quinta-feira, 28 de junho de 2012

Descuidista sofre convulsão na cadeia



Um caso diferente aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) na Seccional
Urbana da Nova Marabá. Tudo por conta de um ataque epilético que o descuidista Nilson Wellington Miranda de Souza sofreu ao ser preso na cela.
Ele literalmente desmaiou e teve de ser atendido por socorristas do Samu. Antes, porém o acusado fez necessidades fisiológicas em toda a cela e gritava que estava arrependido de ter furtado.
Ele foi preso por volta das 10 horas da manhã após furtar nove cadeados de uma loja de material de construção e duas tesouras de um supermercado, nos bairro Liberdade e Independência, respectivamente.
O dono da loja de material de construção ainda chegou a falar com o acusado, minutos antes deste furtar os objetos que estavam em cima de um balcão e dentro de caixas lacradas.
Por um breve instante em que os funcionários desta loja se distraíram o acusado tirou os cadeados de dentro das caixas e colocou numa sacola plástica.
Pra azar dele, a mercadoria estava em cima de um balcão e iria ser colocada em exposição, sendo que assim que Nilson saiu da loja um funcionário sentiu a falta dos cadeados e deduziram que o acusado havia furtado a mercadoria.
Ao ser abordado pelos funcionários da loja a dois quarteirões do prédio se constatou o óbvio: Nilson estava com a sacola cheia de cadeados e duas tesouras que furtara do supermercado.
Diante de tantas evidências o acusado foi conduzido pela Polícia Militar até a Seccional Urbana da Cidade Nova onde ficou de ser autuado por furto simples, contudo passou mal e foi levado para o Hospital Municipal de Marabá onde foi medicado e aparentemente não corre risco de morte.

MST ameaça realizar novas ocupações



Sem terra sitiam a fazenda Cedro desde a semana passada 

Gado está vulnerável e pode ser abatido a qualquer instante


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promete novas manifestações caso a negociação com o Incra não evoluir no que diz respeito à desapropriação da fazenda Cedro, Zona Rural de Marabá.

Foi nesta fazenda, na quinta-feira da semana passada que aconteceu um confronto entre sem terra e seguranças armados da empresa Atalaia. Doze sem terra foram baleados.

As ações podem ser estender para outras fazendas pertencentes à Agropecuária Santa Bárbara. O MST possui 5 acampamentos nas regiões sul e sudeste do Pará onde estão acampadas 1.300 famílias.

Para o MST, a solução para o impasse o Incra precisa enfrentar três grupos mais poderosos da região: Vale, a Agropecuária Santa Bárbara e o grupo Quagliato. Os acampamentos do MST em área de interesse da Vale e do grupo Quagliato poderão seguir o mesmo exemplo adotado em relação ao grupo Santa Bárbara.

Estas famílias também aguardam o cumprimento de acordos não cumpridos entre o Incra e os referidos grupos econômicos para a liberação de fazendas para assentamentos rurais.

Nos últimos dois anos, o MST manteve as famílias acampadas e participou de mais de uma dezena de audiências na Vara Agrária e com a Ouvidoria Agrária Nacional, sem, contudo houve um desfecho favorável aos trabalhadores acampados.

Diante desta situação o MST permanecerá na sede da Fazenda Cedro, que consideram uma propriedade emblemática e pelo menos 90% dos 19 mil hectares foram desmatados.

“O caso da Fazenda Cedro é um exemplo desse desmando, 90% da floresta da propriedade foi derrubada. O antigo castanhal existente ali foi totalmente destruído e metade da propriedade pode ser terra pública”, salienta o MST em nota enviada à imprensa.

Por fim o documento afirma que nos  últimos três anos, 38 trabalhadores rurais sem terra foram baleados e outro assassinado.

“Por essas e por outras razões é que não esperaremos mais e não daremos mais um passo atrás sobre a Fazenda Cedro e as demais fazendas onde as 1.300 famílias do MST terão que ser assentadas. Não aceitaremos despejos em nossas áreas, intimidações e prisões, bem como a criminalização das lideranças e do movimento”, finaliza a nota.


Santa Bárbara repudia invasões e cobra providências


Em Nota, a Agropecuária Santa Bárbara repudiou a onda de invasões promovidas pelo MST na última semana, sobretudo no que diz respeito à ocupação da sede da Cedro.

O documento alerta que há a possibilidade de novas ocupações e que os funcionários da Cedro estão amedrontados com a possibilidade de um novo ataque.

“O MST tenta nova invasão na Fazenda Cedro, em Marabá (PA). As ameaças aos funcionários se intensificam e há risco de mais violência”, afiança o documento.

Informa ainda que a quantidade de sem terra está aumentando rapidamente e há pelo menos 500 sem terra em frente à sede da Cedro.

A área está bastante tensa, sendo que as vias de acesso à fazenda Cedro estão interditadas e carros de som incita os sem terra para se manterem no acampamento.

Nesta quinta-feira, ainda de acordo com a nota, sem terra tentaram ocupara pastos da propriedade, porém foram contidos por policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME), que se mantém na propriedade desde confronto na semana passada.

A Agro Santa Bárbara, por fim comenta que há a ameaça de invasão das centrais de produções de bois e caso aconteça o prejuízo será incauculável.

Diversos documentos foram enviados às autoridades do Estado do Pará onde cobram punição aos sem terra que ameaçam ocupar por completo as fazendas da empresa.