sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Operação asfixia: Empresário solto por força de HC



Desde as primeiras horas da última quinta-feira (16) o empresário Celso Pinheiro Viana está em liberdade por força de um Habeas Corpus (HC) e uma fiança no valor de R$ 80mil, expedidos pelo desembargador Ney Bello, da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal 1 (TRF 1).
Contudo, a liberdade provisória não exime o empresário de eventuais responsabilidades, ou participação num esquema de fraude milionário em licitação para fornecimento de gases medicinais a prefeituras de Marabá, Xinguara e Belém.
Celso Viana foi um dos empresários investigados pela Policia Federal neste suposto esquema que teria desviado pelo menos 30milhões entre 2013 e 2016.
Por conta desta investigação, a Polícia Federal de Marabá deflagrou a operação “Asfixia” em junho do ano passado, sendo que Celso Viana conseguiu fugir, porém se apresentou à Justiça no dia 10 de outubro deste ano.
A quando da apresentação dele, o juiz federal titular da 2ª Vara de Marabá, Heitor de Moura Gomes arbitrou uma fiança de 300 mil, entretanto o empresário, que teve todos os bens bloqueados pela Justiça, alegou que não tinha condições de recolher a fiança.
Por este motivo, o advogado Odilon Vieira Neto recorreu ao TRF 1, em Brasília, até que o desembargador Nei Bello concedeu o HC e reduziu a fiança no valor de R$ 80mil.

Ao final deste processo, caso os envolvidos consigam provar inocência, os bens bloqueados são devolvidos, bem como os valores referentes às fianças. (Edinaldo Sousa)

Nenhum comentário: