sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Empresários protestam contra a Vale e fecham PA-160



Empresários reclamam do completo isolamento proporcionado indiretamente pela mineradora Vale e interditaram, hoje pela manhã a PA-160, à altura da Vila Planalto, distante cerca de 15 quilômetros do centro de Canaã dos Carajás.
A estrada é o principal eixo de ligação entre Parauapebas e Canaã dos Carajás e a manifestação impede o acesso ao projeto minerário S11D, da Vale.
Os empresários se queixam de três situações que estariam impactando diretamente e economia do município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
Dois pontos seriam de alçada da Vale. A  contratação de mão de obra, a maioria dos empregados seria de outros municípios, bem como as compras, que estariam sendo feitas em outras praças em detrimento do comércio local.
A outra queixa, e não menos importante, são as constantes quedas de energia elétrica em Canaã dos Carajás, sobretudo no período noturno, onde os piques são mais acentuados.
Diante deste cenário caótico os empresários clamam para que a Vale, de alguma forma, compre, ou oriente as subsidiárias dela a comprar no mercado local, bem como priorizar as contratações locais.
De igual forma, exigem que a Celpa melhore a prestação de serviço no fornecimento de energia elétrica. O protesto segue, já que até o momento, nenhum representante das duas empresas se pronunciou. 
Este é o terceiro protesto contra a Vale em Canaã dos Carajás nesta semana. 

Nenhum comentário: