sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ibama embarga exportação de gado

Rabanho iria para o Egito, porém órgão ambiental desconfia que animais foram criados em áreas embargadas. Animais podem ser apreendidos





Altamira – Na tarde desta sexta-feira (04) o Ibama embargou a exportação de cerca de 17 mil cabeças de gado para o Egito, sob suspeita dos animais terem sido criados em áreas ilegalmente desmatadas no Pará.
O rebanho pertence a uma empresa agropecuária, que pretendia enviá-lo de navio ao Oriente Médio, pelo porto de Barcarena, a 70 Km de Belém.
Segundo a Superintendência do Ibama no Pará, a empresa foi notificada a comprovar que o gado tinha origem em áreas regularizadas para a atividade pecuária, e não em fazendas embargadas pelo Ibama.
A assessoria de imprensa do Ibama informou que se a empresa não comprovar a legalidade da carga em 48 horas, os animais serão apreendidos e doados a entidades sociais.
Para comprovar a origem, a empresa precisaria ter apresentado a nota fiscal do produtor e a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Com estes documentos, o órgão ambiental verifica se as propriedades onde os animais foram criados estão regulares no C.A.R. (Cadastro Ambiental Rural) e fora da lista de áreas embargadas mantida pelo instituto.
A agropecuária embargada, no entanto, até o momento apresentou apenas a documentação da área de confinamento do gado que seria exportado, localizada próxima ao porto de Barcarena. O local, onde eles apenas aguardam o momento do embarque, não comprova que o gado não é fruto de atividade beneficiada pelo desmatamento ilegal da floresta amazônica.

Nenhum comentário: