quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Traficante tentou ocultar crime

Polícia Militar identificou que Laércio Pereira matou, ou mandou matar mais de dez pessoas em Marabá




Edinaldo Sousa - O acusado de ser um dos maiores traficantes de Marabá, Laércio Pereira da Conceição, ao encabeçar a morte do também acusado de ter traficante, Fabiano de Oliveira Matos, morto no último domingo em Marabá, armou uma estratégia, até então inusitada para tentar ocultar o crime.
Ele, segundo informou o cabo Vanes Fernandes dos Santos, lotado na 26ª Zona de Policiamento Militar (Zpol), ligou os sons de dois carros em alto volume, próximo à casa da vítima, situada na rua 26 de julho rua 26 de julho, Quadra 36, Lote 15, bairro Independência.
Não contava, porém que vizinhos da vítima pudessem descrever as características dos dois carros. De posse dessa preciosa informação, o cabo juntamente com seus comandados conseguiu localizar os acusados.
O militar localizou Laércio Pereira, que por ocasião da abordagem forneceu o nome de Julio César Rodrigues, que estava com os amigos: Ozeas Soares de Araújo, Danilo de Oliveira e Wilson Oliveira Sousa.
Este seria o grupo, segundo a Polícia, o responsável por vários homicídios em Marabá, sendo que Laércio Pereira seria o responsável por boa parte da droga, especialmente o crack, que circula em Marabá e região.
Na outra ponta estaria o Fabiano Martins, que assumia, juntamente com Edimones Matos da Silva. Este, protagonizou um dos crimes mais escabrosos na história recente de Marabá.
Juntamente com outros comparsas, matou um vigilante e estuprou uma menor no assalto à Casa da Pizza, no dia 18 de agosto de 2004. Edimones ficou anos preso e agora estaria traficando. Ele integrava o grupo de Fabiano Matos.
Por sua vez, Laércio Pereira foi preso em agosto de 2006, acusado de ser traficante, mas passou pouco tempo preso.
Nesta prisão de domingo, segundo fonte segura, ele teria tentado subornar os policiais, mas acabou sendo apresentado e acusado de ter orquestrado e matado Fabiano Matos e, preso, fechou-se em copas e não quis conversar com a imprensa.
Contra este mesmo grupo, segundo o cabo Vanes dos Santos, pesa a morte de outro traficante, Gilberto Mendes, morto a tiros na madrugada de sábado em Marabá, crime ocorrido no final da avenida Tiradentes.
É a guerra sangrenta do tráfico que está em curso há muito tempo em Marabá, sendo que quem ousar contrariar os interesses de determinado traficante, ou tentar expandir o “mercado” é sumariamente assassinado.
Sendo que a maioria das mortes fica impune. A prisão dos quatro envolvidos neste homicídio se deu por conta da autuação diligente do cabo Vanes dos Santos, que ao receber as informações acerca dos carros coordenou um cerco e acabou localizando os suspeitos que estavam bebendo numa lanchonete de um posto de combustível, como se estivessem comemorando o crime.
Com os acusado o militar disse ter localizado duas pistolas, uma calibre 380, cromada, cuja arma é muita usada para matar as pessoas em Marabá e uma pistola calibre ponto 45, de uso restrito.
Os quatro, segundo o delegado Vinicius Cardoso das Neves foram autuados por homicídio. O delegado pediu exames de micro comparação balística das armas com os projéteis retirados do corpo de Fabiano Matos a fim de comparar, se de fato as armas encontradas com os acusados foram as mesmas usadas neste homicídio.
Os quatro acusados já foram transferidos para o Sistema Penal e estão presos no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama).

Nenhum comentário: