segunda-feira, 26 de março de 2018

Audiência define destino de sem terra




Acontece nesta terça-feira (27) audiência de instrução e julgamento da fazenda Maria Bonita, em Eldorado do Carajás na Vara Agrária Regional em Marabá. A fazenda está ocupada por sem terra ligados ao MST desde o dia 25 de julho de 2008.

Compete ao juiz Amarildo José Mazutti conduzir a audiência que pode definir o destino das 500 famílias que estão no imóvel e pleiteiam a propriedade para fins de reforma agrária. A Maria Bonita integra o maior projeto de pecuária a pasto tocado pela Agropecuária Santa Barbara.

Em dez anos de ocupação, aconteceram diversos conflitos, entre tiroteios, depredação,  matança de gado e diversas trocas de acusações mútuas. Mais recentemente, o MST acusa a Agrosb de pulverizar pesticida em plantações dos lavradores, entretanto a empresa nega.

Nesta audiência, o juiz deve ouvir as duas partes e caso haja necessidade, deve organizar uma inspeção judicial, que na prática, significa dizer que o magistrado deve fazer uma vistoria in loco na fazenda para passar à limpo as versões dos sem terra quanto dos proprietários da fazenda e posteriormente deve definir o destino dos sem terra.

Por enquanto, a  fazenda consta de uma lista de propriedades pertencentes à Agrosb e que está em compasso de espera para o cumprimento de uma liminar de reintegração de posse, concedida pela juiza Maria Aldecy de Souza Pissolati em agosto de 2008.

Nenhum comentário: