terça-feira, 31 de março de 2015

Ladrões de combustível atacam trem da Vale




Neste final de semana seguranças da mineradora Vale e policiais militares liderados pelo sargento M. Silva, conseguiram frustrar um furto de combustíveis a um trem da mineradora Vale.

A tentativa de furto foi comunicada pelo chefe de segurança, Raimundo da Silva Marques Filho. Ele contou que pessoas suspeitas estavam rondando o trem de combustível da Vale, que estava parado no pátio em Marabá à altura do quilômetro 684.

Quando o caso lhe foi comunicado, Raimundo Filho contou que imediatamente pediu apoio da Polícia Militar, que por sua vez, o sargento M. Silva e a guarnição foi imediatamente ao local e conseguiu detectar que no local os ladrões deixaram cinco galões com combustível, perfazendo 180 litros de óleo diesel.

No mesmo local os seguranças e militares apreenderam outros 17 galões vazios, que fatalmente seriam abastecidos com o combustível desviado do trem da Vale.

O setor de segurança da empresa é orientado a não dar entrevistas, contudo, uma fonte garantiu que aconteceram outros furtos recentes ao trem da Vale e pelo menos neste caso a Polícia foi informada da ocorrência.

A tentativa de furto foi comunicada ao delegado plantonista Bruno Martins Mesquita que deve ser encarregar de abrir inquérito policial para tentar identificar os ladrões que atacaram no pátio da Vale.

Máquina – Por sua vez, cabo da Polícia Militar Claudio Nunes Bentes apresentou, neste final de semana uma máquina de roçar que foi abandonada num terreno do bairro São Félix.

Sem teto, tentaram neste final de semana ocupar o terreno, na estrada do Geladinho, no que foram repelidos pelo dono de prenome Eraldo, sendo que a roçadeira foi deixada para trás.

Ocorre que este artefato pertenceria à Prefeitura de Marabá, fato que foi relatado aos militares pelo servidor Izaque Gama de Souza. A roçadeira foi entregue ao delegado plantonista Bruno Martins Mesquita. 

Furto – Por sua vez, a guarnição composta pelo cabo Genilson e pelos soldados Luiz Claudio e Frazão. Os militares conseguiram prender um acusado de ser arrombador que rondava uma grande loja de departamentos da Folha 26, Nova Marabá.

Era por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira quando os militares interceptaram o acusado, Diego Rodrigues da Silva. 

Com este acusado os militares localizaram uma mochila contendo um alicate de cortar vergalhão, uma arma de brinquedo, além de algumas peças de roupas.

Por conta deste achado, o acusado foi apresentado ao delegado plantonista Bruno Martins Mesquita que fez um procedimento de apresentação de material de construção e uma arma de brinquedo.

Dupla – Já a enfermeira Ana Beatriz Alves Silva foi vítima de uma dupla de assaltantes. Ela estava num ponto de ônibus da Folha 26, Nova Marabá, por volta das 6 horas da manhã do último sábado, quando foi abordada por uma dupla que estava numa moto.

Da vítima os assaltantes levaram uma bolsa contendo uma pequena quantia em dinheiro, óculos, documentos pessoais, celular, cartões de crédito, entre outros. A mulher contou que o assaltante da garupa estava armado e lhe apontou uma arma de fogo e lhe roubou.


Adolescentes – Por sua vez uma dupla de adolescente foi apreendida por militares comandados pelo cabo Miguel Vanes Povoas de Oliveira. Os militares foram informados que houve um assalto na Folha 17, Nova Marabá e na tarde d domingo.

Ato contínuo, os militares diligenciaram até que apreenderam um dos acusados ainda às proximidades da Folha 17 e em seguida o segundo adolescente foi apreendido na Folha 29, Nova Marabá e portava um dos celulares roubadas das vítimas e uma pequena quantidade de droga.

Assim, tanto vítimas, quanto os dois adolescentes, foram encaminhados para a Seccional Urbana da Nova Marabá, onde os adolescentes foram autuados por receptação e por porte de droga.


Tentativa de roubo ao BB de Marabá



Assaltantes de banco atacam em vários municípios do sul e sudeste do Pará. Somente este ano, conseguiram roubar bancos em oito municípios e mais recentemente aconteceram três tentativas de roubos, Canaã dos Carajás, Parauapebas e na madrugada desta segunda-feira (30) em Marabá.

Nestes últimos três casos os alvos foram as agências do Banco do Brasil, onde presumivelmente são mais frágeis e, portanto de fácil acesso aos ladrões.

No caso específico de Marabá, o bando, entre três a quatro assaltantes, invadiu a agência por um terreno baldio ao lado da agência, localizada na praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira.

Dentro os ladrões ainda tiveram tempo de ter acesso a casa forte, onde fica localizado o cofre, contudo, não tiveram como arrombar o cofre e fatalmente furtar o dinheiro, pois o alarme do banco foi acionado. Os ladrões saíram às pressas pelo mesmo local por onde entraram um compartimento do ar condicionado.

O alarme foi acionado por volta das 5 horas da madrugada desta segunda-feira (30). Um grande aparato policial foi mobilizado até a agência, inclusive militares do Grupo Tático Operacional (GTO).

Estes militares entraram na agência e ainda conseguiram captar no ar, um forte odor decorrente do uso do maçarico e a queima oxigênio com gás acetileno usado em soldas e para perfurar, ou abrir placas de metal.

A equipe policial liderada pelo delegado plantonista Bruno Martins Mesquita percebeu que os arrombadores saíram pelo mesmo local por onde entraram.

O delegado Bruno Mesquita deve abrir inquérito para tentar identificar os autores deste arrombamento, contudo não foi possível os ladrões furtarem o dinheiro.

Uma conclusão a Polícia tem: os arrombadores sabiam o que estava fazendo, pois entraram na agência pela entrada da ventilação do ar condicionado que tinha apenas uma grade metálica que foi retirada pelos arrombadores.

O circuito interno de segurança captou parte da movimentação dos arrombadores, contudo, um deles, entrou na agência com um guarda chuva e empurrou pra cima a câmera que iria filmá-los e desta forma permaneceram por um bom tempo dentro da agência sem ser percebidos, mas não conseguiram roubar o dinheiro. 

Somente o inquérito policial presidido pelo delegado Bruno Mesquita pode identificar os acusados. O policial tem prazo legal de até trinta dias para concluir esse trabalho.


Para a delegada Simone Felinto, o Banco do Brasil, seguramente tem o sistema de segurança mais frágil se comparado com outros bancos. Para a policial, falta mais investimentos neste setor.

Tanto que aconteceram outros ataques às agências do BB na região. No final de janeiro deste ano, o Banco do Brasil da Folha 32, Nova Marabá sofreu tentativa de furto, no final de fevereiro deste ano aconteceu outra tentativa de furto ao BB de Itupiranga. 

Em todos os casos, os arrombadores entraram por ventilação de ar condicionado, que aparentemente foram retirados, uma grade foi colocada no local e o sistema de alarme só foi acionado quando os acusados já estavam dentro da agência. “Com certeza falta mais investimentos neste setor e desta forma dificultar a ação destes marginais”, comenta a delegada. 

Sem terra e usuário assassinados em Marabá 


Neste final de semana pelo menos dois homicídios aconteceram em Marabá. Um sem terra ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi assassinado a golpes de arma branca, fato que aconteceu no acampamento Hugo Chaves.

A vítima, Lourival Barbosa de Oliveira, o Perneta, 36 anos foi morto neste domingo (29) com pelo menos nove perfurações de arma branca dentro do acampamento que fica localizada próximo ao Assentamento 26 de Março, zona rural de Marabá.

Este caso, em princípio está sendo investigado pelo delegado Bruno Martins Mesquita, sendo que são escassas as informações a respeito do crime. Uma das fortes linhas de investigação da Polícia seria que a vítima pode ter sido morta por vingança, tendo em vista que no sábado (28), Perneta teria esfaqueado um desafeto dele, o Paulo Silva de Carvalho.

Contudo, esta última vítima sobreviveu ao ataque e foi conduzido até o Hospital Municipal de Marabá (HMM) onde permanecia até a manhã desta segunda-feira e a aparentemente não corria risco de morte.

Quando este se recuperar da agressão, pode, caso queira, ajudar a Polícia a esclarecer o crime e quem sabe auxiliar a Polícia a identificar os matadores. Oficiosamente seriam amigos dele quem teria matado o Perneta. 

Contudo, somente o inquérito policial que deve ser conduzido pelo titular da Divisão de Homicídios de Marabá (DHM) delegado Álvaro Luiz Beltrão Ikeda pode concluir para esta, ou outra hipótese deste caso.

Outro desafio que esta mesma equipe deve enfrentar para tentar identificar quem matou o usuário de drogas Antonio Gomes da Silva Filho, 44, cujo corpo localizado n a rua das torres, bairro Araguaia, popularmente conhecido por Invasão da Fanta.

Antonio Filho foi morto com um tiro, disparado na nuca dele, o que indica para a Polícia, tratar-se de uma execução sumaria. O corpo foi localizado na madrugada desta segunda-feira, por volta das 3 horas.

Por se tratar de um usuário de drogas, uma das linhas de investigação que a Polícia deve seguir é a de execução por conta do tráfico de drogas, já que aparentemente, a vítima também seria ‘avião’ do tráfico.

Contudo, até o fechamento desta matéria, no final da tarde, o caso estava reduzido a informações oficiosas da Polícia, tendo em vista que nenhum parente teria ido até a DHM para prestar depoimento formal.
Outros – Em Nova Ipixuna foi morto com vários tiros, o braçal Antonio Ramos de Oliveira 48 anos. O corpo dele foi localizado na travessa do Couto e são pouquíssimas as informações em torno do assunto.

Também naquele município o IML de Marabá deu entrada o corpo de Silvestre Demetrio Guimarães, 43 anos, que aparentemente morreu de causas naturais.

Vítima de acidente de trânsito em Marabá morreu Belizário de Moraes 34 anos. Ele estava internado no Hospital Municipal de Marabá onde faleceu.

Já a dona de casa Maria Isolete Pereira da Silva 53 anos, também morreu no HMM de aparente causa natural. 

Por fim, em Itupiranga, precisamente na Vila Cruzeiro do Sul, morreu de acidente de trânsito o jovem Izael de Sousa Silva de apenas 23 anos. 

Nenhum comentário: