quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Traficante tentou ocultar crime

Polícia Militar identificou que Laércio Pereira matou, ou mandou matar mais de dez pessoas em Marabá




Edinaldo Sousa - O acusado de ser um dos maiores traficantes de Marabá, Laércio Pereira da Conceição, ao encabeçar a morte do também acusado de ter traficante, Fabiano de Oliveira Matos, morto no último domingo em Marabá, armou uma estratégia, até então inusitada para tentar ocultar o crime.
Ele, segundo informou o cabo Vanes Fernandes dos Santos, lotado na 26ª Zona de Policiamento Militar (Zpol), ligou os sons de dois carros em alto volume, próximo à casa da vítima, situada na rua 26 de julho rua 26 de julho, Quadra 36, Lote 15, bairro Independência.
Não contava, porém que vizinhos da vítima pudessem descrever as características dos dois carros. De posse dessa preciosa informação, o cabo juntamente com seus comandados conseguiu localizar os acusados.
O militar localizou Laércio Pereira, que por ocasião da abordagem forneceu o nome de Julio César Rodrigues, que estava com os amigos: Ozeas Soares de Araújo, Danilo de Oliveira e Wilson Oliveira Sousa.
Este seria o grupo, segundo a Polícia, o responsável por vários homicídios em Marabá, sendo que Laércio Pereira seria o responsável por boa parte da droga, especialmente o crack, que circula em Marabá e região.
Na outra ponta estaria o Fabiano Martins, que assumia, juntamente com Edimones Matos da Silva. Este, protagonizou um dos crimes mais escabrosos na história recente de Marabá.
Juntamente com outros comparsas, matou um vigilante e estuprou uma menor no assalto à Casa da Pizza, no dia 18 de agosto de 2004. Edimones ficou anos preso e agora estaria traficando. Ele integrava o grupo de Fabiano Matos.
Por sua vez, Laércio Pereira foi preso em agosto de 2006, acusado de ser traficante, mas passou pouco tempo preso.
Nesta prisão de domingo, segundo fonte segura, ele teria tentado subornar os policiais, mas acabou sendo apresentado e acusado de ter orquestrado e matado Fabiano Matos e, preso, fechou-se em copas e não quis conversar com a imprensa.
Contra este mesmo grupo, segundo o cabo Vanes dos Santos, pesa a morte de outro traficante, Gilberto Mendes, morto a tiros na madrugada de sábado em Marabá, crime ocorrido no final da avenida Tiradentes.
É a guerra sangrenta do tráfico que está em curso há muito tempo em Marabá, sendo que quem ousar contrariar os interesses de determinado traficante, ou tentar expandir o “mercado” é sumariamente assassinado.
Sendo que a maioria das mortes fica impune. A prisão dos quatro envolvidos neste homicídio se deu por conta da autuação diligente do cabo Vanes dos Santos, que ao receber as informações acerca dos carros coordenou um cerco e acabou localizando os suspeitos que estavam bebendo numa lanchonete de um posto de combustível, como se estivessem comemorando o crime.
Com os acusado o militar disse ter localizado duas pistolas, uma calibre 380, cromada, cuja arma é muita usada para matar as pessoas em Marabá e uma pistola calibre ponto 45, de uso restrito.
Os quatro, segundo o delegado Vinicius Cardoso das Neves foram autuados por homicídio. O delegado pediu exames de micro comparação balística das armas com os projéteis retirados do corpo de Fabiano Matos a fim de comparar, se de fato as armas encontradas com os acusados foram as mesmas usadas neste homicídio.
Os quatro acusados já foram transferidos para o Sistema Penal e estão presos no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama).

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Guerra do tráfico em Marabá

Praticamente todos os dias traficantes matam na cidade


Edinaldo Sousa - Entre os crimes registrados neste final de semana em Marabá teve como vítima o metalúrgico e vigilante Fabiano de Oliveira Matos, 26 anos, morto a tiros na noite de domingo (1º).
Ele foi baleado quando estava dormindo na casa dele. O homicídio está sendo investigado pelo delegado Vinicius Cardoso das Neves e acredita que mais de uma pessoa pode ter participado desse crime.
Neste caso, paradoxalmente a muitos outros homicídios que aconteceram recentemente em Marabá, a Polícia prendeu quatro suspeitos.
Trata-se de Ozeas Soares de Araújo, Danilo de Oliveira, Wilson Oliveira Sousa e Júlio césar Rodrigues. O quarteto estava em um posto de combustíveis, às margens da rodovia Transamazônica, perímetro urbano da Cidade Nova.
A reportagem levantou que os “justiceiros” chegaram na casa da vítima, situada na rua 26 de julho, Quadra 36, Lote 15, bairro Independência, arrombaram a porta e atiraram na vítima.
Fabiano Matos ainda foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Marabá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Suspeitos presos com duas pistolas



Assim que este crime, cuja vítima foi Fabiano de Oliveira Matos foi consumado, vizinhos da vítima denunciaram à Polícia Militar que quatro pessoas em dois carros teriam sido os autores.
Um dos carros seria vermelho e que foi apreendido. Foram presos: Ozeas Soares de Araújo, Danilo de Oliveira, Wilson Oliveira Sousa e Júlio césar Rodrigues.
Policiais militares, segundo o delegado apreenderam um dos carros e dentro dele localizaram duas pistolas, uma de calibre 380 e outra calibre 45, de uso restrito.
A coincidência é que a descrição dos suspeitos é semelhante aos justiceiros, além das armas, que segundo o delegado, seria semelhante à usada no crime.
O delegado comentou que no palco do crime foram recolhidos estojos dos dois calibres, motivo pelo qual requereu exames de micro comparação balística com os projéteis retirados do corpo da vítima.
Posteriormente, o delegado, deve requerer exame de pólvora combusta nos acusados, o que deve acontecer somente na próxima quarta-feira, em função do feriado do dia de finados. (E.S.)

Tráfico de drogas pode estar por trás


O delegado Vinicius Cardoso das Neves não quis, adiantar qual teria sido a motivação para mais este homicídio em Marabá, contudo a reportagem apurou junto a algumas fontes, que o tráfico de drogas pode ser o responsável.
A vítima, mesmo trabalhando numa siderúrgica de Marabá, teria envolvimento com o tráfico de drogas. Uma parenta dele, que não se identificou, disse que Fabiano de Matos costumava andar com pessoas erradas, contudo não forneceu maiores detalhes acerca destas companhias.
Uma fonte segura garantiu que Fabiano Matos assumiu recentemente o posto no tráfico de drogas deixados por dois irmãos dele. Fábio (Fábio Doidão) e Flávio Pereira (Flávio Olho de Gato), mortos recentemente em Marabá.
Vale lembrar que a vítima, segundo outra fonte, havia sofrido atentado na tarde de sábado. Duas pessoas, numa moto passaram e atiraram em direção dele e no domingo, os justiceiros concluíram o intento.
Nenhum dos quatro acusados quis conversar com a imprensa. Ontem mesmo, antes mesmo do flagrante ser concluído o advogado Maurílio Ferreira já trabalhava para defendê-los.
O delegado Vinicius Cardoso das Neves autuou o quarteto, em princípio, por homicídio qualificado. “Vamos ver, após a conclusão dos laudos se refazemos, ou mantemos a qualificação”, comentou. (E.S.)


Traficante morto na “baixada”



A guerra silenciosa do tráfico, em curso há muito tempo em Marabá, fez mais uma vítima no município. Na madrugada de sábado, precisamente às 00h37 foi morto, Gilberto Mendes Barbosa, o Spol, 28, que morava na travessa Alves Maciel, Quadra 33, Lote 04, bairro Independência.
A vítima foi morta num terreno, no final da avenida Tiradentes. Vários tiros atingiram o corpo dele, porém um dos projéteis acertou o queixo da vítima e saiu no crânio. Restos de massa encefálica ficaram espalhados na grama.
O local onde aconteceu este homicídio, segundo moradores da área, é ponto de encontro de traficantes e usuários de drogas.
Quanto ao horário desse crime, 00h37, um dos moradores, que preferiu não se identificar, informou à reportagem, pois ainda estava acordado quando ouviu os tiros.
“Aqui a movimentação é intensa, há muitos usuários de drogas e ninguém aqui se atreve a sair a noite”, comentou dando como exemplo que no dia do crime estava acordado.
Ameaçado – A mãe da vítima, Maria Neci Barbosa disse em depoimento que o filho dele tinha sido ameaçado de morte.
Inclusive uma fonte segura informou que ela tinha dado dinheiro para ele ir embora de Marabá, porém não o fez.
Maria Barbosa, contudo não informou no depoimento o motivo de tais ameaças de morte. A reportagem levantou que o acusado estaria devendo para um traficante e pagou a dívida com a vida.
O caso deve ser remetido ao delegado Renato Lopes Taralo, lotado na Delegacia Distrital da Cidade Nova e tem grandes chances de se tornar mais um a cair no esquecimento e ficar na impunidade, face à falta de testemunhas para o caso. (E.S.)


Morto a tiros na madrugada



Os homicídios de sucedem em Marabá numa velocidade meteórica ao passo que as investigações prosseguem num ritmo bastante lento.
Praticamente todos os dias, uma ou mais pessoas são mortas, como características de execução, ou acerto de contas.
Neste último caso pode se enquadrar a morte do jovem José Pedro Lima 17. Segundo o depoimento da mãe dele, Lucileide de Lima Silva, ele foi morto a tiros quando estava às proximidades da boate Taj Mahal, na Folha 10, Nova Marabá.
Ela não soube dizer os motivos, tampouco o nome do suspeito deste crime, contudo em dado momento do depoimento dela na 21ª Seccional Urbana da Nova Marabá, deixou escapar que o filho dela estaria envolvido em assaltos e em dois homicídios.
Talvez esteja ai a motivação de mais este homicídio. O caso deve ser investigado pela equipe da Divisão de Homicídios, à frente a delegada Adriana Sacramento Silva. (E.S.)