Hoje, a partir das cinco horas da manhã 100 trabalhadores rurais, da Colônia Marajuara, no município de Rio Maria, sul do Pará, ocuparam a vicinal Babaçu por onde trafegam veículos que transportam funcionários e minérios de duas mineradoras que fazem a extração e exportação do minério de ferro e ouro, nos municípios de Floresta do Araguaia e Rio Maria.
Os trabalhadores reclamam que desde 2007 vem sendo atingidos pelo barulho e poeira causada pelo tráfego dos veículos, durante as 24 horas do dia, sem que as empresas ou órgãos públicos tomem providencias.
Em 2009, foi enviado ao Ministério Público Estadual um abaixo assinado pedindo providencias, mas aparentemente nenhuma providência foi tomada para minimizar os efeitos sonoros e a poluição causados pelas mineradoras.
As empresas, Mineração Floresta do Araguaia e Reinarda Mineração Ltda, que fazem a extração dos minérios de ferro e ouro, respectivamente, também não se manifestam no sentido de resolver o problema, assim os trabalhadores interromperam o tráfego a fim de pressionar por uma solução.
A coordenação do movimento adianta que a vicinal só será liberada quando as duas mineradoras se comprometerem em atender as reivindicações das famílias.
Os moradores pleiteiam ainda o imediato asfaltamento da vicinal Babaçu e Mamão, denominada “Estrada da Mineração” que dá acesso à BR-155, construção de lombadas na vicinal ao longo das comunidades, implantação de sinalização em todo o trajeto das minas à rodovia BR-155, fiscalização e controle de velocidade dos caminhões bi-trens.
O movimento dos moradores é apoiado pela Comissão Pastoral da Terra – Xinguara e Associação de Moradores Colônia Marajuara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário