confessado o crime, o delegado Bruno Fernandes de Lima se viu obrigado a abrir um inquérito policial e ao final deve pedir a prisão preventiva do acusado, visto posto que não havia situação de flagrante. Os objetos foram devolvidos ao dono. (E.S.)




Dupla de assaltante rouba 25 de mil de posto


Dentre os roubos que aconteceram nas últimas 48 horas em Marabá consta o assalto a um posto de combustíveis, no bairro Cidade Nova de onde uma dupla de assaltantes levou pelo menos R$ 25 mil.
O dono preferiu não conceder entrevista a respeito do caso, contudo a reportagem levantou que dois ladrões chegaram no posto na madrugada de terça-feira, renderam dois vigilantes e um terceiro que estaria saindo da empresa e foram direto para o escritório.
Dentro da empresa os ladrões tiveram tempo suficiente para arrombar um cofre e estão munidos de ferramentas apropriadas para tal finalidade e surrupiaram a grana.
Para a Polícia este é assalto é o que se pode chamar de “parada dada”, ou seja, os ladrões, provavelmente tinham informações privilegiadas a respeito do esquema de segurança e de onde estaria guardado o dinheiro.
Eles foram direto ao cofre e após arrombá-lo carregaram os dois computadores que gravam as imagens do circuito interno.
Outra pista que indica para esta possibilidade está no diálogo de um assaltante para com um dos vigilantes, pois o assaltante chegou perguntando por uma pistola que o vigilante teria.
Os dois vigilantes, mais o demissionário, ficaram sob a mira de duas pistolas e caso esboçassem alguma reação seriam mortos.
O caso está sendo investigado pelo delegado Bruno Fernandes de Lima, que por enquanto está ouvindo algumas pessoas desse para quem sabe chegar até os dois autores de mais este assalto em Marabá. (E.S.)


Delegacia funciona em regime de plantão



A Delegacia Distrital da Cidade Nova, desde ontem está funcionando em regime de plantão. Essa é uma antiga reivindicação dessa comunidade, tendo à frente a líder comunitária, Maria do Livramento Sá, a Lia da Liberdade, que por diversas vezes cobrou esse tipo de atendimento.
No núcleo Cidade Nova, são pelo menos 17 bairros e aproximadamente 120 mil habitantes, praticamente a metade da população de Marabá. Para esta unidade foram destinados 12 policiais civis.
“Com certeza essa medida visa melhorar o atendimento à população e acredito que irá sim melhorar o nosso trabalho”, reitera.
Igualmente satisfeita estava a delegada Adriana Sacramenta Silva, lotada na Divisão de Homicídios que agora deve contar com o reforço de dois investigadores e um escrivão.
Esta especializada também deve funcionar em regime de plantão, sendo que ele irá dividir com o delegado Victor Manfrini Corrêa Braga a responsabilidade de apurar os crimes envolvendo homicídios.
“Agora sim acredito que poderemos trabalhar com mais eficácias, pois do jeito que estava ficava difícil”, comenta a delegada.
Por seu turno na cidade Nova as equipes estão assim divididas. A delegada Bruna Paolucci trabalha com a escrivã, Bartira do Socorro Silva Oliveira e os investigadores: Kleber Santiago Machado e José Ricardo Oliveira Morais.
Já o delegado Bruno Fernandes de trabalha com a escrivã Simone de Paulo Soriano de Melo Souza e os investigadores: Pedro Raimundo Correa de Sousa e Germano Arnoud de Figueiredo Neto.
Remanescentes da 21ª Seccional Urbana o delegado Vinicius Cardoso das Neves, que trabalha com o escrivão Dílson José Lima Gonçalves e os investigadores: Adriano ferreira Lima e Kellen Costa Ranieri.
Por fim o delegado Victor Costa Leal que atuará com o escrivão Rodrigo Paiva Barros e os investigadores: Tadeu Cezar Ferão da Silva e o experiente Cerlio Martins Ferreira.
Nesta mesma unidade, pelo menos por enquanto, deve atuar como uma espécie de supervisor, o delegado Renato Lopes Tarallo que terá sob seu comando direto os experientes investigadores João Ary Castro Freitas e Edivan Lima da Costa.
Agora com toda essa estrutura de pessoal e viaturas é esperar para ver se a criminalidade será diminuída.
Nunca é demais lembrar que estava nos planos da Secretaria de Segurança Pública reforçar o policiamento nesta delegacia, mas seguramente o recente arrombamento a esta unidade apressou os planos da alta cúpula da Polícia Civil. (E.S.)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mutirão da cidadania em São Félix do Xingu

Desde a última terça-feira (09), os moradores da zona rural do município de São Félix do Xingu estão recebendo a visita da equipe do Mutirão da Cidadania, formada por servidores do Incra e de parceiros como a Secretaria Estadual de Segurança e os cartórios municipais.
A equipe que já passou pelas vilas Taboca, Nereu e T de Teilândia,. Nesta semana, o Mutirão estará atendendo os moradores das vilas Cascalheira (15), Sudoeste (16), Lindoeste (17) e Ladeira Vermelha (18 e 19).
O Mutirão da Cidadania, também conhecido como Mutirão da Documentação, faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Durante a realização do mutirão, são expedidas Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Estes documentos são expedidos graças a parcerias do Incra com a Secretaria de Segurança do Estado, através do Instituto de Identificação do Pará, e dos cartórios municipais.

Fique atento às datas:

Mutirão da Cidadania em São Félix do Xingú
Dia Localidade
16 Sudoeste
17 Lindoeste
18,19 Ladeira Vermelha

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pai mata filho no Quilômetro Sete

Ambos não se davam bem; a vítima era usuária de drogas



Edinaldo Sousa - No último sábado, em Marabá, houve mais uma demonstração do esfacelamento do tecido social, ocasião em que o pai matou o filho, após discussão banal.
O caso se registrou na rua M, bairro Quilômetro Sete, Nova Marabá. Era por volta das 20 horas quando Luiz Gonzaga Gomes Simões matou a golpes de arma branca o próprio filho, Gelivado dos Santos Simões 22 anos.
Ambos não tinham uma boa convivência segundo informaram alguns vizinhos. Estas pessoas não quiseram comentar as circunstâncias
O uso contínuo de drogas por parte da vítima teria causado a desavença entre ambos.
No local do crime algumas pessoas com visíveis sintomas de embriaguês e envolvidos pelo poder alucinógeno de drogas, diziam que não concordavam com que tinham acontecido com Gelivaldo Simões.
Um dos irmãos da vítima confirmou que de fato foi o pai quem teria cometido tal crime, contudo não comentou a respeito das circunstâncias desse crime.
O fratricídio deve ser investigado pela Divisão de Homicídios de Marabá. Os primeiros levantamentos, porém foram feitos pela equipe do delegado Victor Costa Lima Leal.

Professor encontrado estrangulado dentro de casa

Edinaldo Sousa - Depois um dia inteiro de buscas, parentes e amigos do professor Mário Antonio Alves da Silva, na noite de sábado 13, tiveram a frustração de vê-lo, estendido numa cama, envolto numa poça de sangue, com a boca amordaçada e no pescoço um cabo de energia.
O corpo dele foi encontrado na noite de domingo, na casa dele, na Folha 20, quadra 15, Lote 12, Nova Marabá. A vereadora Antonia Carvalho de Araújo Albuquerque (PT) informou que foi a segunda pessoa a entrar no quarto e constatar que de fato o amigo estava morto.
Contou que Antonio da Silva era homossexual assumido e em princípio descartou que ele possa ter sido vítima de homofobia e acredita que algum namorado pode ter sido o autor desse bárbaro crime.
O corpo estava sendo velado na casa dele. O ontem à tarde foi sepultado no Cemitério da Saudade, na Folha 29, Nova Marabá em face ao adiantado estado de decomposição.
Latrocínio - Neste caso a hipótese de latrocínio envolvendo pessoas próximas da vítima é reforçada pelas circunstâncias do crime.
O homicida levou dois telefones celulares e o carro da vítima, uma corsa classic, prata, placa NSO-5669, Marabá-PA. O veículo foi abandonado na rua Pedro Fontenelli, em frente à casa de número 218-B, Cidade Nova.
Em princípio a vereadora Antonia Carvalho suspeitava que um notebook tivesse sido furtado, porém a mãe da vítima, Marina Alves de Sousa informou que o aparelho estava emprestado para um amigo.
Mas independentemente da quantidade de objetos furtados, os amigos do professor Mário cobram celeridade e seriedade nas investigações, pois temem que caso caia no esquecimento e se transforme em dado estatístico.
“Vamos cobrar sistematicamente que a Polícia investigue esse caso, inclusive vamos exigir o aparelhamento do estado para que a morte do nosso colega não seja esquecida”, comenta.
Por vários anos, Mário da Silva foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e ultimamente estava lecionando na zona rural de Marabá.
No sábado ele tinha retornado ao centro urbano onde teria feito compras para retornar nesta terça-feira à zona rural.
Para Toinha, como é conhecida a vereadora, de fato o professor Mário pode ter sido vítima de algum namorado.
“Não tem sinais de arrombamento na casa, por isso que desconfiamos se tratar de pessoa conhecida dele”, reforça.
Amparada – Bastante angustiada estava a mãe da vítima, Marina de Sousa ontem pela manhã. Ela estava sentada numa cadeira “preguiçosa” e não conseguia entender, ou compreender o que havia acontecido com o filho dela.
Por conta do súbito mal estar da dona de casa a reportagem preservou a dor da idosa, pois estava sob efeito de calmantes.
Em princípio o caso deve ser investigado pela Divisão de Homicídios da 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá, que ontem pela manhã estava com as portas fechadas em função do feriado nacional.

