segunda-feira, 19 de março de 2018

Fazenda Cedro ocupada novamente




As fazendas do grupo Agro SB têm sido alvos de constantes ataques por parte de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Há pelo menos uma década que tais ataques se sucedem.

Um deles aconteceu neste final de semana, em Marabá, ocasião em que a fazenda Cedro, localizada na zona rural de Marabá, foi, mais uma vez ocupada.

Os sem terra ocupam locais estratégicos da propriedade e aparentemente evitam conflito com trabalhadores da AgroSB.

A empresa, que detém o maior projeto de criação de bovinos a pasto no Pará nos cinco complexos de fazenda, no sul e sudeste. Nestas propriedades são gerados pelos menos mil empregos diretos e outros vinte mil indiretamente.

Nesta nova ocupação da Cedro, a Agro SB não se posicionou oficialmente, para um dos colaboradores da empresa, que preferiu não se identificar, negou que a empresa tivesse borrifado veneno nas plantações dos sem terra.

Vale lembrar que a Cedro foi reintegrada à Agro SB no dia 27 de novembro do ano passado atendendo ordem do juiz titular da Vara Agrária Regional, Amarildo José Mazutti.

A rigor, este magistrado, participou de uma reunião, semana passada com o comandante do Comando de Missões Especiais (CME) onde, novamente cobrou a implantação de uma unidade do CME o que deve acontecer ainda este ano.

É esta força policial quem auxilia a Vara Agrária Regional no cumprimento das reintegrações de posse. Esta é uma antiga reivindicação de pecuaristas e advogados que militam na área do direito agrário e que visa dar celeridade no cumprimento das liminares.

Nenhum comentário: