quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pró-Carajás leva 6 mil às ruas

Campanha do SIM ganha as ruas de Marabá

Wilson Teixeira (PP) defende com unhas e dentes o SIM



 


Tão logo acabou o desfile oficial de 7 de Setembro em Marabá, o público estimado em 10 mil pessoas ao longo da avenida Antonio Maia, Marabá Pioneira aguardou para acompanhar a Marcha Pró-Carajás.

A avenida fervilhou de simpatizantes pela criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Segundo a organização mais de 6 mil desfilaram na avenida. Todos trajavam a camiseta temática “Carajás, Sim”, portando bandeiras, faixas ou com os rostos pintados de verde e amarelo.

À frente, um carro de som com o jingle que exalta a importância da emancipação do Tapajós e do Carajás para somarem força ao novo Pará.

Conforme o grupo avançava pela avenida, os populares aderiam à caminhada gritando palavras de ordem como “Um, dois, três, quatro, cinco mil. Queremos Carajás novo estado do Brasil”. Do palanque, as autoridades, como deputados, vereadores e presidentes de entidades acenavam para o grupo emancipacionista.

“Muito bonito. Que bom ver o Carajás nas ruas, as pessoas envolvidas. Agora, sim”, disse empolgada a comerciária Antônia Félix Nunes, que estava no local com os filhos que levou para assistir à Parada da Independência do Brasil.

Desde cedo no evento, portando uma bandeira de 6 metros do Carajás, o presidente da Comissão Brandão, José Soares, era só felicidade ao final da marcha com o resultado da mobilização, que na sua visão foi uma grande demonstração de apoio popular. “Nós mobilizamos essa turma através das empresas de Marabá que querem participar do processo, sabendo o que é bom para todos, das escolas, dos diretores, dos professores. A Comissão Brandão formalmente fez um grande desfile com a Escola ‘Heloísa de Sousa Castro’, coordenada pela sua diretora Norma Suely Filgueira”, disse Soares, feliz também com a participação dos membros da Maçonaria, Lions e Rotary.

Já um dos grandes articuladores da Comissão Municipal Pró-Carajás, o vereador licenciado Miguel Gomes Filho, também comemorou muito a adesão à marcha e estimou que 6 mil pessoas tenham participado trajando camisetas, fora as adesões espontâneas do público.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Errei ao divulgar homônimo



Ao contrário do que foi noticiado na edição desta terça-feira do Opinião, dando conta de um atentado na tarde de segunda-feira, que teria sido vítima Diogo Costa Carvalho o Diogão, na verdade foi baleado o pecuarista Diogo Sampaio.

Peço desculpas a todos os leitores do Opinião e a familiares deste por eventuais danos causados por conta da divulgação equivocada.

A título de esclarecimento, a informação do baleamento chegou até mim por volta das 20 horas, sendo que pelo menos cinco pessoas confirmaram se tratar de Diogão, o que acabou me induzindo ao erro.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Polícia Civil prende quatro em Brejo Grande

O quarteto estava sendo investigado há pelo menos dois meses



Cumprindo oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Luciano Mendes Scaliza, da Comarca de São Domingos, policiais civis prenderam, na manhã desta segunda-feira (5) quatro acusados que portavam armas drogas e munições em Brejo Grande do Araguaia, sudeste paraense.

As equipes se dividiram em sete e seguiram para os respectivos alvos. Ao todo seriam presos oito suspeitos, porém apenas quatro foram “bingados” (localizados).

Segundo o delegado superintendente, Alberto Henrique Teixeira de Barros, a operação culminou com o encerramento do curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC).

Com os acusados os policiais localizaram um revólver calibre 28, mais de cem cartuchos de diversos calibres e uma pequena quantidade de dinheiro e drogas.

Contra o acusado José Niderval do Nascimento o “Mangulão” pesam dois inquéritos de homicídios em Parauapebas. Os quatro ficaram de ser autuados por porte e posse ilegal de armas conforme prevê o Estatuto do Desarmamento.


Presos


José Batista de Oliveira o “Zé Bombeiro 55
Fábio Nascimento da Costa 19
José Nidetônio Bezerra do Nascimento, o “Magrão” 25
José Niderval do Nascimento o “Mangulão”







 


Polícia Civil “na ponta dos cascos”

Policial (Jocksan) aprimora conhecimento em prática de tiro


 


Afiada e totalmente preparada para combater o crime. É desta forma que o governador, Simão Jatene quer a Polícia Civil, tanto que o estado está investindo em diversos treinamentos e cursos de atualização.

Em Marabá, aconteceu na semana passada o curso Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC). As instruções foram ministradas no 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS).

Sistema de informação, inteligência, operações policiais, manuseio e manutenção em armas, uso progressivo da força, entre outros temas estão sendo abordados.

Quatro instrutores do Grupo de Pronto Emprego (GPE) e do Núcleo de Inteligência da Polícia (NIP) se revezam nas instruções policiais. Estas duas especializadas são consideradas tropas de elite da PC.

“A idéia é esta, manter os nossos policiais sempre atualizados”, comenta o investigador Sena, integrante do GPE.

O NIP e GPE agem de forma conjunta e recentemente desenvolveram operações em Rondon do Pará, Dom Eliseu, Paragominas e em Tucuruí, ocasião em que prenderam 16 pessoas acusadas de tráfico, entre elas quatro policiais civis.

Nunca é demais lembrar que a iniciativa de se ministrar o curso em Marabá faz parte do pacote de ações e medidas determinadas pelo governador Simão Jatene.

“Com certeza o governador e o secretário de segurança pública Luiz Fernandes Rocha estão preocupados com esta região e determinaram que o curso fosse ministrado aqui a fim de manter os nossos policiais atualizados”, comenta o investigador Sena.