quinta-feira, 24 de abril de 2014

Hospital Regional inicia vacinação





Começou nesta quarta-feira (23) e prossegue até o final do mês de maio a oitava campanha de vacinação interna do Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. O objetivo é imunizar 500 colaboradores da unidade hospitalar e também alguns pacientes que precisarem de vacina e estiverem em fase de reabilitação.
Este ano, o foco da campanha de imunização, que segue o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), popularmente conhecida como Gripe A-H1N1, para controle da epidemia, já que houve casos confirmados na região sudeste do Pará, neste mês de abril.
Segundo a enfermeira Nayara Brasil Lemos Pena, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Regional, as vacinações ocorrerão de manhã, de tarde e de noite, em todos os setores do HRSP.
Ela explica a importância dessa medida: “Serve para que a gente não tenha surtos de SRAG, popularmente conhecida como H1N1, aqui dentro do hospital e controle também qualquer caso que possa acontecer de paciente que seja internado com quadro suspeito de H1N1. Nós vamos controla-lo assim: os funcionários vão estar vacinados e esse paciente vai ser mantido em precaução de aerossol durante o período crítico da doença”.
Durante esta campanha, também estão sendo aplicadas outras vacinas, que são fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como tétano, febre amarela e hepatite B, dependendo da necessidade de cada pessoa.
Em todo o País, a campanha destinada a imunizar a população se iniciou na terça-feira (22) e se encerra em 9 de maio. Especificamente no município de Marabá, existem 18 locais de vacinação, na zona rural e no perímetro urbano. O Dia D da Vacina será no próximo sábado (26).

Nenhum comentário: