segunda-feira, 2 de maio de 2011

Índios guerreiros em campo



 

Estrela de Ouro campeão




Demorou 28 anos para que o time Estrela de Ouro se sagrasse campeão da primeira Divisão do Futebol Marabaense.

Fundado em 1982, pelo então garimpeiro José Maria, desde 2007 que a agremiação está sob o controle dos índios Gavião Parkatêjê.

O resultado veio no último sábado em partida bastante disputada no estádio Zinho Oliveira contra a Sociedade Esportiva Amapaense, sendo que os Parkatêjê venceram pelo placar de 2x0.

Os gols do Estrela de Ouro foram marcados por Baixinho e Júnior. Pela Sociedade quem balançou a rede foi o meia Tiago Mirin.

Quase - Nos últimos dois anos o Estrela de Ouro “beliscou” e ficou no quase, sendo que em 2008 encerrou o campeonato nas quartas de final.

Em 2009 os índios Parkatêjê avançaram um pouco mais e conquistaram o primeiro turno e acabaram ficando em segundo.

Este ano, valendo pelo campeonato de 2010, conquistou o segundo turno e a final contra a Sociedade Esportiva.

O futebol é algo bastante importante para a etinia Gavião. Em 2007, os índios Kikatêkê compraram os direitos do Castanheira Esporte Clube.

Esta mesma etnia disputa a série B do Campeonato Paraense. Tem mais, ainda disputam a segunda divisão do campeonato marabaense.

Índias – Mas a disposição e talento para o futebol não se restringe apenas aos índios, pois as mulheres também dão olé em campo.

Esta mesma etnia tem três times femininos. Parkatêjê, Kikatêjê e Mãe Maria. Sendo que o atual campeão marabaense é o Parkatêjê. (Com informações de Célio Sabino)
Estrela de Ouro em foto histórica

Mãe de jogador se emociona com a primeira conquista

ìndios se confraternizam após conquista do primeiro título




Nenhum comentário: