sexta-feira, 4 de abril de 2014

Advogado executado em Marabá

Corpo está sendo velado na OAB de Marabá


Advogado foi encurralado e assassinado em beco
George Machado era bastante conhecido na região



Quando estava em uma movimentada churrascaria popular, na Folha 10, Nova Marabá, na noite da quinta-feira (3) advogado George Antonio Machado, 53 anos foi executado sumariamente com três tiros.

Dois pistoleiros, de uma moto CB-300, branca executaram a vítima. Era por volta das 20h30 quando os estampidos ecoaram na noite e anunciavam que mais uma pessoa estava sendo executada.

No palco do crime, surgiram vários comentários. Entre eles o de que a vítima teria sido morta por conta de uma tentativa de assalto, contudo os pistoleiros não lavaram absolutamente nada do advogado.

Desta feita, amigos advogados, acreditam que George Machado, de fato foi executado. Tanto que três liquidaram a vítima, um no tórax, à altura do coração, outro na nuca e um terceiro, na face, do lado esquerdo, este dado à curta distância.


O crime aconteceu no exato momento em que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizava um evento lideranças da entidade em nível estadual onde está reunido praticamente todos os entes da Justiça Estadual. 

O corpo está sendo velado na sede da OAB de Marabá na Folha 26, Nova Marabá e deve ser sepultado no final da tarde hoje no Cemitério Jardim da Saudade.

Antes, porém, colegas advogados, devem realizar um protesto contra a violência e cobrar do Estado, célere apuração para que este crime não caia no esquecimento e os pistoleiros impunes.

Por enquanto a investigação está à cargo dos delegados Ricardo Oliveira do Rosário, superintendente regional, Carlos Alberto Viera Matos, delegado municipal, contudo, o delegado GIlvandro Furtado, da Divisão de Homicídios de Marabá deve assumir o caso quando chegar em Marabá, na tarde de hoje. 

A determinação de se investigar o caso com a maior brevidade e rapidez possível, partiu do secretário geral de segurança pública, Luiz Fernandes Rocha, dada a gravidade e repercussão que o crime tomou.

Até mesmo o vice-governador Helenilson Pontes entrou em cena e manteve contato com o presidente da OAB no Pará, advogado Jarbas Vasconcelos e garantiu que este caso não deve ficar impune. É esperar pra ver. 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Carcará se adapta à cidade

Carcará estraçalhando uma lagartixa






Não é à toa que a ave de rapina, o carcará é conhecido por devorar tudo o que for comestível e não importa se está em um ambiente selvagem, ou urbano, tudo vira refeição.

Em um flagrante registrado pelo jovem estudante Gabriel Maia, 12 anos, a ave devora uma lagartixa tranquilamente, dilacera o couro com o bico potente dele, que mais parece uma navalha afiada.

O flagrante foi registrado recentemente quando a ave pousou no quintal da casa do estudante, na Folha 17, Nova Marabá para, sossegadamente desfrutar da refeição.

Por outro lado, tal episódio, revela o quanto o urbanismo está influenciando no reino animal, ou seja, cada vez, a cidade invade a selva e resta aos animais a adaptação.


Por conta da correria do dia a dia, compromissos diversos dos seres humanos, este fenômeno passa despercebido, não para o jovem Gabriel Maia, que flagrou o animal em plena refeição. É o Carcará, que pega, mata e come. 

Outro carcará adaptado, “mora” no prédio da Polícia Federal em Marabá onde construiu um ninho numa árvore de “Sumaúma” e ataca quem ousar se aproximar do ninho.

Uma destas vítimas foi o motoboy, Osvaldo Beija Flor, que tomou um susto daqueles, mas exaltou a reação do animal, que afinal defendeu a prole. (E.S.)

Enquanto brigam por poder, estudantes passam fome em Marabá


Durante sessão da última terça-feira (1o), entre os assuntos debatidos pelos vereadores de Marabá foi a suposta falta de merenda escolar.

Entre os revoltosos, o vereador José Sidney (PSDB). “Esse assunto vem incomodando. Não podemos sair na rua que todo mundo cobra a merenda. Há um ano e três meses o governo assumiu a gestão da educação e não podemos mais aceitar desculpa de problemas com a licitação”, desabafou.

Para ele, estão brincando com os vereadores. “Somos culpados por não ajudar a resolver o problema. Aqui, o que a gente faz é pedir e não somos atendidos. O governo tem de resolver o problema da merenda, o recurso vem e há crianças que só vão para a aula por causa da merenda”, argumenta.

A vereadora Vanda Américo (PSD), que por várias vezes tocou no assunto, lembrou que não seria produtiva uma reunião apenas entre vereadores e o secretário de Educação, mas com outros entes, como prefeito, secretário, coordenador do departamento de merenda escolar para que se compreenda a gravidade do problema e sejam sugeridas formas de solucioná-lo.

Américo revelou que a Semed chegou a enviar petas "Chilitos" para a merenda de um Núcleo de Educação Infantil, fato que, segundo a vereadora, aconteceu na última sexta-feira (28), e pelo menos 40 pacotes do produto para o referido NEI. O caso  foi denunciado para o Ministério Público. “Estão debochando das nossas crianças pobres, que precisam da merenda”, pontuou.


Por fim, Vanda disse que a Câmara não pode aceitar mais um ano e meio de desculpas em relação à licitação e avisou que vai ingressar com procedimento na Justiça Federal para que a Prefeitura resolva o problema da merenda o mais breve possível.

O vereador Pedro Correa (PTB), que faz parte da Comissão de Educação da Câmara, disse que participou de várias reuniões para discutir a merenda escolar com a Secretaria de Educação. 

“A atual gestão introduziu o turno intermediário e não tem merenda nesse período do almoço, o que é grave. Vamos orar pelo futuro secretário de Educação, porque temos certeza que a competência dele vai ajudar a solucionar esse problema”, concluiu Pedrinho se antecipando a uma provável mudança na Secretaria de Educação.

Até mesmo quem é da base do governo, como o vereador índio Ubirajara Sompré (PROS), presidente da Comissão de Educação, reconheceu que esse é um problema que tem que ser resolvido o mais breve possível. “Temos de estar mais ‘lincados’ nisso, já reunimos com o pessoal da merenda, cobramos e pensamos que a situação estava resolvida. Temos de cobrar mesmo", comentou.


"Nos informaram que em relação à licitação, as empresas que perderam recorreram. As crianças vão para a escola pensando na merenda. Temos que dar uma solução, e que a alimentação volte a ser oferecida para nossas crianças”, advertiu Ubirajara.

Igualmente da base governista, o vereador Guido Mutran (PMDB) se mostrou surpreso e disse que imaginava que o assunto já tivesse sido resolvido. “Não podemos nos limitar à denúncia. Cada colega tem que ter a responsabilidade de atuação. As crianças não podem ser penalizadas. O importante é que se encontre uma solução, caso contrário, a evasão escolar vai aumentar", comentou.

O vereador Orlando Elias (PMDB), além do problema da falta de merenda escolar, trouxe à tona, outra situação não menos grave que seria a falta de pagamento de transporte escolar rural.

“Os donos de ônibus estão há quase 15 dias sem receber os valores, temos de saber o que está ocorrendo. Não acredito que seja um problema de licitação. E a merenda, quando é fornecida, é de péssima qualidade”, atacou.

O líder do governo na Câmara, vereador Pedro Souza (PROS), reconheceu que vem ocorrendo problemas com falta de merenda escolar em algumas escolas, e explicou que isso ocorreu porque a empresa que ganhou a licitação deixou de entregar alguns produtos e muitos alunos acabaram penalizados. 

Contudo, garantiu que ainda esta semana o problema deve ser resolvido. “O prefeito João Salame também ficou irritado quando soube da falta de merenda em algumas escolas e exigiu que o caso seja solucionado urgentemente”, informou Pedro Souza.

Fiéis se unem para construir igreja


Família Mutran e os padres celebrando doação de terreno 

Padre Tarcísio sendo bastante festejado por fiéis

População compareceu em peso para evento histórico




Se Deus ajudar e a comunidade contribuir, até o final de 2015 a Igreja Católica inaugura mais um templo no bairro Quilômetro Sete, Nova Marabá. 

O primeiro passo foi dado neste sentido no final da última semana, ocasião em que aconteceu o lançamento da pedra fundamental do empreendimento.

A igreja deve ser construída em um amplo terreno doado pela família Mutran e que estava abandonado desde dezembro de 2002.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental aconteceu no último domingo, ocasião em que foi celebrada uma missa campal pelo bispo diocesano Dom Vital Corbelini.

Segundo o vigário da paróquia São José Operário, Tarcísio Avelino, as obras devem começar em maio deste ano, quando as chuvas cessarem na região.

“Temos que cuidar bem do dinheiro da obra, então os trabalhos devem começar quando encerrar o inverno para não haver desperdício”, salienta.

Todo o recurso desta obra é fruto de doações da comunidade, sobretudo moradores dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Quilômetro Sete, Araguaia, além das Folhas 30, 18 e 5, Nova Marabá, cujas regiões são essencialmente carentes.

“A prudência recomenda zelar bem pelo dinheiro doados, então, nada mais justo começar a obra quando estiver tudo definido e em condições climáticas ideais”, reforça.

Quanto à estrutura em si o pároco informou que não tinha condições técnicas de dar maiores detalhes, mas adiantou que a nova estrutura irá abrigar confortavelmente todos os fiéis, pois contará com diversos espaços, entre eles o salão paroquial, sala de catequese, área campal, estacionamento, entre outros.

Evidentemente que a família Mutran se regozija com a doação por estar contribuindo com uma causa maior do que o valor monetário do terreno. “A área é bastante valorizada, mas não levamos em consideração isto e contribuímos com a cidade”, reforça Nagib Mutran, secretário de saúde.

“Somos católicos e entendemos que a contribuição vai colaborar e muito para o desenvolvimento da comunidade, tendo em vista que além da parte espiritual, devem ser desenvolvidas várias ações sociais”, acrescenta.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Marceneiro morto com doze facadas




Neste final de semana em Marabá, o marceneiro Raimundo Rodrigues Silva, 34 anos foi morto com vários golpes de arma branca, na Folha 6, Nova Marabá.

Ele foi morto com pelo menos doze golpes de arma branca em crime que aconteceu na madrugada do último sábado (29), em uma rua da Folha 6, Nova Marabá. Os golpes atingiram a vítima no pescoço, costas e tórax.

Os matadores, a Polícia, acredita se tratar de mais de uma pessoa, provavelmente pertenciam ao círculo de amizade da vítima.

Acidente – Também em Marabá, morreu o pedreiro idoso João Rodrigues da Silva, 58 anos. O acidente aconteceu na rua 31 de março, com a rua Orlando Solino, bairro Liberdade.  

Um motoqueiro, Pedro da Silva Mourão, atropelou o idoso, quando este tentava atravessar a rua 31 de março. A vítima morreu na hora, enquanto o motoqueiro sofreu lesões corporais leves e aparentemente não corre risco de morte.

Já na BR-230, o jovem Mateus Lopes Cabral morreu em acidente de trânsito que aconteceu próximo à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Também em Marabá, morreu o pequeno Felipe Lacerda Costa de apenas um ano e três meses, após sofrer um choque elétrico. 

Após ser medicado no Hospital Municipal de Marabá, tendo em vista que foi esfaqueado, morreu Gerinaldo Araújo Fidelis, 35 anos.

Outros – Outros quatro corpos foram necropsiados no IML de Marabá. Entre eles, Edevaldo Silva Souza, vítima de acidente de trânsito em Parauapebas.

Também no município de Parauapebas, foram mortos a tiros os jovens Luciano de Sousa Farias 18, bem como Flavio Bezerra Silva, 20 anos.

Lourival Duarte de Menezes, morto a tiros em Jacundá. Edivan Silva e Silva, morto em acidente de trânsito em Palestina do Pará.




Pirateiro mirim apreendido 




Operação ‘caolho’, comandada pelo delegado municipal Carlos Eduardo Vieira Matos, desencadeada neste final de semana em vários pontos de Marabá, resultou na apreensão de pelo menos seis mil mídias piratas e um adolescente, de 17 anos apreendido.


Em verdade, está se tornando rotina da Polícia Civil de Marabá, sobretudo nos final de semana, realiza operação de combate à pirataria. Desde que o delegado municipal Carlos Eduardo chegou em Marabá, no início do mês de fevereiro que este combate foi intensificado.

Com a operação ‘caolho’ deste final de semana, somam pelo menos vinte mil mídias piratas apreendidas e cinco pessoas indiciadas por violação de direito autoral previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro (CPB).



Idoso contra ataca e se livra de ladra



Quando dormia tranquilamente na casa dele, na travessa Boa Esperança, bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido por Invasão da Coca, o pequeno comerciante Julião Fernandes da Conceição, 52 anos, sofreu uma tentativa de furto, seguida de tentativa de homicídio.

Era por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira (31), quando ele se atracou com uma acusada de ser ladra e homossexual de prenome Rose. A mulher invadiu o imóvel dele, onde funciona uma pequena “quitanda” de onde provavelmente pretendia furtar algumas mercadorias.

Para a imprensa, a vítima, contou que percebeu uma movimentação estranha dentro da casa e se levantou. Viu a mulher dentro da casa armada com duas facas.

Incontinenti, ele se atracou com a suspeita, que tentou de todas as formas lhe atingir com golpes de faca, mas num ato de bravura, Julião da Conceição segurou na lâmina de uma das facas a ponto de cortar a palma da mão esquerda dele.



Adolescentes apreendidos 





Neste final de semana, a Polícia Militar, apreendeu dois adolescentes que estavam portando drogas e um revólver calibre 38, municiado com quatro projéteis.

A apreensão aconteceu na última rua, paralela ao rio Itacaiúnas, na folha 33, Nova Marabá, onde moradores denunciavam que havia uma grande incidência de traficantes.

Os militares deram o que chamam de incerta e durante a investida, conseguiram perceber que duas pessoas tentaram se livrar da droga e da arma.


Como não tinham pra onde fugir os adolescentes de 17 anos acabaram sendo apreendidos e os militares localizaram com ambos, 13 pedras de crack e um revólver calibre 38.



O rei da Vila do Rato: “De Menor”





Na semana passada, o rei da Vila do Rato, acusado de ser traficantes, Fagner Vanzeler Barra, o Maluco, acabou sendo preso.

Ele agia naquela via, que na verdade é o prolongamento da avenida Getúlio Vargas, Marabá Pioneira e seria o maior traficante em atuação.

Com a prisão dele, realizada por militares do Grupo Tático Operacional (GTO), assumiu o controle do tráfico naquela área, um acusado identificado pela alcunha “De Menor”, ou “Rato”, cujo apelido alude à pequena compleição física dele.

Uma coisa é certa, porém fontes seguras revelam: não é prudente se enganar com o tamanho do acusado, pois o que lhe falta em musculatura, sobre em truculência.

No último sábado, por exemplo, o “De Menor”, ou “Rato”, protagonizou um episódio bastante violento e audacioso.

Por simplesmente ter desconfiado de um adolescente de 17 anos, que foi até a Vila do Rato para visitar uma namorada, o acusado, juntamente com outros comparsas, espancou, atirou em uma das mãos do jovem e não satisfeito, jogou uma moto do adolescente no esgoto que corta a Vila do Rato.

Para resgatar a moto foi preciso um morador mergulhar na água fétida, amarrar a moto, que posteriormente foi içada. Enquanto a moto estava sendo resgatada, o acusado fugiu da Vila e está sendo caçado pela Polícia.

Caso seja apreendido, deve acontecer o mesmo que em outros casos, ou seja, ele deve ser ouvido e em seguida liberado. 


Três acusados presos por furtar mala




Uma mala furtada de um caminhoneiro levou três acusados para cadeia. O caso aconteceu neste final de semana em Marabá, mas apesar de todos os esforços da Polícia Militar, nenhum dos acusados ficou preso.

A vítima deste furto com o caminhoneiro Ismael Honório Cardoso. O furto aconteceu neste final de semana quando ele estava estacionado com o “brutão” dele, no pátio de um Posto de Combustíveis do Quilômetro Seis, Nova Marabá.

Após constatar o furto, o caminhoneiro denunciou o caso ao Núcleo Integrado de Operações Policiais (NIOP), que por sua vez, repassou as informações à guarnição comandada pelo sargento Morais.

De posse das informações, a guarnição levantou que pelo menos três pessoas participaram deste furto. Entre elas o homossexual Natanael Costa Gaucho, a Natany, 18, o usuário de drogas, Anderson Pereira da Silva, 25 e o idoso, Luís Portilho Pereira, 63 anos.

Pela ordem, o sargento informou que o furto fora cometido por um acusado de alcunha “Gordinho” e que costuma agir no pátio do Posto de Combustíveis.

O “Gordinho”, teria vendido a mala com algumas roupas para a “Natany”. A outra parte dos objetos teria sido entregue ao acusado Anderson, que por sua vez, vendeu algumas destas roupas para o idoso Luís Pereira.

A “Natany” foi presa ainda no pátio do posto de combustíveis, enquanto os dois últimos acusados foram presos em um hotel popular da Folha 34, Nova Marabá.

Todos os acusados trataram de dizer que não furtaram a mala e atribuíram o crime ao acusado “Gordinho”. 

Desta forma conseguiram se livrar do crime de furto e foram autuados apenas por receptação culposa, motivo pelo qual foram liberados.

Furto de moto – Outro furto que aconteceu neste final de semana, os ladrões usaram um ardil nada convencional.

A vítima, na verdade, o motoqueiro Francisco Sérgio da Silva da Cruz, relatou no plantão da Seccional Urbana da Cidade Nova que sofreu um acidente às proximidades da Praça da Criança, Nova Marabá.

Ele pilotava uma moto biz, vermelha, placa MWD-1979 e quando estava caído no chão, três homes se aproximaram dele e se fizeram passar por solidários, contudo um destes ‘bons samaritanos’, na verdade era ladrão, pois furtou a moto da vítima.

Botijão – Outro furto que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (31) aconteceu no bairro Liberdade, ocasião em que um gatuno arrombou uma lanchonete.

Deste imóvel os ladrões furtaram um botijão de duas bicicletas. Ocorre que quando um suspeito estava transitando pela rua Antonio Vilhena, com a rua Ademir Martins, policiais militares interceptaram o suspeito.

Quando o suspeito percebeu a presença dos policiais, segundo o segundo o sargento Edimar Ribeiro de Souza, correu em desabalada carreira e deixou pra trás os objetos.

Como os militares saíram de serviço na manhã desta segunda-feira, os objetos foram apresentados ao delegado Jorge Gilson Carneiro, plantonista, que ficou de identificar o dono e devolver tais objetos. 

Hemopa e Hospital Regional: uma corrente pela vida




Termina na sexta-feira (28) a “21ª Campanha de Doação de Sangue” do Hemocentro Regional de Marabá (HRM), em parceria com o Hospital Regional Público do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" (HRSP), sob gestão da Pró-Saúde ABASH.

O objetivo da ação é difundir entre o corpo clínico do hospital, familiares, amigos de pacientes e a comunidade em geral, a importância da doação de sangue para repor o estoque técnico do Hemocentro Regional, com meta de coletar 120 bolsas/dia.

Segundo Maria do Socorro Leão de Almeida, coordenadora da Agência Transfusional do Hospital Regional, todas as campanhas realizadas pela parceria entre Hemopa e HRSP, por meio do grupo “Amigos de Sangue”, têm alcançado os objetivos.

“O que a gente pretende é elevar o estoque de sangue do Hemocentro, já que sangue não se fabrica; sangue tem que ser doado por pessoas solidárias e isso a gente encontra aqui no Hospital Regional. Há uma prevalência de doações muito grande por parte dos próprios colaboradores, que são incentivados durante a campanha e durante toda a rotina de trabalho dele”, explica.

Entre os doadores desta terça-feira (25), estava Roseli Scheidegger Oliveira, residente no Núcleo Cidade Nova. Ela escolheu o dia do seu aniversário para dar um presente a outros.

“Estou completando ano hoje e estou doando sangue. O meu presente é salvar uma vida. É muito importante cada um ter a consciência de poder ajudar o próximo, seja quem for”, comenta a doadora.

Para se ter uma ideia da importância da campanha entre Hemopa e Hospital Regional, que vem sendo feita desde a inauguração da unidade hospitalar, há sete anos, essa iniciativa acabou servindo de modelo para outros hospitais, inclusive na capital, segundo Socorro Leão.

“Nós levantamentos a bandeira inicial e podemos perceber agora recentemente no Metropolitano (em Belém), conseguiram formar um grupo, fizeram a oitava campanha. A gente plantou essa semente e vários municípios estão comprando essa ideia e estão formando seus grupos de mobilização de doadores”, relata.

O Hemocentro Regional de Marabá, que atende 38 municípios da região sudeste do Estado, tem uma média mensal de 600 doações.

No caso específico do Hospital Regional, existe uma grande quantidade de pacientes vítimas de politraumatismos, que precisam ser submetidos a várias cirurgias, portanto necessitam de mais uma transfusão de sangue.



Serviço:

O Hemocentro Regional de Marabá (HRM) fica na Rod. Transamazônica, Quadra 12, S/N, entre Av. Hiléia e Av. Amazônia. Bairro Amapá. Marabá-PA. Horário de funcionamento para coleta de 7h30 às 12h30. Fone: (94) 3312-9150/9155. Alô Hemopa: 08002808118.

O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará fica na Rodovia PA 150, S/N (altura do Km 7), Nova Marabá. Marabá-PA. Fone: (94) 3323-3588.