Trio de assaltantes preso desfilando em moto roubada

Edinaldo Sousa - Acusados estavam montados numa moto que havia sido furtada no bairro Laranjeiras na madrugada de domingo. Os acusados circulavam na rua das Cacimbas, bairro Amapá.
Foram presos: Natanael Pereira da Silva 19, morador da rua Itacaiúnas, sem número, Douglas Brito de Sousa 18, Gaiapó 177, bairro Laranjeiras e Djalma Borges Sousa, residente na rua Miguel Basílio 148, bairro Laranjeiras.
Eles estavam numa moto Fan, preta placa JVM-7371 quando foram abordados por policiais militares lotados na 26ª Zona de Policiamento Militar.
Na 21ª Seccional Urbana eles negaram que tivessem furtado a moto, porém os militares disseram que o veículo foi furtado às proximidades de uma boate no bairro Laranjeiras.
Um dos acusados, Douglas de Sousa contou que ligava a moto usando a chave de outra moto. Esse detalhe chamou a atenção dos militares que ao fazerem a abordagem, constataram que o trio não tinha documentos da moto e nem a chave da ignição.
Assim foram conduzidos até a 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá e constataram que o veículo havia sido furtado.
O delegado Álvaro José Beltrão Ikeda ficou de autuar o trio por furto simples tendo em vista que aparentemente não houve emprego de arma de fogo. (E.S.)

Sem terra assassinado a tiros

Riba foi morto a tiros quando se deslocava para Marabá; ele coordenava acampamento em Jacundá



Em Nova Ipixuna, aconteceu na noite deste domingo (14) foi morto a tiros o líder sem terra José de Ribamar de Sousa, 34, o Riba.
O crime aconteceu na Vila do Quilômetro 41. Segundo as poucas informações desse caso, uma pessoa, de moto, se aproximou dele e efetuou vários disparos.
A vítima estava dentro de um carro e se deslocava para Marabá. Riba, como é conhecido, coordenava um acampamento numa fazenda, às proximidades do município de Jacundá, sudeste do Pará.
A Polícia investiga para tentar descobrir se a morte tem alguma ligação com a atividade do sem terra que é natural de Itupiranga e para onde o corpo foi levado para ser sepultado nesta terça-feira.
Por fim o IML necropsiou o corpo de Francisco Pereira da Silva 40 anos foi morto a golpes de arma branca, crime consumado na vila Jerusalém, zona rural de Parauapebas, sudeste do Pará. (E.S.)

Guerra do tráfico causa mais uma vítima em Marabá

Traficante executado no Liberdade



Este final de semana o Instituto Médico Legal de Marabá (IML) necropsiou seis corpos, sendo que quatro deles são de Marabá, todos vítimas de homicídios. Até o fechamento desta matéria havia sido necropsiados 775 corpos. Dentre estes corpos, o acusado de ser traficante, Jonas Silva Pereira 20 anos, morto na madrugada de segunda-feira (15).
O crime aconteceu por volta das 3 horas da madrugada, na avenida Boa Esperança, às proximidades de uma funerária.
Segundo fontes da Polícia, a vítima trafegava na garupa de uma moto quanto foi alvejada pelas costas. Os matadores seguiam em outra moto. Assim que a vítima caiu sem vida, os matadores tentaram atingir o piloto da moto que ele seguia, porém esta pessoa fugiu rápido da cena do crime.
No palco do crime diversos curiosos comentaram que a vítima era traficante de drogas e que pode ter sido vítima de acerto de contas, porém consigo não foi encontrado nenhuma droga.
O pai dele Pedro Martins Pereira lamentava a morte do filho e dizia que tinha aconselhado-o a “sair dessa vida”, porém constatou o fim trágico do filho, que estava numa poça de sangue.
Outros – Faleceu neste fim de semana, Isaquison dos Santos Feitosa 22 anos. Ele estava internado no Hospital Regional após ser baleado na Vila São José, zona rural de Marabá.
Vítima, provavelmente de fratricídio, o jovem Gelivaldo dos Santos Simões foi morto, no sábado, a golpes de arma branca. O pai, dele, Luiz Gonzaga Simões é acusado de ter cometido esse crime, que aconteceu na rua M, bairro Quilômetro Sete, Nova Marabá.
No domingo à noite, amigos e parentes, encontraram o corpo do professor Mário Antonio Alves da Silva, 40 anos.
O corpo estava estirado em cima de uma cama e na boca havia um lençol e no pescoço um fio com o qual ele foi estrangulado.